Em comemoração aos 50 anos de capoeira do mestre Suassuna, o Sesc Taubaté, junto com a Academia Ginga Vale, tem programação especial para este encontro que vai unir capoeiristas de Taubaté e Vale do Paraíba, com participações importantes de mestres do esporte no Brasil.
Sesc Taubaté promove programação especial sobre capoeira
O SESC Taubaté tem em sua programação uma homenagem especial ao mais brasileiro dos gingados: a capoeira. Com a presença da Academia Ginga Vale, será comemorado os 50 anos de capoeira do mestre Suassuna.
O evento visa reunir os capoeiristas de Taubaté e região e contará com importantes mestres do esporte no Brasil. A capoeira será apresentada nos seus três estilos: Angola, Regional e Contemporânea. A de Angola é mais antiga, tem um bailado lento e é mais de chão, na rasteira, enquanto a Regional é mais no alto, usa-se muito as mãos; a Contemporânea une os dois estilos.
Antes dos anos 30, um 'capoeira' era visto com marginal, porque praticava essa luta tida como violenta. Foi mestre Bimba quem a apresentou ao presidente Getúlio Vargas, e desde então, passou a ser considerada uma arte marcial.
O homenageado chama-se Reinaldo Ramos Suassuna, é nascido em Ilhéus e criado em Itabuna. Veio pra São Paulo na década de 50 e, em 1967, fundou na capital paulista a Academia Cordão de Ouro. Cinco anos depois, recebeu Cerificado de mestre Bimba, um reconhecimento por todo o trabalho desenvolvido na grande metrópole, em nome da cultura brasileira.
Programação:
Ginga Vale – “ 50 anos de capoeira do mestre Suassuna”
Encontro de capoeiristas de Taubaté e do Vale do Paraíba com a participação de grandes mestres de capoeira do Brasil.
Realização: SESC Taubaté e Academia Ginga Brasil
Mesa Redonda
capoeira: Passado, presente e futuro.
Com os Mestres: Suassuna, Esdras, Tarzan e Delmar
Mediação: Beto Kavalcante
Dia 21, 19h
Circo
Roda de Conscientização
Debate sobre as perspectivas do futuro da capoeira o Brasil.
Com os Mestres: Suassuna, Quebrinha, Tarzan, Claúdio, Esdras, Lobão, Delmar e participantes do encontro
Dia 22, às 18h
Aulas abertas
Dia 21
Com mestre Lobão e Tarzan
Às 20h30
Dia 22
Com mestre Delmar e Claúdio
Às 19h
Dia 24
Com mestre Claúdio – capoeira Angola
Às 9h30
Com mestre Suassuna
Às 10h30
Dia 25
Com mestre Claúdio – capoeira Angola
Às 9h30
Rodas Abertas
Com os Mestres: Suassuna, Claúdio, Tarzan, Esdras, Lobão, Delmar e Quebrinha.
Dia 22, às 20h30
Dia 25, às 10h30.
Formatura do CAF – Curso de aluno formado da Academia Ginga Brasil
Dia 23, às 19h.
XLIX Batismo de capoeira da Academia Ginga Brasil
Dia 24, às 14h.
Realização: SESC Taubaté e Academia Ginga Brasil
Inscrições antecipadas na central de atendimento e na Academia Ginga Brasil.
Vagas limitadas. Grátis.
- 18/08/2010 14:34 - Encontro de Capoeira para a Juventude
- 10/08/2010 23:48 - Documento não contempla profissão de capoeirista
- 04/08/2010 19:03 - Radionovela – Mestre Pastinha e Bimba
- 29/07/2010 14:21 - Rio de Janeiro: Berimbau com sotaque
- 15/07/2010 13:34 - Paraná: Dia Estadual da Capoeira e Ofício dos Mestres
- 14/07/2010 13:26 - Grupo Coquinho Baiano lança CD
- 07/07/2010 16:12 - IPHAN: Chamada Pública de currículos para o Pró-Capoeira







































O Portal Capoeira tudo fará para manter este espaço de manifestação democrática dentro do mais alto nível de ética e responsabilidade podendo a qualquer momento apagar qualquer conteúdo que infrinja nossa política de publicação.