Campinas: ZUMBIMBA – 2008
11 Nov 2008

Campinas: ZUMBIMBA – 2008

No dia 15 de julho de 2008, a Capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural e registrada como Bem Cultural de Natureza Imaterial,

11 Nov 2008

No dia 15 de julho de 2008, a Capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural e registrada como Bem Cultural de Natureza Imaterial, confirmando ser importante manifestação brasileira. Nesta perspectiva, a Filhos de Bimba Escola de Capoeira comemorará a 17ª ZUMBIMBA, festa anual em homenagem ao Mestre Bimba e a Zumbi dos Palmares. Ambos, brasileiros negros que criaram estratégias de resistência e lutaram contra o apagamento ou marginalização de seus ideais, cultura e filosofia de vida, tornando-se assim grandes heróis da História do Brasil.

A ZUMBIMBA começa no dia 20 de novembro, dia Nacional da Consciência Negra e terminará no dia 23. São quatro dias de celebração. Nesta festa estarão presentes parentes e amigos dos capoeristas, alunos formados e professores de diversas partes do Brasil e do mundo e apreciadores da Capoeira. De acordo com a programação do evento, os dois primeiros dias ocorrerão no Forte da capoeira, no Santo Antônio Além do Carmo, a partir das oito horas da manhã. Nestes dias, serão realizadas rodas de capoeira, diversos cursos, apresentação da Turma do Bimba e das Tijubinas, além da entrega do certificado do “Regional do Ano”, prêmio dado ao capoeirista destaque nas rodas de sábado na escola. No terceiro dia – 22 de novembro – acontecerá a Formatura, a partir das 10h, na Fundação Mestre Bimba – FUMEB, no Pelourinho. No último dia – 23 de novembro – haverá uma roda de capoeira na Praça do Mestre Bimba em Amaralina, às 10h como homenagem ao aniversário do criador da Capoeira regional.

Todos os dias serão especiais para Capoeira, porém neste ano, como já foi dito, acontecerá a Formatura que, em seu sentido mais comum, é o fim do caminho, a linha de chegada. Todavia, para a Capoeira Regional é o momento mágico em que os alunos iniciam sua trajetória de capoeristas. É o começo, o ponto de partida. Segundo Mestre Nenel, Presidente da Fundação Mestre Bimba e Mestre responsável pela Filhos de Bimba Escola de Capoeira: a formatura é o momento em que o aluno já está preparado “para encarar tanto a capoeira na roda quanto a capoeira da vida”. É um momento ímpar em que os formandos são prestigiados em uma grande festa, acompanhada por muita música.Os discípulos do Mestre Bimba e outros capoeiristas fazem uma roda em homenagem aos formandos, ocorre apresentação de um belíssimo Show cultural, com direito a Samba de roda, Maculelê e Puxada de Rede. Os formandos assistem a tudo, mas o ponto alto do evento é quando estes podem demonstrar sua destreza e habilidade nas artimanhas da capoeiragem. Ao final recebem uma medalha que tem a mesma simbologia de um diploma.

Sem dúvida, estes serão dias de muita festa e alegria em que se celebrará a Capoeira Regional e suas tradições. Além disso, será possível divertir-se muito e conhecer um pouco mais da tão dinâmica e plural Cultura Brasileira. O evento é aberto ao público e não há necessidade de comprar ingressos. No sábado, dia da Formatura, a entrada será trocada por um quilo de alimento não perecível a ser doado a uma Instituição sem fins lucrativos.

Luciana Sacramento Moreno Gonçalves. Mestre em Educação pela Universidade do Estado da Bahia – Uneb.

Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

11 + eight =