O Ano de 2012 não significou o fim dos tempos, como pregavam alguns alarmistas, mas sim o início de um novo ciclo, uma nova era de acontecimentos e transformações. Para a Associação de capoeira angola Navio Negreiro, que completou 25 anos em 2011, trata-se de um momento especial de consolidação das bases e colheitas das sementes há tanto plantadas. Gravamos nosso primeiro CD e estamos preparando um DVD que será lançado em breve.
Já no primeiro mês do ano, depois de participar da Festa da capoeira dos Angoleiros do Sertão, em Feira de Santana, e do Festival dos Angoleiros do Mar, em Barra Grande, fomos para o Permangola, em Valença. O evento acontece no Kilombo Tenondê, onde o mestre Cobrinha realiza experiências de permacultura, agroecologia e construções sustentáveis. Ali percebemos uma séria tentativa de concretização de um ideal quilombista. Uma convivência harmônica com a natureza, um estudo aprofundado da terra, das plantas e dos animais, de modo que o próprio ciclo de cada planta e os resíduos deixados por cada animal (incluindo nós) devolvem ao solo os nutrientes que lhe foram tirados, fertilizando-o e garantindo uma forte vitalidade em constante renovação. A vida moderna, em grandes cidades, com seu tempo corrido e seus alimentos industrializados envoltos em embalagens descartáveis, nos afasta desta conexão com a natureza, que na visão de mundo afrobrasileira representa o sagrado. A força divina está presente em cada um de nós, como parte da natureza que nos cerca. Mas é possível construir pequenos quilombos urbanos, e fortalecer essa conexão no cotidiano. Na ACANNE, cultivamos uma pequena horta orgânica, que é adubada com as cascas das frutas que compartilhamos ao final de cada roda, nas noites de sexta-feira. Este é um ritual importante para nosso pequeno quilombo: cada capoeirista traz algumas frutas e fazemos uma breve confraternização após a capoeira, a fim de nos conhecermos e sintonizarmos melhor.
Neste início de fevereiro aproveitamos para pedir a proteção de nossa mãe Iemanjá, e nosso Pai Pequeno, Augusto, preparou um balaio com as oferendas do grupo. A festa do 2 de fevereiro é a única grande festa de largo de Salvador que não tem origem em uma comemoração católica. Depois de depositar o balaio na Colônia de Pesca do Rio Vermelho, vadiamos na roda do camarada Sapoti (onde reencontramos mestre Cláudio) e fomos para a sede do grupo Nzinga. Lá, além dos três anfitriões (Janja, Paulinha e Poloca), encontramos os mestres Caboré, Boca do Rio e Pepeu. Durante a roda, foram formados dois contramestres e um treinel. É o processo natural de renovação da capoeira angola: a fila anda e novas referências vão se consolidando. Depois da capoeira, samba de roda puxado pelo mestre Renê e feijoada!
No final de semana, mais capoeira. mestre D'Nei organizou sua feijoada pra Ogum na sede do Grupo Gingarte, na Cidade Nova, com a presença dos mestres Um Por Um, Pelé, Angola, Zé Rasta e outros. Mais capoeira, samba de roda e feijoada.
A vida segue, e o ano apenas começou. Em 2012 se ampliaram os horários de treino do grupo (de segunda a quinta, de 19:00 às 20:30). As rodas continuam abertas à participação de todos capoeiristas que queiram vadiar nas noites de sexta-feira, a partir das 19h. Pedimos a cada convidado que traga frutas para compartilhar. Em breve, divulgaremos o evento de Março.
Esperamos sua presença.
Axé!!!
Paulo Magalhães (“Sem Terra”) – aluno da ACANNE, jornalista e mestre em ciências sociais
Paulo A. Magalhães Fº
(71) 8741-1251 / 9273-7765
A vida segue, e o ano apenas começou. Em 2012 se ampliaram os horários de treino do grupo (de segunda a quinta, de 19:00 às 20:30). As rodas continuam abertas à participação de todos capoeiristas que queiram vadiar nas noites de sexta-feira, a partir das 19h. Pedimos a cada convidado que traga frutas para compartilhar. Em breve, divulgaremos o evento de Março.
Esperamos sua presença.
Axé!!!
Paulo Magalhães (“Sem Terra”) – aluno da ACANNE, jornalista e mestre em ciências sociais
Paulo A. Magalhães Fº
(71) 8741-1251 / 9273-7765
Artigos mais atuais:
- 11/04/2012 19:19 - Ciclo de Palestras Memorial da Justiça: Capoeira, Cangaço e Escravidão
- 28/03/2012 20:11 - Contramestre de capoeira César Bacelar divulga projeto em SMT
- 19/03/2012 20:54 - Márcia Moura prestigia graduação de capoeira em Três Lagoas
- 25/02/2012 21:06 - DF: Politicas Públicas & Capoeira
Artigos Relacionados:
- 01/02/2012 00:00 - Nota de Falecimento: Mestre Decanio
- 26/01/2012 19:56 - Pastinha - O menino que virou Mestre de capoeira
- 24/12/2011 11:46 - Competição: Rio-pedrense é vice-brasileiro de capoeira




































O Portal Capoeira tudo fará para manter este espaço de manifestação democrática dentro do mais alto nível de ética e responsabilidade podendo a qualquer momento apagar qualquer conteúdo que infrinja nossa política de publicação.