Boa Vista – RR: Casa da Capoeira espaço para a capoeiragem
22 Nov 2014

Boa Vista – RR: Casa da Capoeira espaço para a capoeiragem

Casa da Capoeira é espaço para esportistas e divulgação da arte Local será inaugurado na próxima quinta-feira com café da manhã, apresentação

22 Nov 2014

Casa da Capoeira é espaço para esportistas e divulgação da arte

Local será inaugurado na próxima quinta-feira com café da manhã, apresentação de grupos e recitação de poesias. Espaço é aberto para amantes da arte e população

A Casa da Capoeira está sendo construída em Boa Vista (RR) para reunir os amantes da capoeira e população em geral que queira conhecer o esporte, que também é uma arte. O local, dentro do Parque Anauá, será inaugurado no Dia da Consciência Negra, na próxima quinta-feira, às 9h. Dentro da programação de abertura haverá um café da manhã, exposição de arte plástica, apresentação de grupos e recitação de poesias com o poeta Eliakin Rufino.

Com ideia e execução do Mestre Renato Lopes, que literalmente colocou a ‘mão na massa’ e construiu o espaço com a ajuda de dois pedreiros, o local vai reunir um vasto acervo histórico com dados da capoeira em âmbito mundial, nacional e local. A Casa será aberta para curiosos e todos os grupos que queiram fazer rodas de capoeira.

 A Casa da Capoeira será um pequeno museu e vai reunir material sobre o esporte que não tem na internet. Ela estará aberta para todos os grupos que queiram usá-la. Quem quiser aparecer para uma aula grátis também será bem recebido no espaço do capoeirista. Nossa principal ideia é usar o local como um ponto de divulgação da capoeira – diz Lopes.

Para a inauguração estão confirmadas as presenças de 50 capoeiristas da Venezuela, seis do Acre e praticantes do Amazonas. Quem também estará no local para apresentações e troca de conhecimentos são os mestres Cobra Mansa, Capixaba e Dunga. Da Estônia o professor Cocão será outro presente.

Após ser inaugurada a Casa da Capoeira vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h. A ideia é que depois esteja aberta diariamente, nos três turnos. O idealizador quer que o local incentive novas ações em benefício do esporte.

– A inauguração é só mais um passo do projeto de desenvolvimento da capoeira. Quero depois com a ajuda de parceiros ampliar o horário de funcionamento, inclusive deixo o espaço aberto para que os grupos interessados reservem horários para a realização de aulas de capoeira no local. Espero que a iniciativa incentive a criação de outras casas depois como a do jiu-jítsu, entre outras – fala o Mestre.

Dentro da programação de abertura da Casa da Capoeira, no sábado (17h) e domingo (14h) haverá uma atividade especial no Porto do Babazinho com roda de capoeira, feijoada e show de reggae. 

 

Mão na massa

O Mestre Renato Lopes carregava consigo um antigo desejo de construir uma Casa da Capoeira. Sem querer esperar por ajuda ou apoio, ele mesmo tratou de colocar a ‘mão na massa’. Após um acordo com o Governo de Roraima, o capoeirista começou no dia 16 junho de 2014 a recolher o material que sobrou do arraial realizado no Parque Anauá. Aos poucos a ajuda de apoiadores foi aparecendo.

Após alguns dias recolhendo madeiras (material reutilizável) ele estava com parte do que precisava para iniciar um audacioso projeto. Para isso ele precisava de ajuda e contou com a colaboração de dois pedreiros. Lopes precisou além da habilidade nas rodas e berimbau, de ‘jeito’ com a colher e massa de cimento. No dia 28 de junho começou a obra e a Casa da Capoeira será entregue para a sociedade no Dia da Consciência Negra (20).

Por Bruno Willemon – http://globoesporte.globo.com/

Boa Vista, Roraima

Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

2 + sete =