Agenda de Eventos
|
|
|||
|
Data: Sábado, Outubro 20, 2012 - 08:00
Duração: 8 Dias 2 Horas
|
||
|
|||
|
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CAPOEIRAGEM PRESTA HOMENAGEM A mestre ITAPOAN
Durante a semana de 20 a 27 de outubro, haverá palestras e campanha pelo meio ambiente e para doação de sangue
O IV Seminário Internacional de Capoeiragem, realizado pela Associação Cultural Camugerê capoeira com o patrocínio do Programa de cultura Banco do Nordeste BNDES - Edição 2012, acontece de 20 a 27 de outubro e presta homenagem a mestre Itapoan. Discípulo do mestre Bimba, nascido Raimundo Cesar Alves de Almeida é fundador do Grupo Ginga, da Associação Brasileira de Professores de capoeira e da Federação Baiana de capoeira. Com quase 50 anos de capoeira, mestre Itapoan é uma das maiores autoridades sobre capoeira regional e mestre Bimba, tendo já lançado diversos livros sobre o assunto.
O evento também promove doação de sangue, palestras e campanha ambiental. "O Seminário possibilita a interação de centenas de alunos das escolas públicas da comunidade de Itapoan, que são atendidos pelo Projeto Social Ginga Menino, de dezenas de alunos em academias e condomínios que fazem parte da Associação Cultural Camugerê, além de contar com a participação de capoeiristas de outras cidades da Bahia, Brasil e do exterior", afirma mestre Tosta, coordenador do evento.
O I Seminário de Capoeiragem foi realizado em 2009 e teve âmbito regional. O segundo, em 2010, recebeu também a Reunião Anual da Associação Brasileira de Professores de capoeira (ABPC), e teve âmbito nacional. O terceiro evento, realizado em 2011, expandiu ainda mais um pouco as fronteiras, e teve a participação de capoeiristas da Bélgica e da Suíca, se tornando um evento internacional. Os eventos sempre foram promovidos com recursos próprios, com a ajuda de pequenos comerciantes do bairro, escolas, SESC e apoio de empresas parceiras que reconhecem o trabalho do grupo Camugerê.
CAMUGERÊ CAPOEIRA
Depois de dez anos de trabalhos realizados com a capoeira, o mestre Tosta fundou em Salvador, em março de 2002, a Associação Cultural Camugerê capoeira. O mestre, licenciado em Educação Física pela Universidade Católica, criou o grupo com o objetivo de divulgar e elevar os ensinamentos socio-culturais desta arte. Utilizando a capoeira como mais uma ferramenta de educação, a Associação Camugerê já formou 18 profissionais, que desenvolvem trabalhos em mais de 25 escolas públicas e particulares, em academias e condomínios, dentro e fora de Salvador, chegando ao exterior tendo núcleos na Espanha, Suíça e Bélgica.
Através do Projeto Ginga Menino, criado também em 2002, com o intuito de educar crianças e jovens em situação de risco pessoal e social, o grupo desenvolve atividades em comunidades de baixa renda, utilizando a capoeira, o maculelê, o samba de roda, a puxada de rede, a dança afro, entre outras manifestações, como ferramenta de educação. São os Mestres do nosso dia a dia, dando apoio e esperança a essa comunidade que tem pouco ou nenhum acesso ao lazer, cultura e educação de qualidade.
Além disso, a Camugerê promove o projeto Ginga No Cinema, com sessões semanais de filmes brasileiros, que conta com o apoio do Cineclube Roberto Pires, do Programa Cine Mais cultura, do Ministério da cultura, e da Cambuí Produções. A programação é gratuita.
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CAPOEIRAGEM
Dia: 20 A 27/10/2012
Local: Diversos locais de Itapoan
Preço: Gratuito
Mais informações:
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel.: 71 8725-1013 (mestre Tosta)
PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL 2012
DIA 20/10- sábado
9h
Abertura do seminário – inscrição e credenciamento;
Sede do Camugerê capoeira –Itapuã
Festival Infantil da Escola Patamares, coordenação.
Contramestre Tic –Tac
DIA 22/10- segunda-feira
8h30
Campanha de conscientização e Doação de sangue
Local: Hemoba(Hemocentro da Bahia -av. vasco da gama)
19h
Orquestra de Berimbaus com alunos do C.E.C.C.
Sede do Camugerê capoeira –Itapuã.
DIA 23/10 - terça-feira
19h
-Oficina e roda de capoeira angola
Local: Clube Cassas (VILA MILITAR)
DIA 24/10- quarta-feira
18h45
- Visitação a exposição da Historiadora Zilda Paim, palestra sobre capoeira da ancestralidade ao Profissionalismo e homenagem ao mestre ITAPOAN.
Local: Casa da Música – Parque do Abaeté
DIA 25/10- quinta-feira
19h
-Curso de capacitação pedagógica para professores do C.E.C.C.
-Oficina e roda de capoeira regional
Local: Clube Cassas (VILA MILITAR)
DIA 26/10 - sexta-feira
- City tour com mestres e alunos aos pontos turísticos de salvador
18h30
- Batizado do Projeto Ginga Menino, apresentação do show folclórico,
Local: Sede do Malê de Balê - Parque do Abaeté-Itapuã
DIA 27/10-sábado
Evento de Encerramento
9h
Local: Parque do Abaeté
-Campanha de conscientização ambiental do Parque do Abaeté e plantação de mudas nativas
- Batizado adulto, troca de cordas, formaturas dos associados do C.E.C.C. e homenagens aos Mestres presentes, apresentação de grupos folclóricos de Itapuã.
|
|||
|
||
- Na Roda
- O Portal
- Novidades
- Academias
Gingue Conosco: Fique Conectado!
- Tel: (+351) 938 304 080
- Email: mail@portalcapoeira.com
- Website: www.portalcapoeira.com
Criação do Portal Capoeira Ago 2005
O Portal Capoeira foi criado com o objetivo de divulgar a capoeira e todas as suas manifestações de forma democrática, coerente e imparcial.
Portal Capoeira: Colaboradores
Portal Capoeira: Colaboradores
Google & Portal Capoeira Fev 2007
Portal Capoeira: Fonte oficial de informação do Google Notícias. Google & Portal uma parceria de sucesso.
Parceria: Google & Portal Capoeira
Parceria: Google & Portal Capoeira
Baiano radicado no Rio, Mestre Camisa levou a capoeira a mais de 60 países
Projeto leva aulas de capoeira a alunos das escolas municipais
A Roda de Capoeira como patrimônio imaterial da humanidade
Tucumã Brasil: "Capoeira pede ajuda!!"
FCP e ABC assinam projetos selecionados no Edital Conexão Brasil África
Mestre Nininho: Acampamento e Treinamento de Capoeira em Tondela
Rio de Janeiro: A roda do Cais de Valongo
- Grupo de capoeira Grilhões da Liberdade
- Grupo Cordão de Ouro Caicó
- ESCOLA BRASILEIRA DE CAPOEIRA-EBC PALHOÇA-SC
- assoc. de Capoeira mestre bimba
- ACEDEC - ASSOCIAÇÃO CAPOEIRÍSTICA EQUILÍBRIO DESPORTO E CULTURA
- Associação cultura de capoeira Gangara (capoeira Gangara)
- grupo de capoeira lua-arte
- GRUPO CAPOEIRA BRASIL - INSTRUTOR MARINHEIRO
- FICA - Fundação Internacional de Capoeira Angola - Núcleo Brasília
- Capoeira-zh
Tags Populares
Ajude o Portal Capoeira
Seja um amigo do Portal Capoeira: Se você gostou deste site e o acha útil, contribua para continuarmos prestando este importante serviço. Assim você estará ajudando a mantê-lo no ar. Venha fazer parte desta roda!
Estatísticas
- Membros : 1801
- Conteúdo : 2550
- Links da Web : 116
- Visualizações de Conteúdo : 20945777
- Downloads
- Os + Baixados
- Comentários
- A roda em rede: a capoeira em ambientes digitais
- VALENTIA E LINHAGEM: Valores Sociais em negociação e Mudança Entre os Capoeiristas
- Jogo de Discursos A disputa por hegemonia na tradição da capoeira angola baiana
- A CONSTRUÇÃO DA MALÍCIA E A FILOSOFIA DA MALANDRAGEM
- Das maltas ás tribos: estratégias identitárias dos grupos de capoeira em Portugal
- Capoeira Uma História de Vida
- Revista Gingando para Cidadania
- Do Cordel à Narrativa Biografica: A Invensão de Besouro, o Herói de Corpo Fechado
- Trailer Mestre Bimba A Capoeira Iluminada (30343)
- Proposta de Planejamento Anual das Aulas de Capoeira Mirim (23278)
- Vadiação (14887)
- Músicas de capoeira (12151)
- A hora é essa: Mestre Bigodinho (11984)
- Trailer Mestre Bimba A Capoeira Iluminada - conecx.discada (11749)
- A Pisada de Lampião - Mestre Plínio (10649)
- Mestre Waldemar - Eu cantei a Capoeira (9095)
- Toque São Bento Grande: Mestre Caiçara (8652)
- " VOCÊ NÃO SABE O VALOR QUE A CAPOEIRA TEM EL...
por Alessandro - eu procurava datas mas nao encontro em site a...
por guga - [youtube]maikon saf[/youtube]
por rivania - legau
por maikon - Eu ja preenchi todos os quesitos solicitados ...
por Alberto Alves Barbosa







