CAMPEONATO EUROPEU DE CAPOEIRA
Portugal / 2007
A história de campeonatos acompanha o Grupo Muzenza de Capoeira desde a sua fundação no Brasil em 1972. O seu presidente, António Carlos de Menezes (mestre Burguês), começou por acompanhar e treinar vários campeões brasileiros de capoeira. Com a difusão desta modalidade pelo mundo, em 2000, surgiu a ideia de organizar campeonatos de capoeira a nível mundial.
A capoeira é um dos principais factores responsáveis pela difusão da língua portuguesa pelo mundo. Neste evento, teremos a oportunidade de reunir em Portugal praticantes desta modalidade de todas as idades, sem discriminação de sexo, raça ou credo e oriundos de vários países da Europa, que vão aprendendo a língua portuguesa não só pelos nomes dos movimentos, como pelas letras das músicas cantadas na roda.
O Grupo Muzenza de capoeira tem sido um dos grandes precursores desta modalidade, estando presente em mais de 30 países neste momento, como a Austrália, o Japão, os Estados Unidos da América, Israel e quase todos os países da Europa, onde a capoeira tem uma expressão significativa.
Em Portugal, o Grupo Muzenza implantou-se há mais de dez anos, estando hoje presente de Norte a Sul do país, contando com mais de 500 praticantes. Crianças a partir dos 3 anos, adolescentes, jovens e adultos, juntam-se em aulas, promovendo um convívio saudável e a troca de experiências.
Em Janeiro do corrente ano, foi organizado no Brasil o 4º Campeonato Mundial Aberto de capoeira, mostrando o desenvolvimento deste tipo de eventos a um nível mundial. É no seu seguimento que vimos agora apresentar o Campeonato Europeu Aberto de capoeira – Portugal / 2007.
PROGRAMAÇÃO
Dia 1 (sexta-feira): Monte Abraão – aulas com os convidados e roda
Dia 2 (sábado): Monte Abraão – aulas com os convidados, futebol convívio, exposição de fotos, palestras (mestre Sanhaço) e campeonato de música
Dia 3 (domingo): Complexo Desportivo do Monte Abraão – campeonato de capoeira: infantil, adulto
Dia 1 (sexta-feira): Monte Abraão – aulas com os convidados e roda
Dia 2 (sábado): Monte Abraão – aulas com os convidados, futebol convívio, exposição de fotos, palestras (mestre Sanhaço) e campeonato de música
Dia 3 (domingo): Complexo Desportivo do Monte Abraão – campeonato de capoeira: infantil, adulto
Site oficial: www.europeumuzenza2007.com.sapo.pt
Contactos:
Tel: (00351) 963 548 283 - mestre SargentoE-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Artigos mais atuais:
- 08/05/2007 10:49 - Brasilia: Cânticos populares, cantigas e cantadores de capoeira
- 05/05/2007 12:46 - Santos: Capoeira e integração são temas da Semana Quintino de Lacerda
- 04/05/2007 16:32 - Capoeira Ibeca promove Festival na Holanda
- 30/04/2007 18:59 - Portugal: 6º Baptizado e Encontro Internacional de Capoeira do grupo Capoeira Beija-Flor
Artigos Relacionados:
- 26/04/2007 23:20 - Bahia: Projeto Capoeira Instrumento de Educação
- 25/04/2007 01:21 - Porto Alegre: Projeto "Capoeira em Cartaz"
- 24/04/2007 18:59 - Aluandê Capoeira Angola: Capoeira Angola e a Espiritualidade




































O Portal Capoeira tudo fará para manter este espaço de manifestação democrática dentro do mais alto nível de ética e responsabilidade podendo a qualquer momento apagar qualquer conteúdo que infrinja nossa política de publicação.