06 Jan 2006

Capoeira Angola: Encontro internacional reúne capoeiristas em Salvador

Nesta quarta-feira (04) acontece em Salvador o II Encontro Internacional de Capoeira Angola. O evento realizado pelo Grupo Semente do Jogo de

06 Jan 2006
Nesta quarta-feira (04) acontece em Salvador o II Encontro Internacional de Capoeira Angola. O evento realizado pelo Grupo Semente do Jogo de Angola reunirá mestres e praticantes de Capoeira de diversos países com o objetivo de intercambiar idéias e aprofundar conhecimentos sobre a Capoeira Angola, gênero difundido pelo mestre Pastinha.
 
Estão sendo esperados visitantes de países como Canadá, Estados Unidos, Grécia, Alemanha, além de delegações de outros Estados do Brasil. Na oportunidade, serão realizadas oficinas de fabricação de instrumentos, palestras sobre cultura africana e ecologia, debates com renomados mestres da Capoeira Angola e ainda o lançamento do livro "Capoeiristas na cidade Bahia".
 
As atividades acontecerão no espaço Casa da Mandinga, no Garcia. A abertura será na Praça da Lapinha, Liberdade, e o encerramento na cidade de Cachoeira de São Félix, no Recôncavo.
 
A Capoeira Angola é uma das principais formas de resistência do povo negro no Brasil. Com o misto de dança e luta, era praticada pelos africanos escravizados, fazendo com que estes se preparassem para alguma rebelião ou conflito. Hoje a Capoeira Angola é conhecida em todo o mundo, despertando a curiosidade de brasileiros e estrangeiros.
 
PROGRAMAÇÃO
 
Dia 04
15h – Roda em frente à Igreja da Lapinha – Liberdade
 
Dia 05
16h30- Roda para os participantes na Casa da Mandinga, Rua José Alves Ferreira, n.º 165, Garcia.
 
Dia 06
17h- Palestra com Prof. Jorge Conceição – “Capoeira Angola e o resgate da ancestralidade ecológica”, na Casa da Mandinga, Garcia.
 
Dia 07
9h – Oficina de fabricação de Berimbau e Caxixi, na Casa da mandinga, Garcia.
17h – Roda aberta
 
19h30 – Coquetel, exposição de fotos e lançamento do Livro "Capoeiristas na cidade Bahia" de autoria do Contra Mestre Bel, na Casa da Mandinga, Garcia.
 
Dia 08
10h- Encerramento do Encontro com Roda na Praça principal de Cachoeira de São Félix, no Recôncavo baiano.
 
Mais informações pelo tel: (71) 3328-5756 / 8101-7320 (Fábio Mandinga) ou no site:
 
Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

4 + 7 =