22 Ago 2005

Iº Encontro Gingando pela Paz

Caros Mestre, Contra mestres, demais Educadores, No próximo dia 16 de outubro, o Brasil viverá um momento de extrema importância para sua história: O

22 Ago 2005
Caros Mestre, Contra mestres, demais Educadores,
 
No próximo dia 16 de outubro, o Brasil viverá um momento de extrema importância para sua história: O Referendo sobre o Comércio de Armas e Munições.  Pela primeira vez na história, a população de um país irá decidir, através do voto, pela Proibição ou não deste comércio. 
Esta é uma Campanha Cívica, onde o apoio e a participação de cada um é necessária. A vitória do SIM no dia 23 de outubro irá refletir o anseio de uma nação que já não agüenta conviver com tantas perdas e quer dar um BASTA a este mal. Que deseja construir uma nova cultura de paz e de tolerância.
A capoeira sempre esteve presente nos momentos mais importantes da nossa história, mostrando-se defensora da liberdade. Este é o momento de lutarmos para libertar nossa nação deste mal. É hora de demonstrar a nossa força!
Para tanto, gostaríamos de convidá-lo a estar conosco no I Encontro Gingando Pela Paz, na Rua do Russel, 76 – Glória – RJ. Este é um momento de celebração e principalmente de conclamação daqueles que lutam, acima de tudo, pelo ideal de liberdade sob o signo da capoeira. Na ocasião, estaremos realizando nosso 1º Batizado.
Sua participação será extremamente importante, e nos traria muita felicidade.
OBS.: Devido a limitação de espaço, pedimos a confirmação da sua presença, assim como demais participações.
Enviamos maiores informações em anexo. E nos colocamos à disposição para qualquer dúvida.
 
Fraternal Abraço,
 
Flávio Soares
(saudade / RJ)
2555-3777 R: 3241
9923-2746

 

Iº Encontro Gingando pela Paz
 
Rio de Janeiro – Sexta-feira – 2 de setembro  18H00
 
O Gingando Pela Paz:
 
O GINGANDO PELA PAZ é a proposta da criação de um espaço para a construção do conhecimento, fortalecimento e disseminação da cultura da capoeira e demais linguagens da nossa cultura. Um espaço de celebração da vida e reverência à nossa ancestralidade.
 
Proposta:
 
O I Encontro Gingando pela Paz, antes de qualquer coisa, propõe-se a ser uma celebração à cultura, à ancestralidade e a vida. Um momento de confraternização onde pessoas que ostentam a mesma bandeira estarão em comunhão, unidos pelo mesmo ideal: a capoeira.
 
O I Encontro Gingando pela Paz propõe-se a ser um encontro de amigos que atuam para a disseminação e fortalecimento desta arte, que tanto tem contribuído para a história da nossa nação. Pessoas que, através da sua rica linguagem, contribuem para a formação de pessoas mais seguras, conscientes de suas capacidades e acima de tudo, de suas responsabilidades e importância para a construção de uma sociedade mais pacífica.
 
Objetivos:
 
1. Agregar a comunidade capoeirista para a Campanha pelo SIM no Referendo:
 
A capoeira está presente em grande parte das comunidades através de seus educadores. Estes educadores são referenciais para seus alunos, formadores de opinião e importantes mobilizadores de suas comunidades. O apoio desses educadores seria uma força a mais para alavancar a campanha. O I Encontro Gingando pela Paz objetiva convocá-los a mobilizar e articular suas redes para ações de conscientização popular. 
 
2. Batizado dos alunos do Gingando Pela Paz:
 
O batizado é um momento especial para aquele que inicia a sua vida nos caminhos da capoeira. É a sua apresentação à comunidade capoeiristica; quando o aluno, na presença dos mestres, é oficialmente iniciado recebendo seu apelido (nome de guerra) Imprescindível para a formação de um capoeirista consciente de suas raízes.
3. Convidados
 
Mestres, contramestres e professores de capoeira; núcleo de pesquisas da capoeira Arthur Emídio – UFRJ; pesquisadores da cultura da capoeira; representantes da cultura afro-brasileira: Mãe Beata de Iemanjá; Movimentos Culturais: Grupo Pé de Chinelo; Mídia e Cinema: Luiz Fernando Goulard – produtor do longa-metragem: Bimba, A Capoeira Iluminada (projeção dos trailers).
 
PROGRAMAÇÃO (PROPOSTA SUJEITA A ALTERAÇÃO)
 
18H00 – Chegada dos convidados
 
18H30 – Abertura
 
19H00 – Apresentação:
 
Jongo e Tambor de Crioula com o Grupo Pé de Chinelo
 
19H40 – Bimba, A Capoeira Iluminada (apresentação de trailers)
 
20H20 – Apresentação:
  
Crianças do Luta pela Paz
 
20H30 – Roda de Mestres
 
21H00 – Batizado e roda livre
 
22H00 – Encerramento
Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

18 − eighteen =