Capoeira, proposta, inovação? e Nicho de Mercado…
07 Fev 2007

Capoeira, proposta, inovação? e Nicho de Mercado…

Em 1928, no Rio de Janeiro, Annibal Burlamaqui (Zuma) publica o livro "Ginástica Nacional (Capoeiragem) Methodizada e Regrada. Nesta obra, o autor 

07 Fev 2007
Em 1928, no Rio de Janeiro, Annibal Burlamaqui (Zuma) publica o livro "Ginástica Nacional (Capoeiragem) Methodizada e Regrada. Nesta obra, o autor  demonstra preocupação com o revigoramento da capoeiragem e defende que ela seja considerada um método nacional de ginástica.
Na decada de 1930 Mestre Bimba cria a "Luta Regional Bahiana" e um método de ensino, levando a capoeira para o ambiente acadêmico. Surgem, então, os conceitos de academia de capoeira, uniforme, graduação, mensalidade, etc…
Antes do leitor avançar pelas linhas d a matéria de Luiz Filipe Barboza, publicada pela versão on line do jornal O Globo , é preciso tentar entender o "nicho de mercado" apresentado no referido artigo e a potencialidade de recursos oferecidos pela capoeira. Cabe ao capoeirista responsável fazer uma leitura e uma reflexão sobre o tema e a proposta, particularmente sobre a proposta de atividade econômica apresentada aos profissionais da capoeira.
 
Qual o limite que devemos assegurar para mantermos a tradição e o respeito pela capoeira que nos foi ensinado e transmitido pelos mais antigos e pela vivência em simbiose com a oralidade, a cultura e o ritual…
 
Fica aberta a sugestão de uma reflexão para que nossos leitores debatam democraticamente o tema, utilizando a ferramenta de comentários no final da matéria.
 
Não é nossa intenção menosprezar ou desrespeitar o personal-capoeira, mas fomentar uma discussão saudável sobre o tema.
 
 
Personal-capoeira: uma boa para quem tem pouco tempo mas quer investir na saúde
 

Publicada em 30/01/2007 às 11h50m
Luiz Filipe Barboza – O Globo Online
 
RIO – Se você é do tipo que não tem tempo para nada e adoraria praticar uma atividade física regular, mas não consegue espaço na agenda para encaixar a academia e acha ginástica e musculação uma chatice, parabéns. Você não está sozinho e… seus problemas acabaram! Para os muito ocupados que não querem ficar encalhados nesta de sedentarismo e só trabalho, existe a personal-capoeira, uma opção de exercício que pode ser divertida, saudável e, claro, muito eficiente contra o estresse ( saiba mais sobre capoeira ). É isso mesmo que você entendeu, com todas as letras: aula-particular-de-capoeira ( Nós testamos !) É o "paranauê-paraná" que cabe em qualquer rotina, por mais apertada que seja: a capoeira na hora e no local de preferência do cliente. Abra os olhos para o remelexo do pandeiro e viaje no som do atabaque, porque o berimbau está chamando para jogar.
 
Jean Carlos Chaves de Ávila, 36 anos, capoeirista desde os 11 e mestre há 9, aponta outra vantagem da aula particular, que não só a da flexibilidade do horário: para os tímidos, é perfeito. Quem se sentiria inibido de arriscar os primeiros gingados numa roda cheia de gente certamente fica bem mais confortável diante apenas do professor. ( Assista ao vídeo )
 
– Às vezes a timidez é tão grande que o aluno tem medo de sair para uma roda de capoeira, de se expor, por vergonha. Aqui é só aluno e professor e eu o ajudo a vencer essa timidez – diz.
 
A engenheira Helena Duarte, de 28 anos, aluna de mestre Jean, é um exemplo.
 
– Eu tinha vergonha no início e sempre fui muito tímida, mas a capoeira vai me ajudando a me soltar. O mestre faz a gente cantar, gingar, isso ajuda bastante a ficar menos retraída – conta.
 
Os ensinamentos vão sendo passados na cadência do aluno, que não precisa ficar sem graça de exibir a cintura dura, ainda não trabalhada pela capoeira. Quem faz aula particular costuma desenvolver até mais rápido do que os demais.
 
– O aluno do personal geralmente evolui dois ou três meses na frente de quem está num grupo. Em seis ou sete meses ele pode pegar a corda de iniciante, enquanto o outro vai levar um ano – revela.
 
Ao preço de R$ 80 mensais, com uma aula por semana de uma hora a uma hora e meia, mestre Jean ensina os segredos da capoeira. No pacote está a participação, uma vez por mês, numa roda com outros capoeiristas, para que o aluno coloque em prática o que aprendeu nas aulas particulares. Além dos movimentos do jogo, mestre Jean passa informações sobre a história da capoeira no Brasil, num bate-papo enquanto o treino se desenvolve.
 
– A pessoa também aprende a tocar os instrumentos e a cantar as ladainhas – complementa o professor. 
 
Personal-CapoeiraOs primeiros 20 minutos das aulas são de aquecimento e alongamento. Mestre Jean destaca que é muito importante estar com a região da cintura bem aquecida, por se tratar de uma área do corpo muito exigida na capoeira. Por falar em corpo, se você está pensando naquelas desculpinhas tradicionais para continuar parado na inércia, o professor vai logo adiantando: para praticar capoeira não há idade ou qualquer pré-requisito. Basta consultar um médico antes e obter um atestado informando não haver problema de saúde que impeça a prática de exercícios. Para quem preferir não fazer a aula sozinho e quiser formar um grupo com amigos ou colegas de trabalho, também há pacotes, diz Jean. No mesmo esquema: os alunos escolhem a que horas e em que lugar terão as aulas.
Estou há quatro meses na capoeira. Perdi 30 quilos
 
– Tem uns que fazem para perder peso, outros porque não têm ginga, balanço, ou não conseguem andar direito. Às vezes as pessoas pensam que não têm coordenação motora, ou são muito pesadas, ou sem agilidade. Nada disso é empecilho. E é exatamente para esse pessoal que a capoeira será mais útil. As pessoas chegam à aula e com o tempo vão adquirindo tudo aquilo que imaginavam jamais serem capazes de conseguir – garante.
 
Os benefícios da capoeira para a saúde são muitos. Ela ajuda a emagrecer e a deixar o corpo no ponto. Não é à toa que a procura aumenta no verão, época de exibir as partes mais escondidas. Mestre Jean lembra, no entanto, que, para arrebentar na estação do calor, é bom começar a gingar antes, no cair das folhas do outono, no friozinho do inverno ou mesmo nos primeiros sinais das flores da primavera. E dá a dica:
 
– Depende muito da dedicação do aluno, mas, em geral, depois de dois ou três meses a pessoa começa a sentir no corpo os resultados do trabalho.
 
Com a palavra, de novo, Helena:
 
– Estou há quatro meses na capoeira. Perdi 30 kg neste período, hoje peso 60kg. Estou felicíssima. Além de me emagrecer, a capoeira é tratamento para várias coisas, até para a alma.
 
Então, está esperando o quê? Dê um rabo-de-arraia na preguiça, uma rasteira na timidez e entre na roda.
 
Mestre Jean: contato pelo telefone 9208-8552

Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

11 + thirteen =