Mulher na Capoeira Gaúcha
04 Set 2006

Mulher na Capoeira Gaúcha

Miltinho Astronauta, responsável pelo Jornal do Capoeira, "encomendou" há algum tempo um material para Didi, uma das representantes da Capoeira Feminina lá nas bandas

04 Set 2006
Miltinho Astronauta, responsável pelo Jornal do Capoeira, "encomendou" há algum tempo um material para Didi, uma das representantes da Capoeira Feminina lá nas bandas do Sul do Brasil.
Abaixo segue o material que nos foi enviado pelo camarada Milton Cezar, o Miltinho Astronauta.
A  capoeira  feminina no Rio Grande do Sul vem sempre buscando a mobilização e a conquista de espaços.
No mês de março ( 8 á 12), realizou-se o encontro“ Mulheres da Capoeira”, em Porto Alegre/ RS, com apoio da Secretaria de Cultura.
O evento teve rodas, discussões e encaminhamentos, como o anteprojeto de lei que constitua o Encontro Feminino de Capoeira, com verba e representatividade, para isso foi feito abaixo assinado.
 
As capoeiristas gaúchas já tem em sua história muitas conquistas: 3 Encontros Femininos, maior delegação feminina no I Congresso Nacional de Capoeira, aumento do número de oficineiras de capoeira na secretaria de cultura, remuneração nos eventos, convidada feminina no Fórum Gaúcho de capoeira ( C.Mestra Mara / SP, em 2003), entre outros.
 
Apresentação Afro Sul-Encontro Feminino de 2006
Apresentação Afro Sul-Encontro Feminino de 2006 Apresentação Afro Sul-Encontro Feminino de 2006

 
Este ano tivemos ainda: o Grupo Afro Sul, que apresentou dança afro, com os orixás femininos, mesa redonda com Iara Deodoro (coordenadora do Afro Sul),Beatriz (representante da Prefeitura Municipal de POA),Camilo de Lélis(Coordenador da Descentralização de Cultura), Instrutora Regina (grupo Guarda Negra e Departamento Feminino da Liga Regional de Capoeira), Instrutora Didi , Graduada Foca e Monitora Dibarro (grupo Camboatá).
 
Pontos importantes abordados: O olhar da mulher nos projetos sociais, a luta das mulheres, conquistas históricas na sociedade e na capoeira, a mulher negra capoeirista, inclusão, comissão feminina representativa, novos rumos.
Mestre Tucano (grupo Camboatá) fez homenagem ás mulheres e citou a importância de coordenadores de grupos buscarem espaços de igualdade.
 
As mulheres finalizaram o debate   cantando músicas que fazem referência positiva a mulher na capoeira.
O evento encerrou com show organizado pelas mulheres (puxada de rede, maculelê, samba de roda, show com fogo) e roda aberta, no palco da Usina do Gasômetro, com o tradicional pôr-do-sol do Guaíba e grande público presente.
 

É a força da mulher gaúcha na capoeira, conquistando espaços.Parabéns à todos pelo sucesso do evento!
 
Apresentação Afro Sul-Encontro Feminino de 2006 Apresentação Afro Sul-Encontro Feminino de 2006
Apresentação Afro Sul-Encontro Feminino de 2006 Apresentação Afro Sul-Encontro Feminino de 2006
Sugestões, propostas, envie e-mail para:
 
Didicamboata@hotmail.com  (Instrutora Didi)
focacamboata@yahoo.com.br (Graduada Foca)
reginaagnc@hotmail.com  ( Instrutora Regina)
julianadibarro@hotmail.com( Monitora Dibarro)
Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

1 + 19 =