Comemoração dos 30 anos de Capoeiragem do Mestre Caramuru e do Contramestre Milani
02 Jul 2016

Comemoração dos 30 anos de Capoeiragem do Mestre Caramuru e do Contramestre Milani

  Comemoração dos 30 anos de Capoeiragem do Mestre Caramuru e do Contramestre Milani   Convívio, Workshops e Roda de Capoeira em

02 Jul 2016

 

Comemoração dos 30 anos de Capoeiragem do Mestre Caramuru e do Contramestre Milani

 

Convívio, Workshops e Roda de Capoeira em comemoração aos 30 anos de “caminhada” do Mestre Caramuru (Renivaldo Caramuru Pdb) e do Contra Mestre Milani (Luciano Milani)

Julho/2016 – Porto

 

 

Mestre Caramuru - (Foto Nélia Azevedo)

 

CAMINHADA:

Renivaldo Rodrigues de Jesus, Mestre Caramuru, nasceu em 1974. Deu seus primeiros passos na Capoeira no ano de 1984, na cidade baiana de Itajuipe. Em 1990, com apenas 16 anos, Caramuru partiu para a capital, Salvador, para trabalhar. Lá, começou a treinar com o Mestre Cabeudo, que, na época, ensinava na Praia do Porto da Barra e mantinha um trabalho de capoeira no bairro de Nazaré. Caramuru treinou por mais de um mês, porém parou de ir às aulas, pois não tinha dinheiro para pagar a mensalidade.
.
Certo dia, Cabeludo o viu na rua, treinando e perguntou porque ele havia parado de ir as aulas. Após explicar os motivos, Cabeludo lhe disse que retornasse aos treinos, pois não havia dinheiro que pagasse ter uma pessoa com tanto desejo e força de vontade de aprender a Capoeira. E assim o Mestre Caramuru retoma seus treinos no Grupo Porto da Barra.
.
Em 1996, Caramuru, já graduado Instrutor, retornou para a sua cidade natal, Aurelino Leal, onde passou a ensinar a Capoeira para seus irmãos e outras crianças da cidade.
.
Em 2003, seu irmão, Professor Baterista, o leva para Espanha, em seguida para Portugal, onde se estabelece e até os dias atuais mantém um forte trabalho de capoeira na cidade do Porto.
.
Mestre Caramuru é considerado um dos mais fiéis discípulos do Mestre Cabeludo e dos ensinamentos do Mestre Bimba e do Mestre Vermelho 27. Sua seriedade o tornou extremamente conhecido e admirado em Portugal e na Europa.
.
Além da filial do Porto, o Mestre Caramuru ainda mantém sua antiga filial na cidade de Aurelino Leal, e outra na cidade de Ubaitaba/BA.

 

Contramestre Milani - (Foto Nélia Azevedo)

 

CAMINHADA:

Luciano Milani: Contramestre, Pesquisador, Editor e criador do Portal Capoeira – www.portalcapoeira.com

Iniciou na Capoeira no ano de 1984. Seu primeiro Mestre foi Silvestre Grupo Capoeira Vera Cruz (discípulo de Mestre Caiçara).

Em 1986 fez parte do Grupo Cordão de Ouro sob a tutela do Mestre Flavinho Tucano, tendo como paraninfo o grande Mestre Brasília.

No início dos anos 90 ingressou na Casa de Capoeira de Malungos, convivendo com grandes Capoeiras, dentre eles, Pedro Miguel, Baiano, Gué, Lelo, Gia, os irmãos Ulisses e Flavinho Guaiamum, Peixe-Crú e Tucano Preto.

Em 1996 passou a integrar o grupo Guerreiros do Abaeté de Mestre Chumbinho, onde se formou Professor.

Em 2004 cria o Grupo Capoeira Mogadouro em Portugal, e inicia o Portal Capoeira www.portalcapoeira.com

Em 2013 é formado Contra Mestre de Capoeira.

Em 2016 passa a fazer parte do Grupo “Arte Nossa Capoeira” do Mestre Pernalonga.

 

* Fotos e Design – Nélia Azevedo

Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

7 − 3 =