Batizado Arrepiado Capoeira Cordão de Ouro Acre
18 Nov 2009

Batizado Arrepiado Capoeira Cordão de Ouro Acre

A capoeira na Apae – Ac, nasceu de um programa da Secretaria de Esporte do Estado, mas só durou um ano. Desde então

18 Nov 2009

A capoeira na Apae – Ac, nasceu de um programa da Secretaria de Esporte do Estado, mas só durou um ano. Desde então atendo os alunos especiais de forma voluntária. Durante seis mêses do ano, o projeto ganha um incentivo da Prefeitura de Rio Branco, através da Lei Municipal de  Incentivo à Cultura, mas para isso escrevo um projeto com todas as exigências do edital.

Esse ano vamos trazer o Mestre Brasília. Ele nunca veio ao Acre, está muito ancioso. O Professor Espirrinho já veio 3 vezes (com essa).

O legal deste ano é que o evento caiu na mesma data da Consciência Negra, que também é bem difundida pelas entidades do movimento e apoiadas pela Prefeitura e Estado. Com certeza vai ser um grande evento!

A capoeira na APAE tem um foco diferente, mais específico. Por ser multidisciplinar e multicultural, a modalidade se relaciona bem com os alunos, que se expressam sempre de maneira sincera e bem expontâneas. Isso mostra que com eles não se brinca, mas oportuniza-se as formas de brincar, com a ludicidade própria da capoeira. Vemos que a cada dia suas limitações viram possibilidades, da forma que bem entenderem e antes, suas “classificações”, viram qualificações.
Temos então um leque, extenso e variado de formas de trabalho através da prática da capoeira, com seus rituais, cantos e códigos. O batizado é o ponto alto do trabalho, um momento de confraternização. Colocam em evidência tudo o que conseguiram aprender durante o ano de treinamento. Toda sociedade vem prestigiar, eles dão entrevistas, tiram fotos, brincam, jogam, cantam, são vistos e isso para eles faz com se sintam incluídos, mesmo que por um dia, pois sabemos que a realidade é bem diferente.

Mesmo assim vale a pena, pois damos um alição de superação, uma verdadeira inspiração para uma maior valorização da vida.
Esse é o meu trabalho, minha vida. Não faço outra coisa a não ser trabalhar com projetos (especiais e crianças em risco social). Se não tenho apoio, trabalho mesmo assim. Tenho 28 anos e 20 de capoeira, faço parte da família Cordão de Ouro.

Um grande abraço.

Axé

Everton Silva Leodegário
CM. Arrepiado
Rio Branco-Acre

Programação do Evento CDO CM. Arrepiado – Acre
(Supervisão Mestre Suassuna CDO-SP)

Dias 20 e 21 de novembro

V – Batizado e Troca de Cordas “Capoeira na APAE – AC”.
I – Batizado “Academia CDO CM. Arrepiado”
I – Batizado de Capoeira “Espaço Cultural Neném Sombra”

Presença confirmada do Mestre Brasília, um dos renomados Mestres que fundaram o Grupo Cordão de Ouro!

E Instrutor Espirrinho, de São Paulo.

Programação

Dia 20 de novembro (sexta-feira)
Escola APAE-AC (Conj. Esperança)
Hora: 9h Cerimônia de entrega de instrumentos e uniformes.
Roda e mesa de frutas

Mercado Velho
Hora: 18h  Em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra a Academia CDO CM. Arrepiado fará uma programação Especial em parceria com entidades ligadas ao movimento Negro de Rio Branco.

Aulão, Roda e muito AXÉ!

Dia 21 de novembro (sábado)
Usina de Arte  
Hora: 17h
V – Batizado e Troca de Cordas “Capoeira na APAE – AC”.
I – Batizado “Academia CDO CM. Arrepiado”
I – Batizado de Capoeira “Espaço Cultural Neném Sombra”
Rodas, palestras e muito mais!

Contatos:
9977-4990
arrepiadocdoacre@hotmail.com

Apoio:
Lei Municipal de Incentivo a Cultura – FGB

Patrocínio:
Banco do Brasil
Hotel João Paulo
ABRASEL

Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

11 + doze =