Blog

Julho 2005

Vendo Artigos de: Julho , 2005

Nova Seção!!! A Capoeira Iluminada

Estamos inaugurando uma seção, em parceria com Luiz Fernando Goulart, realizador do Filme : MESTRE BIMBA A CAPOEIRA ILUMINADA, que considero muito especial…
 
Esta seção será dedicada ao filme, aos membros da equipe técnica, aos participantes do filme…  aos grandes mestres… e a todos os capoeiristas que em breve poderão assistir a este fantástico filme…
 
Iremos contar causos, histórias e depoimentos que aconteceram durante as filmagens deste longametragem…
 
 
Também teremos a disposição do visitante uma galeria de fotos, com frames do próprio filme!!!
 
Outra novidade é a apresentação em primeira mão de pequenos  trailers do filme!!!
 
Mestre BimbaDentro de alguns dias estaremos abrindo um fórum de discussões que terá como principal finalidade discutir tudo relacionado ao filme de Luiz Fernando Goulart.
 
Venha conhecer um pouco mais sobre este fantástico lançamento do cinema nacional, dedicado a nossa Capoeira Iluminada!!!
Luiz Fernado Goulart: lgoulart@rio.com.br
Read More

Entrevista exclusiva com José Luiz Oliveira Cruz, Mestre Bola Sete.

"A humildade foi a maior lição que tive nesses 37 anos de Capoeira Angola"
 
José Luiz Oliveira Cruz, o mestre Bola Sete, nasceu em 31 de maio de 1950, iniciou na capoeira em 1962 como auto didata, em 1968 começa a treinar com o grande capoeirista Pessoa Bababá, marinheiro da marinha Mercante e discípulo de Mestre Pastinha, em 1969 ingressa na academia de Vicente Ferreira Pastinha, onde ocupou o cargo de Fiscal de Campo, diplomado pelo próprio Mestre Pastinha em 1979, hoje trabalha no Setor de Transporte, na Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração, é membro do concelho da Associação Brasileira de Capoeira Angola, Bola Sete diz que os valores tradicionais dessa arte estão sendo esquecidos.
 
"A capoeira praticada hoje não é autêntica, pois é feita apenas para impressionar com seus saltos acrobáticos e agressivos"

Read More

Um dicionário para a capoeira

A capoeira ganhou um Dicionário…
A obra, do jornalista Mano Lima, será lançada no dia 21 de julho, durante o IX Congresso de Educação do Sindicato das Escolas Particulares, realizado no Hotel Nacional, em Brasília.
 
O Dicionário foi produzido a partir de pesquisa bibliográfica, eletrônica (sites) e oral (com mestres de capoeira) de vários estados sobre termos e expressões usadas na capoeira. O Dicionário tem 10.30 verbetes, 23 dos quais conceituam a palavra capoeira. O autor entrevistou mestres de São Paulo, Bahia, Goiás, Distrito Federal, entre os quais Bamba, Saci, Gildo Alfinete, Squisito, Zulu e Suíno.
 
A obra é prefaciada pelo Ministro dos Esportes e tem textos de recomendação dos mestres Bamba (Bahia), Suíno (Goiás), Squisito e Zulu (DF). Segundo Agnelo, o dicionário é "uma obra que já nasceu clássica".
 
Contatos com o autor: (61) 9296 4757 – 3435 6673.

4º Encontro de Capoeira CapuraGinga

Venho por meio deste divulgar o 4º Encontro de Capoeira CapuraGinga, que tem como principal objetivo promover o intercâmbio entre os diversos capoeiristas e difundir a capoeira aos alunos do grupo, aos profissionais convidados e aos seus adeptos por meio de vivências e oficinas culturais que valorizam e representam a nossa cultura popular brasileira.

O encontro será realizado no teatro do CEU ARICANDUVA (Centro Educacional Unificado), situado à Av. Aricanduva, s/nº. (ao lado do Shopping Aricanduva), São Paulo – SP, no dia 27 de Agosto de 2005 a partir das 12hs00.

Contaremos com a presença das filiais do grupo CapuraGinga de Cuiabá (MT), Campo Grande (MT), Joinville (SC), Valinhos/Vinhedo (SP), Itaquaquecetuba (SP) e de São Paulo (SP). O evento será coordenado pelo Mestrando Giltemberg e organizado pelo estagiário Wilson.  

Em breve, estaremos enviando a programação com todas as atividades do evento e os nomes dos convidados especiais.

Atenciosamente,

Marcelo – Monitor Lampanche

tel. 11 9517-3622

www.capuragingacapoeira.com 

Projeto: “CAPOEIRA UM SALTO PARA A CIDADANIA”

Acontecerá um projeto denominado, "CAPOEIRA UM SALTO PARA A CIDADANIA" que está recebendo inscrições para posterior seleção de Instrutores de Capoeira de todas as graduações: MONITORES, PROFESSORES, CONTRA-MESTRES E MESTRES, para trabalharem remunerados em oficinas diárias nas regiões, das Zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, cada oficina terá a duração de 02 horas, vagas para os períodos da manhã, tarde ou noite de 2ª a 6ª e finais de semana.
 
Os interessados estão convidados à participar de uma reunião na 2ª feira dia 01 de Agôsto às 13:30 horas na ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA SÃO BENTO PEQUENO DO MESTRE DJAMIR PINATTI, Rua Vergueiro, nº 2.684 – Próximo à Estação ANA ROSA do Metrô.
 
Só serão atendidos na reunião, os candidatos que enviarem seu currículo constando: Fone para contato, e-mail, enderêço residencial, até as 22 hs de Domingo dia 31 de Julho para o enderêço aluja@ig.com.br
 
Caso não possa enviar por e-mail, levar em mãos na reunião.

CD: Mestres Boca Rica e Bigodinho

Uma excelente dica, pra quem gosta de boa música de capoeira é o CD "Capoeira Angola" dos Mestres Boca Rica e Bigodinho, lançado em 2002.
O repertório é uma referencia de qualidade e bom gosto,  recheado de boas surpresas…
Artistas: Mestres Boca Rica e Bigodinho
 
Título do CD: Capoeira Angola
 
Ano: 2002
1. Bahia De Todos Os Santos  
2. Riachão  
3. Ola-Ê-La-Ê-Lá  
4. Quantas Melodias / A Bananeira Caiu  
5. Na Beira Do Mar  
6. Praia Da Preguiça  
7. Não Bata Na Criança  
8. Madeira De Maçaranduba  
9. Beira-Mar  
10. Ave Maria, Meu Deus  
11. Vatapá Com Caruru  
12. Angola Ê Ê  
13. Vá Na Piedade Amanhã  
14. Mestre Bigodinho  
15. Eu Vi O Sol, Vi A Lua Clarear  
16. Nunca Vi Tanta Areia No Mar
17. A Canoa Virou Marinheiro  
18. Marinheiro Sö  
19. Pau Pereira  
20. Pé De Lima, Pé De Limão  
21. Que É Que Tem Nego?  
22. Bem-Te-Vi Jogou  
23. Tabaréu Que Vem Do Sertão  
24. Aidê / Apanha A Laranja / Sta. Bárbara  
25. Adeus, Adeus  
26. Ô João Chofer  
27. Alô Bahia  
28. Sai, Sai, Sai Ô Piranha / Boi Maia  
29. Já Tô Véio / Não Vou Em Santo Amaro  
30. Se Eu Tivesse Dinheiro / Ai Meus Amô  
31. Saco De Areia  
32. Tá Com Raiva De Mim  
33. Ói Ela De Manhã  
34. Se Nós Dois Morasse Junto  
35. Pai É Pai, Mãe É Mãe  
36. Que Luz É Aquela?  
37. Eu Sou De Minas Gerais  
38. Amanheça O Dia
Este CD faz parte das produções realizadas pela Associoação de Capoeira Angola Mestre Marrom e Alunos, do Rio de Janeiro. Mestre Marrom tem dedicado boa parte de seus projetos em documentar a parte ritma e cantada da Capoeira Angola, sendo que dentre os principais trabalhos podemos citar: 1. Capoeira Angola Marrom e Alunos; 2. Mestres Boca Rica e Bigodinho; 3. Tradições Populares – Infantil (Capoeira Angola, Maculelê, Puxada de Rede e Samba de Roda); 4. Mestres Felipe de Santo Amaro e Cláudio Angoleiro de Feira de Santana. Além de diversos CDs dos Encontros Internacionais promovidos na Europa, especialmente na França, onde o contramestre Dorado desenvolve seu trabalho, na cidade de Boudeaux. (contribuição: Miltinho Astronauta)

Capoeira: Novo Livro de Mathias Assunção

Título em Inglês: The History of an Afro-Brazilian Martial Art.
Matthias Röhrig Assunção, professor da Universidade de ESSEX, Inglaterra, e pesquisador da Capoeira, brinda-nos com seu novo livro recém-lançado Capoeira: The History of an Afro-Brazilian Martial Art. A obra faz parte da série Esporte na Sociedade Global (Sport in the Global Society Series), cujos editores são J.A. Mangan e Boria Majumdar.

O livro, segundo os editores, explora a Capoeira com um campo de confrontação onde diferentes forças, que dividem a sociedade Brasileira, são deixadas de lado.
O conteúdo inclui:
Lista de ilustrações, prefácio e agradecimentos.
Introdução: Principais narrativas da história da Capoeira.
Capoeira no contexto do Atlântico Negro.
Capoeiragem no Rio de Janeiro: 1800-1930.
Trabalhadores, vadios e jovens transeuntes na Bahia: 1860-1950.
Mestre Bimba e o desenvolvimento do estilo Regional.
Mestre Pastinha e a codificação do estilo Angola.
Contemporaneidade da Capoeira: 1950-2004.
Conclusão: significados contemporâneos da Capoeira.
Glossário, Notas, Bibliografia e índice.
 
Em breve Mathias Assunção estará pelo Rio de Janeiro, em visita à Cidade Maravilhosa, por onde, certamente, visitará alguns centros de Capoeiragem. Quem sabe ele chega a tempo de prestigiar um dos lançamentos do novo livro de Mestre Russo de Caxias: Capoeiragem: Expressões da Roda Livre.

Fonte: Jornal do Capoeira – www.capoeira.jex.com.br
 

Os Manuscritos do Mestre Pastinha, o “Caderno-Albo”: disponível para download!

Durante a visita do camarada Bruno Souza (Teimosia), ao Mestre Decanio, em 2003, eles se encaregaram de nos presentear com uma raridade… uma verdadeira jóia da capoeiragem… digitalizaram todos os manuscritos de Vicente Ferreira Pastinha, para garantir a preservação do material histórico.
 
Os manuscritos do Mestre Pastinha. O famoso "caderno-albo", onde Pastinha deixou sua poesia, desenhos, sabedoria e experiências de vida, é um calhamaço de 200 e poucas páginas – já amarelecidas pelo tempo.
 
A letra e a prosa são rebuscadas, mas é um prazer ver destiladas ali a sabedoria simples e profunda do mestre.
 
A leitura é boa para capoeiristas, historiadores e qualquer pessoa que acredite que se pode aprender com o passado.
 
As páginas foram digitalizadas em alta resolução (formato JPG), permitindo uma boa impressão.
 
Para iniciar o download, clique nas imagens ou clique aqui.
 
Cortesia: Mestre Decanio e Teimosia

SHOW: Mestre Dinho Nascimento

Dinho Nascimento

 
20/07 – Café Piu-Piu
(abertura: Jane Santos e Rita Figueiredo)
Rua 13 de Maio, 134 – Bixiga
tel: 3258-8066 ( R$ 10,00)
 
22/07 – Jardim Elétrico
Rua Eng. Heitor Antonio Eiras Garcioa, 80 – Bonfiglioli
tel: 3733-4191 ( R$ 6,00)

Fonte: Jornal do Capoeira – www.capoeira.jex.com.br