Alemanha: Campeonato Alemão de Capoeira
22 Mar 2006

Alemanha: Campeonato Alemão de Capoeira

Entre os dias 12 e 14 de Maio , será dado na cidade de Nuernberg um grande passo rumo a inclusao da

22 Mar 2006
Entre os dias 12 e 14 de Maio , será dado na cidade de Nuernberg um grande passo rumo a inclusao da Capoeira como esporte de demonstração na Olimpiadas de 2012.

 

Isso é o que pretende o Deutsch Verein für Capoeira , na pessoa do Presidente da entidade, Mestre Paulo Sorriso ”Estamos na luta a muito tempo aqui em territorio europeu no sentido de unir os grupos em busca de uma colocao da Capoeira como esporte olimpico e o primeiro passo para isso foi a fundação da Federeção Alemã de Capoeira e o evento que já conta com a participacao e o apoio de varios atletas e patrocionadores”

 

O formato do evento segue as regras estabelicidas pela FICA ( Federação Internacional de Capoeira) , onde é ressaltado o aspecto esportivo dessa arte brasileira , mas sem perder o vinculo com os traços culturais e com a historia de luta pela liberdade que a acompanha.

 

 {mosimage}A realizacao do 1° Deutschermeisterschaft, assim como outros eventos que já comecam a mobilizar a comunidade capoeirista na Alemanha, é muito importante para a divulgação e consolidação do esporte. Segundo Daniel Barboza, professor do Grupo Berimbau – Frankfurt, "as regras a serem seguidas durante a competição representam um grande desenvolvimento. Elas qualificam a capoeira como esporte olimpico". Contudo, vale ressaltar que "os valores lúdicos e culturais também estao envolvidos no campeonato, contando pontos na avaliação". Nas escolas, continua o desafio de aprender as regras, estudar e desenvolver os elementos caracterítiscos da capoeira. "Nada é perdido, apenas colocado de maneira diferente, com o intuito de agregar características importantes ao esporte e, assim, incluí-lo na categoria olímpica", completa Barboza

 

No Brasil já sao sentido os reflexos da fundação da Federacao Alemã de Capoeira e do campeonato alemão, de acordo com Mestre Rosa do grupo Barauna ”Sou a favor da capoeira competicao e que tambem faça parte um dia de uma olimpiada e outros jogos mundiais. Aqui no Brasil estamos trabalhando para que isso aconteça e um Campeonato em territorio europeu com esse objetivo é algo de muita valia”

 

O campeonato é aberto aos praticantes de capoeira regional e angola, de ambos os sexos e de todas as idades. No dia 12 será realizado o curso de arbitragem visando formar um quadro fixo de juizes para futuras competições, tal como o já planejado campeonato mundial no mês de novembro.

 

{mosimage} Os organizadores pretendem dessa maneira conseguir a união tão desejada em busca de um ideal comum , que é o crescimento da capoeira em territorio europeu de uma maneira organizada , com qualidade e respeito as tradições e diferenças entre estilos.

Mestre Paulo Sorriso
Fabiano Ferrari Siqueira

Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

13 + 6 =