CAPURAPAZ
08 Abr 2005

CAPURAPAZ

SE VOCÊ É CAPOEIRA, NÃO FIQUE DE FORA DESSE GRANDE EVENTO.15/05/2005 – Tatuápé – SP JUSTIFICANDO O EVENTO – CAPURAPAZ A capoeira como

08 Abr 2005
  • SE VOCÊ É CAPOEIRA, NÃO FIQUE DE FORA DESSE GRANDE EVENTO.
    15/05/2005 – Tatuápé – SP

JUSTIFICANDO O EVENTO – CAPURAPAZ

A capoeira como uma manifestação da cultura popular na atual sociedade, se apresenta como uma das atividades mais completas, pois envolve um misto de dança, luta e jogo. Além disso, o seu processo histórico, o qual suas origens estão arraigadas a nossa história, nos leva a uma viagem ao passado, reconstruindo valores e fatos ocorridos no Brasil, trazendo aos dias de hoje a marca e a força dos agentes formadores de nossa cultura. Ao mesmo tempo em que a capoeira transmite informações sobre a história do nosso país, a mesma gera muito prazer ao público com o seu aspecto lúdico e combatente.

Esta manifestação foi proibida e severamente perseguida durante muitos anos. Atualmente, a capoeira é considerada como um dos mais ricos e legítimos símbolos da nossa cultura popular, estando presente nas escolas, nas universidades, nos clubes, nas academias, nas ONG’s, nos projetos sociais e em diversos países.

Porém, devido a essa popularidade, precisamos ter uma melhor compreensão acerca desta manifestação, pois estamos observando que na atual sociedade, as pessoas não estão entendendo e muito menos respeitando o processo histórico que a constituiu.

Neste sentido, acreditamos que seja necessário compreendermos a capoeira como uma manifestação da cultura popular capaz de contribuir para a elevação da auto-estima, o desenvolvimento da consciência crítica e para a construção de uma sociedade mais justa para os cidadãos brasileiros.

Sendo assim, nós, brasileiros, profissionais, praticantes dessa manifestação popular brasileira, passamos a ter uma grande responsabilidade com o futuro dessa arte e com as próximas gerações que irão conhecê-la através de nosso trabalho.

Entretanto, torna-se necessário oferecer ao grande contigente de profissionais, praticantes e estudiosos desta manifestação, informações que proporcionem não apenas um resgate histórico e cultural das origens e dos fundamentos da capoeira, mas também palestras, vivências e oficinas culturais que possibilite o desenvolvimento de reflexões e discussões acerca dos conhecimentos, saberes e fatores que influenciam diretamente a nossa sociedade e a prática da capoeira.
 

 

Objetivos do evento:

  • Refletir sobre a capoeira na atual sociedade;
  • Conscientizar as crianças, adolescentes, jovens e adultos sobre os problemas que afetam diretamente a nossa sociedade: a violência urbana e o uso de drogas;
  • Proporcionar experiências, oficinas, momentos de lazer e troca de informações entre os diversos capoeiristas;
  • Difundir a capoeira ao público.

Nome do evento: CAPURAPAZ

Local: Praça Sílvio Romero – Tatuapé

Data: 15 de maio de 2005 – domingo

Horário: 11h às 19h – Palestras, oficinas e vivências culturais de capoeira


mais informações: marcelo_lampanche@hotmail.com

Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

Deixar um Comentário