Blog

Dezembro 2008

Vendo Artigos de: Dezembro , 2008

Mostra Bienal 2009 do CECA Rio Vermelho

Nosso camarada, Mestre Faisca (Salvador – Bahia), diretor da Academia João Pequeno de Pastinha – C.E.C.A. localizada no Bairro do Rio Vermelho, nos escreve desejando boas festas e convidando para a Mostra Bienal 2009 do C.E.C.A. Rio Vermelho. Uma ótima oportunidade para vadiar e estar perto do "Velho Capoeira* ", mestre João Pequeno.

Jah vive!
Caro Milani, Vamos realizar nossa Mostra Bienal 2009 do C.E.C.A. Rio Vermelho de 16 a 18 de janeiro em Salvador / Bahia.

Quero parabeniza-lo pelo grandioso trabalho e contribuição que vc e sua equipe tem feito em prol da capoeira e de um Brasil melhor com o Portal do Capoeira, aproveito e convitdo vc e toda equipe para nossa Mostra Bienal 2009 de 16 a 18 de janeiro em Salvador / Bahia, e que em breve será divulgado a programação no Portal e todos veiculos de comunicação que tivermos acesso, será um prazer em recebe-los – desde já, desejo a todos um feliz Natal e prospero Ano Novo!

Vibrações Positivas,

Mestre Faísca
AJPP-CECA – Rio Vermelho tel: (71) 8813-9060
http://www.ceca-riovermelho.org.br

 

Mostra Bienal 2009 do C.E.C.A. Rio Vermelho

 

Quem Somos

A Academia João Pequeno de Pastinha – Centro Esportivo de Capoeira Angola / Rio Vermelho, é uma Organização Não Governamental, inscrita no CNPJ sob o nº 06.109.443/0001-00, sem fins lucrativos, cujo diretor-presidente é Mestre Faísca. Constitui-se em um espaço cultural e educativo para a comunidade da periferia urbana de Salvador.

Missão

Preservar a cultura afro-brasileira, através da Capoeira Angola sob a técnica de Mestre João Pequeno de Pastinha e demais manifestações artísticas, utilizando-a como elemento de mudança sócio-educativa e inclusão social.

Baixo orçamento do Ministério da Cultura ainda é um problema

 

Apesar de administrar um dos orçamentos mais modestos da Esplanada dos Ministérios – cerca de 0,6% de participação nas contas do Estado – o ministro da Cultura, Juca Ferreira, avalia que 2008 foi um período de muito crescimento e importantes realizações na área cultural.

“Nós compensamos as deficiências estruturais do ministério com muita dedicação, mas tem limite”, afirmou em entrevista à Agência Brasil.

O ministro está otimista para 2009: “será o melhor ano do ministério”. Outra expectativa de Juca para o ano que chega é a aprovação, pelo Congresso Nacional, ainda no primeiro semestre de 2009, de uma nova Lei Rouanet que vai modificar os mecanismos de financiamento cultural.

Em um ano marcado pela saída de Gilberto Gil da pasta e por algumas polêmicas, como a discussão sobre a instituição de cotas para a meia-entrada de estudantes, a última agenda de Juca foi uma reunião com o recém-empossado presidente da Funarte, Sérgio Mamberti. Um forte indicativo do que será prioridade para a pasta a partir de janeiro: “A Funarte está fraca, precisa de recursos e nós vamos dar atenção especial a ela”, adiantou.

Agência Brasil: Qual avaliação que o senhor faz sobre a atuação do Ministério da Cultura neste ano que se encerra?

 

Juca Ferreira: O ministério vem em um processo crescente, construindo várias políticas públicas na área de patrimônio, na área de memória. Em 2008 a gente teve muitas conquistas, concluímos o processo de reformulação da Lei Rouanet. O Plano Nacional de Cultura já fez todos os debate públicos e as consultas para ser avaliado pelo Congresso no início do próximo ano. E conseguimos ainda no final do ano aprovar a criação do Instituo Brasileiro de Museus (Ibram), que vai nos possibilitar ter uma gestão setorizada. Tivemos ainda o tombamento da capoeira como patrimônio imaterial, o reconhecimento do saber dos mestres e de outras manifestações culturais.

ABr: O ministério se dedicou muito em 2008 ao processo de substituição da Lei Rouanet pelo Programa Nacional de Fomento e Financiamento de Cultura. O senhor acredita que em 2009 o projeto será aprovado pelo Congresso Nacional?

Ferreira: Eu espero que saia no primeiro semestre de 2009. Nós não demos entrada agora porque os próprios parlamentares nos disseram que não era conveniente. Há uma disputa pela presidência das duas Casas e isso poderia envolver uma proposta que tem tudo para ser um grande consenso. Mas o projeto já está pronto. Já fechamos com a Fazenda, com a Receita, com o Ministério do Planejamento.

ABr: Qual é a importância da aprovação desse projeto no cenário atual?

Ferreira: É fundamental porque a gente está com um modelo caduco que gera distorções e que tende a apresentar uma nova debilidade com essa crise econômica, na medida em que há uma possibilidade de cair a adesão das empresas porque há um clima subjetivo de crise. Isso pode redundar em um rebaixamento da capacidade de patrocínio, então a reforma vem possibilitar que a gente faça frente a essa situação.

ABr: Ao deixar o cargo, o ex-ministro Gilberto Gil reclamou dos problemas orçamentários do ministério. Essa questão ainda é um problema?

Ferreira: É um problema. Com esse orçamento final [aprovado pelo Congresso], a gente cresce em 2009 para quase 0,7% [em relação ao Orçamento Geral da União]. Mas ainda é pouco, muito pouco. O ministério precisa ter recursos para desenvolver as políticas de cultura, gerar acessibilidade, apoiar os produtores culturais na sua capacidade de produção e irradiar por todo o Brasil. Tudo isso custa dinheiro.

ABr: Entre os brasileiros não há o costume de frequentar museus, qual será o papel do recém-criado Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para impulsionar o setor?

Ferreira: Criou-se uma instituição cujo foco é a gestão desses museus, o que gera uma capacidade de desenvolver expertise na área. A gente fez um investimento de mais de 1000% na área de museus em relação ao que encontramos, mas ainda estamos longe de uma situação perto do ideal. Só 5% dos brasileiros entrou em um museu alguma vez na vida.

ABr: E há previsão de programas para incentivar esse hábito?

Ferreira: Claro, cada museu deve ter um programa. Primeiro com as escolas e depois um programa geral com a sociedade envolvendo a mobilização.

ABr: Outro debate importante em 2008 foi o projeto de lei que estabelece uma cota de 40% para ingressos vendidos como meia-entrada. A matéria já passou pelo Senado, qual é a expectativa do ministério?

Ferreira: O projeto está caminhando rápido porque tem uma base consensual. Os estudantes querem ordenar a emissão de carteiras o que é muito justo porque essa crise foi gerada por uma MP [Medida Provisória 2208 de 2001] do governo passado que liberou a produção de carteiras para qualquer entidade. E muitas que não são idôneas passaram a produzir essas carteiras o que gerou uma inflação que desorganiza toda essa área de espetáculos. E os produtores querem um mínimo de estabilidade. A extensão do benefício para a terceira idade agrava ainda mais o problema. A cota de 40% é razoável, tem condições de garantir o benefício e, ao mesmo tempo, dar estabilidade à economia dos espetáculos e às salas de exibição.

ABr: Há algum setor que o ministério pretende priorizar em 2009?

Ferreira: A gente não gosta dessa coisa de foco porque temos um sistema complexo para administrar, mas eu diria que a Funarte vai ser um foco, as políticas de arte. Ela [Funarte] está fraca, sem recursos, sem uma missão muito clara. Hoje mesmo estou saindo de férias, mas a minha última reunião foi sobre a Funarte. Ela vai ter uma atenção especial, a gente vai ter que suplementar recursos, vamos fazer todo um esforço para desenvolver a área.

Fonte: Agência Brasil

Centro Cultural Quilombo dos Palmares realiza batizado de capoeira no PMQP

O Centro Cultura Quilombo dos Palmares realiza no sábado (27), no Parque Memorial localizado na Serra da Barriga, o batizado anual de seus alunos. As atividades terão início às 8h com uma celebração ecumênica, segue com apresentações culturais e encerra com a troca de cordões e confraternização entre os presentes no final da manhã.

Para a execução do evento, que está sendo organizado pelo Grupo União Espírita Santa Bárbara (GUESB), conta-se com o apoio Água Mineral Mainá; Claudete Monteiro; Fundação Cultural Palmares; Projeto Inaê; Comissão de Defesa das Minorias Étnicas e Sociais da OAB-AL; Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos; Secretaria Estadual de Cultura; Secretaria Estadual de Educação e Esporte; Secretaria Municipal de Educação de União dos Palmares.

O batizado conta ainda, com a participação das crianças e jovens da Serra da Barriga, integrantes do "Caa Puera na Terra de Zumbi", projeto do Instituto Magna Mater, premiado pelo edital 2007 do Capoeira Viva. O Capoeira Viva idealizado pelo Ministério da Cultura, é uma promoção da Fundação Gregório de Mattos (FGM), com patrocínio da Petrobras. Tem como objetivo fomentar políticas públicas para a valorização e promoção da capoeira, além de estimular a inclusão sócio-cultural de crianças e adolescentes.

Mestre

O Centro Cultura Quilombo dos Palmares tem como Mestre e Presidente, Severino Claudio de Figueredo, conhecido por Mestre Claudio dos Palmares. A sua trajetória profissional no Estado de Alagoas, deu-se início em 1982, quando veio Rio de Janeiro, resolveu viver na terra de seu falecido pai, constituindo família e implantando a Capoeira nas Escolas, Centros Comunitários, Academias e em Projetos Sociais.

A partir de 2005, envolveu-se no projeto de execução do Parque Memorial Quilombo dos Palmares organizado pelo Instituto Magna Mater, cuja participação provocou um envolvimento maior com a História da Capoeira, dos Quilombos e dos moradores da Serra da Barriga. Há um ano trabalha com os meninos e meninas do Sítio Recanto e com os adolescentes do Platô, da comunidade Nena Paulo.

Paralelamente, também atua como mestre responsável pelos alunos-capoeiristas do Projeto Inaê, do Grupo União Espírita Santa Barbara (Guesb); da Capoeira Terapia do Núcleo Alternativo Viver (NAV); e do Nucleo de Terapia William Reich (NTWR). Além disso, integra o Conselho de Ética do Conselho Estadual de Mestres de Capoeira de AL (Cemcal), é membro do Fórum Estadual de Diversidade Étnica e Racial, da Associação de Grupos e Entidades Negras de União dos Palmares (Agrucenup), dentre outros.

Mais informações: (82) 8874-5211 / 9917-0517

Por: Helciane Angélica
Jornalista e integrante da Cojira-AL

Barra de ferramentas do Portal Capoeira

Barra de ferramentas do Portal Capoeira

O Melhor do nosso Portal
Receba nosso conteúdo mais recente mostrado diretamente no seu navegador, não importa onde você esteja… As principais notícias, videos, rádio… de forma rápida e dinâmica!!!
LINKs escolhidos a dedo
Acesso direto aos melhores links do Portal Capoeira. Verifique todos os nossos sites favoritos e compartilhe seus melhores links conosco
Caixa de Pesquisas usando Google
Pesquise a Internet, nosso site e outros locais úteis, não importando onde você esteja na rede
Alertas na sua Área de Trabalho
Receba as nossas notícias e atualidades mais importantes instantaneamente, além de ter acesso direto aos seus e-mails e as principais fontes de notícias da internet.

 

Corrija erros de digitação no seu webmail, traduza páginas e conteúdo online, ouça sua rádio preferida, assista a videos, fotos, adicione Gadgets e muito mais!!!

 

 

Barra de ferramentas do Portal CapoeiraA Barra de Ferramentas do Portal Capoeira permite que você acesse suas urls preferidas, links para o Portal Capoeira e outras funcionalidades de qualquer computador pessoal com o software instalado e uma conexão de internet. Para ter estes benefícios você deve fazer o download do software gratuito mas não precisa ser um usuário registrado no Portal Capoeira. Entretanto ser um usuário logado ao Portal Capoeira lhe permite acesso a diversos serviços gratuitos direcionados ao universo da capoeiragem.

Para instalar a Barra de Ferramentas do Portal Capoeira, clique aqui.

SÃO LUÍS: Escolinhas recebem kits esportivos e Material para prática da Capoeira

SÃO LUÍS – Alunos das 76 escolinhas de esporte, mantidas pela Prefeitura em vários bairros de São Luís, receberam materiais esportivos adquiridos com recursos do Projeto Movimento e Resgate Esportivo, premiado em 2007 pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA). Os kits foram entregues nesta segunda-feira (22) pelo prefeito Tadeu Palácio, em solenidade que reuniu, no Parque do Bom Menino, instrutores e alunos das escolinhas e pais das crianças e dos adolescentes. O projeto foi novamente aprovado este ano pelo Conselho para aquisição de kits em 2009.

Durante o evento o prefeito Tadeu Palácio anunciou para este mês a inauguração de quatro academias de ginástica, no Parque do Bom Menino e na Via Park Rio das Bicas (Avenida dos Africanos). Serão duas academias para adultos e duas para pessoas da terceira idade, todas equipadas.

O Projeto Movimento e Resgate Esportivo foi selecionado pelo CMDCA e recebeu recursos no valor de R$120 mil do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente para a aquisição de materiais esportivos para a escolinhas que atendem hoje cerca de 4.500 nas modalidades de futebol de campo, futsal, handebol, vôlei, basquete, karatê, natação, judô, capoeira e atletismo. Os kits possuem bolas para as várias modalidades, coletes, calções, meiões, chuteiras e redes. As escolinhas também receberam cones e as de capoeira, instrumentos de percussão para as aulas.

O secretário da Semdel, Miguel Pinheiro, destacou a parceria mantida com os instrutores das escolinhas para o sucesso do projeto que, a partir da prática esportiva, promove a proteção integral de crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos. Com o desesvolvimento dessas ações, o índice de repetência nas escolas públicas da rede municipal de ensino, cujos alunos participam do projeto, reduziu de 50% para 4%.

Para o instrutor de karatê da escolinha da Vila Palmeira, mestre e faixa preta Rubens Almeida, com a participação nas atividades esportivas os alunos tiveram melhor desempenho na escola formal. "Os pais nos procuram para contar o quanto os filhos melhoraram. O karatê desenvolve não apenas a técnica, mas também o equilíbrio emocional e a disciplina, por isso o aluno passa a ter melhor rendimento em tudo que faz", afirmou o instrutor. "Sempre quis fazer karatê, mas meus pais não tinha condições financeiras de pagar uma academia. Quando soube da escolinha no meu bairro pedi para minha mãe me inscrever. Como para freqüentar as atividades esportivas precisava estar bem na minha escola, me dediquei muito mais", contou o estudante Lucas Saraiva, 13 anos, morador da Vila Palmeira e aluno da 6ª série da Unidade de Educação Básica Rio Grande do Norte.

A presidente do CMDCA, Ilvaneide Keila Ferreira, explicou que dos 18 projetos selecionados pela entidade no ano passado, 16 foram da sociedade civil e dois da Prefeitura que ganhou o concurso também como o projeto "Vincular: um lugar em família", desenvolvido pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). A secretária do órgão, Leila Brandão, disse que a iniciativa beneficiou o Lar Dom Calábria e o Educandário Santo Antônio, ambos conveniados com o município. "Lugar de criança é na família, pois o abrigo é um local para a criança ficar de forma temporária e excepcional", afirmou. Leila Brandão disse que por meio do projeto, que foi novamente selecionado pelo CMDAC para 2009 e que vai atender quatro abrigos, os técnicos da secretaria procuram fortalecer os vínculos familiares das crianças para que retornem para suas famílias.

Albufeira- PT: Autarquia assina protocolo com associação de capoeira

A Câmara Municipal de Albufeira e a Associação de Capoeiragem “Malta do Sul”/Grupo Muzenza de Capoeira assinaram recentemente um protocolo, para fomentar uma “modalidade de relevo” no concelho.

O acordo vai permitir “o desenvolvimento da actividade como modalidade recreativa e de lazer, estando igualmente destinada à formação e à competição de atletas do concelho”.

A associação realizará diversos projectos e eventos, de forma a “levar a capoeira a um número cada vez maior de jovens de Albufeira, bem como possibilitar que estes participem em torneios e demonstrações nacionais e internacionais”, como Mundiais e Europeus da modalidade.

Acções de formação nas escolas do concelho e outras iniciativas de promoção da actividade e apoio a atletas de competição, residentes em Albufeira, também estão incluídos no acordo.

A autarquia, por seu turno, comparticipará financeiramente a associação com uma verba de dez mil euros.

 

Fonte: http://www.regiao-sul.pt/

Amapá: Operadora de telecomunicações aposta no Social e na Capoeira

Em visita aos dez maiores colaboradores da TIM no estado do Amapá, o coordenador estadual da companhia de telefonia móvel, Márcio Leite, fala sobre estratégias, ações sociais e sobre a importância da interção da comunidade em sua estratégia de negócios, utilizando a nossa capoeira como um importante meio de interarir e se comunicar com a sociedade da região.

Interessada não só em estender o seu mercado de negócios, a TIM visa estabelecer uma estreita relação com o público através de participações em ações sociais. Para exemplificar isso é só lembrar das lixeiras que foram doadas pela empresa multinacional durante a última edição do Macapá Folia. Ocorrida na Orla do Santa Inês, com o intuito de que o rio amazonas e a orla da cidade não fossem degradados. " Eu acredito que uma empresa como a nossa, hoje, não pode deixar de ter parceiros, até para estreitar esse vínculo de parceria, não só no fim do ano, mas durante ele todo. Nós tivemos, ao longo do ano, parcerias com bairros, interagindo diretamente com a comunidade, então, para nós, isso é bastante importante." Afirma Márcio.

Entre as ações sociais realizadas pela empresa, aconteceram também aulas de capoeira para a comunidade e serviços de orientação aos jovens, com a finalidade de fazer com que compreendessem o perigo das drogas. O Coordenador acredita que tal dedicação pode ser explicada pelo tipo de mercado que o país possui. " O mercado maranhense, por exemplo, é um mercado de troca. Lá, um aparelho serve como entrada na aquisição de outro. Aqui, o mercado é muito mais forte. Aqui o que ocorre é um mercado de venda. Aqui, em média se vende cerca de 50 mil aparelhos por mês e adquirimos mais ou menos 15 mil clientes novos. É um mercado que gira com um capital muito alto, apesar de toda essa crise que se fala." explica o coordenador estadual.

A longa conversa não ficou só no mercado da telefonia móvel. Otaciano Júnior apresentou os novos projetos que o Jornal do Dia prepara para o mercado local, em termos de investimentos tanto no seu pessoal quanto no seu maquinário. O aniversário da cidade e concomitantemente do Jornal, a festa do Prêmio Nossa Gente, a aquisição de uma nova rotativa – fator que prepara o Primeiro Diário do Amapá para uma alavancada frente às informações que vão ser repassadas em 2009.

O Diretor comentou em poucas linhas como o mercado consumidor costuma se comportar em determinadas épocas do ano, lembrando que o fato de não se melindrar tanto com a crise mundial se deve aos dois piores meses, considerado pela classe empresarial. " Julho e Novembro são considerados os piores, uma vez que a compra no comércio diminui. O consumidor se prepara nos meses anteriores para esse período de férias, e no caso das empresas é necessário se manter firme devido a queda nas vendas. Por isso, eu acredito que o amapaense não sentiu tanto quando a crise foi informada.

Márcio explica que a crise não intimidou os empresários amapaenses. " Esse temor foi passado pela televisão. Aqui, o mercado não se intimidou mesmo! Isso mostra a força do comércio amapaense e, principalmente, do consumidor." , diz. Até fevereiro de 2009, pelo menos nove antenas vão estar instaladas em Macapá buscando garantir um melhor sinal para os clientes da Operadora.

Mestre Brasília, um dos precursores da capoeira em São Paulo, lança CD e DVD e faz batizado

Mestre Brasília, um dos precursores da capoeira em São Paulo, lança CD e DVD e faz batizado e troca de cordas

Mestre Brasília, ao lado de pouco mais de uma dúzia de mestres de capoeira, é um dos precursores dessa manifestação cultural na capital paulistana. O jogo/dança/luta ganhou força em São Paulo no início dos anos 70 quando Mestre Bimba, o pai da capoeira regional, veio da Bahia especialmente para entregar um certificado de reconhecimento ao trabalho de nove mestres. No sábado, 20, Mestre Brasília reúne nomes importantes da capoeira de São Paulo para lançamento do CD e DVD Vivências e Fundamentos de um Mestre de Capoeira e também para troca de cordas e batizado do seu grupo, o Ginga Brasília. O evento acontece das 14h às 18h na Escola Vera Cruz, na Vila Leopoldina.

O CD, produzido por Mestre Brasília, sob direção de Mestre Tiê, é uma coletânea de oito músicas de domínio público, exceto pela primeira faixa 3 Mestres, composta por Paulo dos Anjos. São clássicos das rodas de capoeira cantadas na voz de Mestre Brasília que toca também berimbau e pandeiro. Mestre Tié responde pela tumbadora, caxixi e agogô e Clóvis Venâncio faz o violão em uma homenagem do capoeirista Pedro Calasso, na faixa 4, aos mestres do Grupo dos 9 – Aílton Onça, Brasília, Joel, Limão, Gilvan, Pinatti, Silvestre, Suassuna e Zé de Freitas – e a Mestre Ananias, outra figura importante do início da capoeira na cidade de São Paulo.

O DVD, além de trazer uma rápida biografia de Mestre Brasília, baiano, nascido em Alagoinhas e discípulo de Mestre Canjiquinha, traz algumas apresentações como samba de roda e maculelê feitas pelo Mestre e seu grupo nos anos 80 em teatros da cidade de São Paulo. O DVD apresenta momentos de grande beleza como o que Mestre Brasília ensina a japoneses os fundamentos das Chamadas de Angola ou ainda em que, em um batizado nos Estados Unidos, faz um jogo memorável com Mestre Cobrinha Mansa.

Aulas, participações em batizados e apresentações pelo mundo – entre elas uma apresentação pelas ruas do Japão -, além de fundamentos da capoeira angola e também da regional, também dão um recheio saboroso ao DVD.

No sábado, além da troca de cordas e batizado do Grupo Ginga Brasília, estão previstas apresentações de maracutu, maculelê, samba e miudinho, este último um jogo de capoeira desenvolvido por Mestre Suassuna, de quem Mestre Brasília foi sócio em 1966, quando juntos abriram a Academia Cordão de Ouro. No ano seguinte, ele deixou a sociedade para abrir sua própria academia.

Serviço:

Lançamento de CD e DVD Vivências & Fundamentos de um Mestre de Capoeira – Mestre Brasília; batizado e troca de cordas e apresentações de maculelê, maracatu, samba de roda e miudinho de Mestre Suassuna

  • Local: Escola Vera Cruz
  • Rua Bauman, 73 – Vila Leopoldina´
  • Data: sábado, 20 de dezembro
  • Horário: 14h às 18h
  • Preço do kit com CD e DVD: R$ 35,00 (CD: 15,00 e DVD: 20,00)
  • Maiores Informações: (11) 9395-3907

DVD de Mestre Bimba nas lojas para o Natal

Caros Amigos,

A DISCMEDI, distribuidora do DVD MESTRE BIMBA, A CAPOEIRA ILUMINADA acaba de informar que o DVD já está nas lojas de quase todos os países da Europa, para o Natal. Para mim foi a realização de um sonho, que certamente abrirá caminho, nas prateleiras das lojas formais de DVDs, para novos produtos da capoeira.

Para quem não conseguir achar em sua loja preferida, a discmed também está vendendo o DVD em seu site:

http://www.discmedi.com/resultados-de-la-busqueda?discos_general=mestre%20bimba  

Exportacion-DISCMEDI
rda guinardo, 59 bis baixos
08024 Barcelona
tel : 34- 93 284 95 16
fax : 34-93 219 85 10
e-correo : exportacion2@discmedi.com
http://www.discmedi.com

Um forte abraço a todos e um FELIZ NATAL, com muita PAZ e HARMONIA, além de muita GINGA em 2009.

Luiz Fernando Goulart

Blog do Portal – O Blog do Capoeirista

Um blog é um Web site de fácil utilização, onde pode publicar rapidamente pensamentos, interagir com pessoas e muito mais. Tudo GRATUITAMENTE.

Caracterização e Objetivos:

O “Blog do Portal” foi criado pensando na comunidade capoeirística e em todos os amantes da nossa CAPOEIRA, visando uma maior integração entre os capoeiristas dos quatro cantos do mundo.

Com o “Blog do Portal” voce estará conectado diretamente com outros capoeiristas e fará parte do grande universo de amigos e visitantes do Portal Capoeira, um dos mais conceituados e relevantes sites dedicados a nossa arte-luta.

O seu Web site grátis

Quando criar o seu blogue, pode alojá-lo gratuitamente no “Blog do Portal”. Basta escolher um URL disponível e está pronto para começar.

Pode escolher entre muitos modelos para o seu blogue; basta escolher aquele que melhor responde às suas necessidades. Para além disso, pode personalizar a estrutura do seu blogue, mudar o tipo de letra e as cores… tudo muito fácil. Se quiser um controle mais preciso sobre o esquema do seu blogue, também pode utilizar a funcionalidade Editar HTML.

Adicionar fotografias e vídeos à sua mensagem

Pode facilmente adicionar uma fotografia ao seu blogue, clicando no ícone de imagens na barra de ferramentas do editor de mensagens. As suas fotografias são então alojadas na sua conta. Adicionar um vídeo à sua mensagem é igualmente fácil. Para começar, basta clicar no ícone com a película que se encontra na barra de ferramentas do editor de mensagens ou nos icones no editor.

Adicionar Mapas do Google à sua mensagem

Pode facilmente adicionar Mapas do Google ao seu blogue e em cada um de seus POSTS.
Para configurar esta ferramenta basta usar a Chave API do Google e configura-la em sua área de administração na aba WP-GEO.

Importar Posts de outros sistemas de Blog

Se você tiver posts ou comentários em outro sistema de blog ( Blogger, Technorati, DotClear, Greymatter, LiveJournal, Ultimate Tag Warrior, WordPress, Blogspot entre outros… ), o “Blog do Portal” pode importá-los para este blog de maneira simples e automatica. Para começar acesse sua area de administração e escolha o sistema a partir do qual pretende importar…

Criar o seu Blog em 3 passos simples:

  1. Criar uma conta
  2. Atribuir um nome ao seu blog
  3. Escolher um tema (+ de 100 temas a sua escolha!)

Agora que já conhece os 3 passos básicos, crie o seu Blog:

  1. CRIAR O SEU "BLOG DO PORTAL"

O Blog do Portal é mantido pelo Portal Capoeira – www.portalcapoeira.com