Quem e quando inventou a Graduação?
06 Mar 2006

Quem e quando inventou a Graduação?

Irapuru Iru Pereira, colunista do Jornal do Capoeira, lança um desafio interessante à nossa comunidade capoeirística: QUANDO PASSAMOS A USAR Corda, Cordel

06 Mar 2006
Irapuru Iru Pereira, colunista do Jornal do Capoeira, lança um desafio interessante à nossa comunidade capoeirística: QUANDO PASSAMOS A USAR Corda, Cordel ou Cordão?
Nós sabemos que Mestre Bimba, em determinado momento, instituiu o uso de Lenços de Seda, com variadas cores em função "do grau" de cada aluno.
 
Mas a questão é: Quando passamos a usar as cordas e variantes como graduação?
Em que momento se deu esta "instituição"?
Isto teria acontecido ainda na Bahia, ou é resultado do Regulamento Nacional de Capoeira, organizado por Damianor Ribeiro de Mendonça, no Rio de Janeiro, em 1972, quando a capoeira estava sob a tutela da Confederação Brasileira de Pugilismo? Ou seria ainda que os capoeiras paulistas, inspirados por outras artes marciais – que adotavam faixas como graduação – acabaram "colocando na cintura" suas graduações de mestres?
 
 
A matéria do camarada Irapuru Iru, intitulada "Maranhão – E A CORDA, QUEM INVENTOU?" está disponível no www.capoeira.jex.com.br 
 
 
Vamos ver que "jogo dá" esta pesquisa!

",0] ); D(["ce"]); D(["ms","1bcf"] ); //-->

Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

fifteen + 13 =