Beleza e Feminilidade na “Roda de Saberes” em Uberaba
22 Mar 2015

Beleza e Feminilidade na “Roda de Saberes” em Uberaba

Capoeiristas competiram em concurso de miss e roda de saberes em Uberaba Terceira edição de festival marca Dia Internacional da Mulher e

22 Mar 2015

Capoeiristas competiram em concurso de miss e roda de saberes em Uberaba

Terceira edição de festival marca Dia Internacional da Mulher e ofereceu também mesa redonda e curso. Evento foi gratuito e celebra avanço no nível técnico das atletas

Em Uberaba, a roda de capoeira e a passarela serão exclusivamente delas no fim de semana. A terceira edição do Festival Feminino de Capoeira marcou a comemoração do Dia Internacional da Mulher. Com entrada gratuita para mulheres, o evento foi dividido em três partes e organizado pelo Centro Cultural de Capoeira Águia Branca. O tema “O Jogo das Amazonas” se refere à lenda de tribos femininas brasileiras com poder de combate, que inspiraram o batismo do estado e do Rio Amazonas.

A mesa redonda “Mulheres, Diversidade, Luta e Resistência”, ocorreu no sábado, no anfiteatro da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), antecedeu o festival. A abertura oficial ocorreu com o concurso de Miss Capoeira, no qual as capoeiristas competiram nas categorias infantil, juvenil e adulta. A disputa ocorreu no Teatro Experimental de Uberaba (TEU).

Na primeira fase, as atletas realizaram apresentações solo da modalidade para julgamento técnico, de flexibilidade e equilíbrio dos movimentos. Na avaliação em duplas, vale a capacidade de executar sequências e interagir com a oponente. Na terceira e última etapa, a simpatia e atitude são critérios considerados durante um desfile com traje de gala.

Para a organizadora e mestre em educação física Núbia Nogueira, conhecida como Mestre Puma, a igualdade entre os gêneros se faz presente na capoeira e merece ser comemorada.

– Atualmente há um equilíbrio em relação aos homens e crianças, tanto em quantidade quanto em nível técnico. As mulheres jogam de igual para igual, se profissionalizam na capoeira, executam projetos e eventos – afirmou.

O resultado do concurso saiu no domingo, na chácara Flor de Lótus. O último dia de festival trouxe também o curso “Vivência e Experiência Capoeirística”, ministrado pela mestra Vânia Borges, de Guarujá (SP), e festa para as participantes.

Mestre Puma no celular: (34) 8826-7585.

 

 

Título adaptado pelo Editor – Beleza e Feminilidade na “Roda de Saberes” em Uberaba

Título da Matéria Original: Capoeiristas competem em concurso de miss e roda de ginga em Uberaba

 

Fonte: http://globoesporte.globo.com/

 

 

Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

thirteen + 4 =