Gramado: Grande participação no Projeto Capoeira nas escolas municipais
26 Mar 2010

Gramado: Grande participação no Projeto Capoeira nas escolas municipais

É com os dois braços esticados, em um sinal que dimensiona a imensidão, que os alunos da pré-escola e do 1º ano

26 Mar 2010

É com os dois braços esticados, em um sinal que dimensiona a imensidão, que os alunos da pré-escola e do 1º ano da Escola Municipal Maximiliano Hahn respondem à pergunta do diretor de esportes de Gramado, Birinha. Eles dizem “muito”, em uma só voz, quando Birinha pergunta o quanto eles gostam do projeto Capoeira nas Escolas.

O Projeto Capoeira nas Escolas é um sucesso absoluto e os olhos alegres das crianças empolgadas cantando as tradicionais músicas que embalam as rodas de capoeira, deixam isso bem claro. “É uma maneira de ensinar às crianças um pouco da cultura afro descendente e quebrar alguns preconceitos de sociedade”, salienta o diretor de esportes, Birinha.

Mais de 1500 alunos da pré-escola ao 8º ano do ensino fundamental das escolas de Rede Municipal de Ensino participam do projeto que já é um dos mais populares desenvolvidos pela Secretaria de Educação, Esporte e Cultura.

Algumas escolas optaram, em 2010, por integrar a capoeira como atividade extra curricular dentro do período letivo, ou seja, a arte é ensinada aos alunos de pré-escola à 5º ano, durante o horário de aula e não mais em turno inverso. Os alunos de 5º ao 8ª ano ainda mantém o projeto em turno inverso.

“Com a implantação da capoeira em horário de aula, o aumento foi significativo, pois as crianças queriam muito participar, mas alguns pais não tinham como trazer os filhos ao colégio, pois seus horários não eram compatíveis”, informa a diretora da Escola Municipal Maximiliano Hahn, Rosenei Boeira, umas das escolas que realizam o projeto durante o período letivo.

O projeto Capoeira nas escolas atendeu exatamente 1028 alunos em 2009 e em 2010 esse número foi acrescido de mais 500 crianças, o que mostra que a cultura brasileira é motivo de orgulho para os estudantes da Rede Municipal de Ensino.

As escolas municipais que mantém o projeto são: Henrique Bertolucci Sobrinho, Mosés Bezzi, Vicente Casagrande, Dr. Carlos Nelz (CAIC), Senador Salgado Filho, Gentil Bonato, Nossa Senhora de Fátima, Maximiliano Hahn, Pedro Zucolotto e Presidente Vargas. As inscrições devem ser realizadas na secretaria de cada escola.

 

Fonte: http://www.gramado.rs.gov.br/

Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

1 + 13 =