Ribeirão Preto – Acontece: Curso de Capoeira
21 Set 2006

Ribeirão Preto – Acontece: Curso de Capoeira

Capoeiristas são convidados para participar do curso, organizado pelo Centro Integrado de Capoeira. As inscrições custam R$ 35,00 e acontece nesses dois

21 Set 2006
Capoeiristas são convidados para participar do curso, organizado pelo Centro Integrado de Capoeira. As inscrições custam R$ 35,00 e acontece nesses dois dias das 19h às 21h30. “A idéia é que as pessoas se aproximem desse esporte, que faz parte nossa cultura. Vai ser um curso básico de capoeira onde serão resgatados alguns de seus fundamentos”, diz o organizador do evento, professor Ceará do Centro Integrado de Capoeira Tucano Preto.
 
Ricardo Oliveira, conhecido como mestre Tucano Preto é conhecido por dominar os movimentos da capoeira, e, ao mesmo tempo, ser bom cantador, instrumentista, compositor e ser conhecedor dos fundamentos da capoeira em suas raízes. Pela sua experiência e seriedade, ajudou a difundir a capoeira por países como França, Bélgica, EUA, Holanda, Alemanha, Suécia, entre outros países. “É uma boa oportunidade para os capoeiristas se integrarem e conhecerem um grande mestre”, diz Ceará.
 
Após o curso, acontece no dia 23, sábado, das 9h às 11h30, o batizado e troca de cordas dos participantes. O batizado caracteriza-se como uma festa de iniciação do aluno ao mundo da capoeira, onde ele jogará com convidados. Além do batizado haverá a troca de cordas, Maculelê e Samba de Roda.
 
Nesse batizado haverá um grupo muito especial: os alunos da Terceira Idade, com mais de 50 anos, que o professor Ceará dá aulas. As aulas acontecem na UBS- Policlínica do Santo Antônio. “A capoeira apresenta-se como uma ótima opção para a Terceira Idade por ser um ritual de ligação com o corpo, de auto-descobrimento, conscientização sobre si, sobre o ser social que é e sobre o seu corpo. Este trabalho, que proporciona bem-estar ao idoso, é pioneiro na cidade”, explica Ceará.
 
Para este grupo o professor adapta os movimentos da capoeira. "Os movimentos são leves, sem impacto. É importante respeitar o limite e o ritmo da faixa etária”, diz ele. Ceará ainda destaca outros benefícios do esporte para a Terceira Idade. “A modalidade tem um conjunto de atividades que, além de ajudar a pessoa a sair do sedentarismo, melhora a auto-estima, fortalece a musculatura e melhora a coordenação motora". A capoeira para idosos foi tão bem recebida que cogita-se a abertura de uma nova turma.
 
Para crianças, jovens ou idosos a Capoeira é uma modalidade que, além dos benefícios para o corpo, promove um reencontro com as raízes da cultura brasileira. É esporte, cultura e lazer que podem ser conferidos neste fim de semana.
 
Fonte: http://www.riopretonews.com.br/view.htm?id=25502
Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

4 × dois =