II Festival Internacional da Capoeira no Mindelo
25 Nov 2006

II Festival Internacional da Capoeira no Mindelo

Perto de quinhentos capoeiristas são esperados na segunda edição do festival internacional de capoeira da Academia Liberdade Expressão, evento que decorre de

25 Nov 2006
Perto de quinhentos capoeiristas são esperados na segunda edição do festival internacional de capoeira da Academia Liberdade Expressão, evento que decorre de hoje a 2 de Dezembro, na cidade do Mindelo.
A abertura do festival acontece na Rua de Lisboa, com um espectáculo de ritmo e expressão corporal envolvendo centenas de capoeiristas ao longo da avenida. “O espectáculo vai contar a história da escravatura. Vamos colocar em evidência as diversas facetas da capoeira: o lado cultural, a dança, a luta… A capoeira é uma cultura homogénea mas, quando se expõe, torna-se heterogénea”, explica Xexéu.
 
Para este encontro internacional, a Academia já assegurou a presença do Mestre China, Mestre Jó, Professor Boca d’Peixe, Professor Jurado, Professor Adílio e de um instrutor que virá de Portugal. Paralelamente, a organização conta com um número expressivo de alunos que virão de determinados países europeus, especialmente das Canárias e da Espanha. Os convidados chegaram a S. Vicente ontem e logo nessa noite houve uma Roda do Galo, que se prolongou pela madrugada dentro.
 
“A expectativa é que este encontro sirva para a troca de informação e de experiência. Existe a minha filosofia, a filosofia dos outros e a verdadeira. É necessária a troca de ideias e ninguém deve ter medo de ser questionado”, defende Carlos Xexéu.
 
O programa do festival inclui actividades ao ar livre, destinadas à comunidade, e outras internas, viradas somente para os capoeiristas. Em princípio, uma centena de alunos será baptizada durante o evento e outros cento e cinquenta vão fazer a troca de graduação. Segundo Xexéu, o evento vai envolver workshops, rodas, palestras além de uma noite dedicada à cultura negra presente em Cabo Verde. A Academia vai ainda aproveitar o festival para lançar um DVD, colocar à venda os primeiros postais fotográficos da capoeira cabo-verdiana e inaugurar o site da associação Liberdade Expressão.
 
A Semana online – Portugal – http://www.asemana.cv
Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

two × 4 =