A capoeira na Apae - Ac, nasceu de um programa da Secretaria de Esporte do Estado, mas só durou um ano. Desde então atendo os alunos especiais de forma voluntária. Durante seis mêses do ano, o projeto ganha um incentivo da Prefeitura de Rio Branco, através da Lei Municipal de Incentivo à cultura, mas para isso escrevo um projeto com todas as exigências do edital.
Esse ano vamos trazer o mestre Brasília. Ele nunca veio ao Acre, está muito ancioso. O Professor Espirrinho já veio 3 vezes (com essa).
O legal deste ano é que o evento caiu na mesma data da Consciência Negra, que também é bem difundida pelas entidades do movimento e apoiadas pela Prefeitura e Estado. Com certeza vai ser um grande evento!
A capoeira na APAE tem um foco diferente, mais específico. Por ser multidisciplinar e multicultural, a modalidade se relaciona bem com os alunos, que se expressam sempre de maneira sincera e bem expontâneas. Isso mostra que com eles não se brinca, mas oportuniza-se as formas de brincar, com a ludicidade própria da capoeira. Vemos que a cada dia suas limitações viram possibilidades, da forma que bem entenderem e antes, suas "classificações", viram qualificações.
Temos então um leque, extenso e variado de formas de trabalho através da prática da capoeira, com seus rituais, cantos e códigos. O batizado é o ponto alto do trabalho, um momento de confraternização. Colocam em evidência tudo o que conseguiram aprender durante o ano de treinamento. Toda sociedade vem prestigiar, eles dão entrevistas, tiram fotos, brincam, jogam, cantam, são vistos e isso para eles faz com se sintam incluídos, mesmo que por um dia, pois sabemos que a realidade é bem diferente.
Mesmo assim vale a pena, pois damos um alição de superação, uma verdadeira inspiração para uma maior valorização da vida.
Esse é o meu trabalho, minha vida. Não faço outra coisa a não ser trabalhar com projetos (especiais e crianças em risco social). Se não tenho apoio, trabalho mesmo assim. Tenho 28 anos e 20 de capoeira, faço parte da família Cordão de Ouro.
Um grande abraço.
Axé
Everton Silva Leodegário
CM. Arrepiado
Rio Branco-Acre
Programação do Evento CDO CM. Arrepiado – Acre
(Supervisão mestre Suassuna CDO-SP)
Dias 20 e 21 de novembro
V - Batizado e Troca de Cordas "Capoeira na APAE - AC".
I - Batizado "Academia CDO CM. Arrepiado"
I - Batizado de capoeira "Espaço Cultural Neném Sombra"
Presença confirmada do mestre Brasília, um dos renomados Mestres que fundaram o Grupo Cordão de Ouro!
E Instrutor Espirrinho, de São Paulo.
Programação
Dia 20 de novembro (sexta-feira)
Escola APAE-AC (Conj. Esperança)
Hora: 9h Cerimônia de entrega de instrumentos e uniformes.
Roda e mesa de frutas
Mercado Velho
Hora: 18h Em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra a Academia CDO CM. Arrepiado fará uma programação Especial em parceria com entidades ligadas ao movimento Negro de Rio Branco.
Aulão, Roda e muito AXÉ!
Dia 21 de novembro (sábado)
Usina de Arte
Hora: 17h
V - Batizado e Troca de Cordas "Capoeira na APAE - AC".
I - Batizado "Academia CDO CM. Arrepiado"
I - Batizado de capoeira "Espaço Cultural Neném Sombra"
Rodas, palestras e muito mais!
Contatos:
9977-4990
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Apoio:
Lei Municipal de Incentivo a cultura - FGB
Patrocínio:
Banco do Brasil
Hotel João Paulo
ABRASEL
- 02/12/2009 21:10 - II Circuito Mineiro de Capoeira Companhia Pernas Pro Ar
- 26/11/2009 11:35 - 3ª Semana da Capoeira de Santa Maria
- 21/11/2009 21:05 - Copa Real Sport Clube – Massamá 2009
- 20/11/2009 14:50 - Maringá: Dinho Nascimento reinventa os sons
- 16/11/2009 10:28 - Lisboa: 12º Festival de Capoeira - Alto Astral Capoeira
- 13/11/2009 17:09 - CECA Florianópolis - Ancestralidade na Roda
- 12/11/2009 11:38 - Piauí: Dia da Consciência Negra será comemorado com Capoeira



































O Portal Capoeira tudo fará para manter este espaço de manifestação democrática dentro do mais alto nível de ética e responsabilidade podendo a qualquer momento apagar qualquer conteúdo que infrinja nossa política de publicação.