Blog

Outubro 2016

Vendo Artigos de: Outubro , 2016

Jogo Aberto: Conversas sobre a Capoeira Angola de Recife e Olinda

 Vídeo-registro sobre a Capoeira Angola será lançado em novembro

Temas de relevância histórica, social e cultural permeiam a produção audiovisual

A Capoeira Angola no Estado e a relação entre a Capoeira e a Mulher, o Corpo, a Dança e Autonomia, enquanto princípio educacional, são temas relevantes para a história cultural de Pernambuco e ganharam registro audiovisual em “Jogo aberto: Conversas sobre a Capoeira Angola do Recife e de Olinda.”, um projeto realizado pela professora mestre Gabriela Santana em colaboração com 12 mestres (as) e professores (as) de Capoeira do Recife e Olinda. “Jogo Aberto..” será lançado oficialmente nos dias 12 e 26 de novembro, respectivamente, às 10h e às 19h, no Museu do Homem do Nordeste e no Centro Cultural Grupo Bongar e no Terreiro Xambá.

O pontapé inicial para o desenvolvimento do projeto foi em 2013, por meio de aulas e rodas realizadas no Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, através do projeto de extensão Capoeira no Cac – que desenvolve uma série de atividades como seminários, oficinas e bate-papos entre alunos do curso de dança e alguns mestres (as). A ideia de retomar os assuntos debatidos ao longo dos últimos anos e poder compartilhá-lo, deu início ao filme atual. “Entre depoimentos, fatos históricos e ideias sobre o passado e o futuro lançados em uma conversa realizada em duas rodas de conversa, o filme apresenta breves imagens dos convidados em seus espaços de ensino, além do momento de jogos, tocadas e cantorias do universo capoeirístico, reunindo gerações da capoeira angola local”, conta Gabriela.

Mil cópias do vídeo serão distribuídas com objetivo educacional em escolas de capoeira de Pernambuco, cinematecas, cursos superiores de dança e instituições no norte, nordeste, sul e sudeste do país. O valor de “Jogo Aberto” está essencialmente no conteúdo marcante para a Capoeira Pernambucana, já que são poucas as pesquisas acerca do tema, e sobretudo, acerca da linhagem da capoeira Angola. O vídeo foi pré-lançado em fevereiro de 2015 e recentemente contemplado pelo Funcultura, para finalização/reedição. O lançamento nos dias 12 e 26, será aberto ao público e contará com a presença dos Mestres de Capoeira de Recife e Olinda, além de um coffee break e uma roda de celebração.

Serviço

Lançamento “Jogo aberto: Conversas sobre a Capoeira Angola do Recife e de Olinda.”

Sábado, 12 de novembro, às 10h

Museu do Homem do Nordeste

Av. Dezessete de Agosto, 2187 – Casa Forte

Sábado, 26 de novembro, às 19h

Centro Cultural Grupo Bongar Nação Xambá.

Entrada Gratuita

O DVD será distribuído com fins educativos para escolas de capoeira de Pernambuco e outros Estados, cinametacas, cursos superiores de dança e qualquer instituição que se interesse em ter este registro para repassar o conhecimento.

 
 
Abraços e obrigada!
A foto é de Caique Eça**

SP: Capoeira, um passo a dois – Capoeira, inside the game

 Capoeira, um passo a dois – Capoeira, inside the game – (72’, Brasil, 2016)

Neste sábado não percam a oportunidade de assistirem ao filme em São Paulo!!!
Exibição do Capoeira, um passo a dois/Capoeira, inside the game na 40a edição da Mostra Internacional de Cinema / São Paulo International Film Festival! Essa sessão vai ser mais que especial, com direito à presença da equipe e um debate após a exibição!


Sinopse: Neste filme híbrido, dois capoeiristas viajantes partem numa jornada pelo mundo para conhecer a capoeira de outros países. Juntos eles cruzam a Europa e passam por Israel, Índia, Japão, Indonésia e EUA. Enquanto Jorge Itapuã faz performances e ministra aulas, Ella (Isabel Zua) registra com sua câmera cada passo desta aventura. No entanto, à medida em que Ella conhece outras culturas, surge o desejo de romper com a condição de discípula. Quando Ella sai de trás das câmeras, a relação com seu mestre se transforma.

 

Synopsis: In this hybrid movie, two travelling capoeira players go on a journey around the world to meet capoeira movement of other countries. Together they cross Europe and visit places such as Israel, India, USA, Japan and Indonesia. While Itapuã performs, Ella (Isabel Zua) shoots every step of this adventure with her camera. However, being in contact with different cultures
awakens Ella’s desire of becoming a máster herself. As Ella embraces the idea of not being behind the camera anymore, her relationship with her master faces strong transformations.

. Projeto premiado pelo PRODAV 01/2012 do Fundo Setorial do Audiovisual e pré-licenciado ao Canal Curta!
. Funding by the Audiovisual Sectorial Fund – PRODAV 01/2012 and pre-licensed for Curta Channel in Brazil.

Ficha Técnica | Production Credits:
Direção | Direction: Jorge Itapuã
Roteiro | Script: Carol Benjamin
Elenco | Starring: Isabel Zua and Nestor Capoeira
Montagem | Editing: Jorge Itapuã, Rodrigo Savastano e Yan Motta

Fotografia | Cinematographer: Carol Benjamin e Jorge Itapuã
Camera Adicional | Additional Camera: Rita Albano e Rodrigo Savastano
Som Direto | Direct Sound: Guilherme da Luz

Desenho de Som e Trilha Sonora | Sound Design and Sound Track: Fernando Aranha
Mixagem | Mixing: Vinícius Leal
Correção de Cor: | Color Grading: Beto Salvi
Finalização | Post-production: Afinal Filmes

Co-Roteiro: Amanda Baião e Rita Toledo
Colaboração no Roteiro: Camila de Aquino

Produção Executiva | Executive Production: Carol Benjamin, Danielle Villanova e João Prates Correia
Produtora Associada | Associate Producer: Rose La Creta
Coprodução | Co-production: Olhar Feminino
Produtores | Producer: Carol Benjamin, Jorge Itapuã, Leandra Leal e Rita Toledo
Produção e Realização | Production: Daza Filmes

Capoeira, um passo a dois na Mostra de São Paulo

Senhoras e senhores, temos o prazer de convidar vocês para a última exibição do Capoeira, um passo a dois/Capoeira, inside the game na 40a edição da Mostra Internacional de Cinema / São Paulo International Film Festival! Essa sessão vai ser mais que especial, com direito à presença da equipe e um debate após a exibição!
Esperamos vocês às 19h30 no Espaço Itaú De Cinema – Frei Caneca – Sala 2 (Rua Frei Caneca, 569)!

“Arte da Capoeira” Livro & Ilustrações – Katjuša Pinoquio

 “Arte da Capoeira” Livro & Ilustrações – Professora Katjuša Pinoquio

 

Um livro didático, repleto de belas ilustrações feitas pela própria autora, Katjuša Kovačič, conhecida na capoeiragem como Professora Pinóquio, aluna de Mestre Ubaldo Alegria, Grupo Tradição Baiana.

Katjuša nasceu em Junho de 1986 em Ljubljana, Slovenia onde desenvolve um trabalho artístico e multicultural…  que envolve uma diversidade de elementos como a improvisação teatro, dança contemporânea e de expressão, teatro de rua, acrobacia, capoeira, desempenho ambiental, dança do fogo e circo.

O Livro apresenta movimentos de capoeira, os instrumentos utilizados na capoeira e ainda trás um pequeno dicionário que ajuda o iniciante estrangeiro na inicialização do processo de aprendizagem da Língua Portuguesa, dentro do contexto da capoeiragem, todas as ilustrações foram feitas pela própria Pinóquio.

Fica a dica para quem quiser ter uma ferramenta interessante para apoio didático e leitura… feito artesanalmente com carinho e paixão pela nossa capoeira.

Obrigado Katjuša pelo presente…

ARTE DA CAPOEIRA – ISBN: 978-961-283-341-1

KATJUŠA KOVAČIČ

 

2006@ Capoeira CTB (Jose Ubaldo dos Santos- Mestre Alegria)

https://katjusakovacic.wordpress.com/