Paraná: Cinemateca exibe filmes de capoeira, com entrada franca
06 Mar 2008

Paraná: Cinemateca exibe filmes de capoeira, com entrada franca

A mostra inédita, que acontece até o dia 13 de março, na Cinemateca de Curitiba, tem classificação livre e reúne dez filmes,

06 Mar 2008

A mostra inédita, que acontece até o dia 13 de março, na Cinemateca de Curitiba, tem classificação livre e reúne dez filmes, que tem como tema comum a Capoeira.

A Cinemateca de Curitiba exibe, a partir desta quinta-feira (6), filmes brasileiros de diferentes estados do país que têm um tema comum – a capoeira. A 1ª Mostra Nacional Capoeira no Cinema é promovida pelo Centro Cultural Humaitá e tem o apoio da Cinemateca de Curitiba e Riofilme. A mostra inédita, que acontece até o dia 13 de março, tem classificação livre e reúne dez filmes, dos quais sete são documentários. A entrada é franca. A Cinemateca é um espaço cultural de Prefeitura de Curitiba.

O documentário Mestre Bimba, a capoeira iluminada abre a Mostra e terá pré- estréia no dia 6, às 20h. Do dia 7 ao dia 13, as exibições acontecem à tarde, sempre às 16h.

De acordo com o representante do Centro Cultural Humaitá, Adeguimar José da Silva, conhecido na capoeira como Candeeiro, cinco milhões de pessoas praticam a capoeira no Brasil. "Cada vez mais, a capoeira é valorizada pelo seu potencial pedagógico, onde se trabalha a dança, a música, as acrobacias, misturando diferentes linguagens artísticas", afirma o integrante do Centro Cultural. Por causa do interesse de algumas escolas, haverá uma sessão especial para crianças da Região Metropolitana.

O filme que abre a programação da Mostra – Mestre Bimba, a capoeira iluminada – entra em cartaz na programação regular da Cinemateca a partir do dia 7, sexta, até o dia 13. As sessões são às 19h e 20h30.

Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

13 + 18 =