Santos: Capoeira e integração são temas da Semana Quintino de Lacerda
05 Mai 2007

Santos: Capoeira e integração são temas da Semana Quintino de Lacerda

Começa na terça-feira (8) a Semana Municipal Quintino de Lacerda, promovida anualmente pela Prefeitura para a realização de ações em defesa da

05 Mai 2007
Começa na terça-feira (8) a Semana Municipal Quintino de Lacerda, promovida anualmente pela Prefeitura para a realização de ações em defesa da igualdade racial. As propostas deste ano são a arte da capoeira e capacitação de profissionais para lidar com as questões raciais. A programação vai até dia 15.
 
A homenagem foi instituída pela lei municipal 2.557, que criou a Semana e dedicou o dia 13 de maio à memória do líder Quintino de Lacerda que chefiou o segundo maior quilombo do país, o do Jabaquara, onde se abrigavam escravos fugitivos das fazendas de café, e se destacou pela defesa dos ideais republicanos.
 
Sergipano e ex-escravo, Quintino de Lacerda foi o primeiro vereador negro do Município, em 1895. Ele morreu no dia 10 de agosto de 1898 e foi enterrado no cemitério do Paquetá.
 
As atividades são organizadas pela Coordenadoria de Promoção e Igualdade Racial e Étnica (Copire), da Secretaria de Assuntos Jurídicos, em parceria com as Secretarias de Assistência Socia (Seas), Saúde (SMS), Educação (Seduc) e Cultura (Secult) e o Conselho Municipal da Comunidade Negra.
 
– Programação:
 
A abertura oficial ocorrerá na terça-feira (8), às 15 horas, no Paço Municipal. O Seminário Regional de Capacitação para Conselheiros da Comunidade Negra será realizado dia 9, às 14 horas, na Universidade Paulista (Unip), e apresentará como temas centrais saúde, mercado de trabalho, mídia e educação.
 
Na quinta-feira (10), o seminário sobre a História da Capoeira terá a participação de professores do Programa de Capoeira do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP) e do Conselho Estadual da Comunidade Negra, na Universidade Católica de Santos que fica na Avenida Conselheiro Nébias, 300, campus Dom Idílio.
 
Na sexta-feira (12), haverá o 1º Festival Integração Regional de Duplas de Capoeira da Baixada Santista no Clube 2004, a partir das 14 horas. E para encerrar as atividades do dia 15, ocorrerá uma sessão solene e a entrega da Medalha Quintino de Lacerda para três pessoas físicas e jurídicas que contribuíram para a promoção da igualdade racial, no Paço Municipal.
 
O prazo para a inscrição dos seminários termina na segunda-feira (7). Os interessados devem procurar a Copire, que fica na Avenida Campos Sales, 125 – 1º andar. Mais informações pelo telefone 3221-6385.
 
http://www.clicklitoral.com.br
 
Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

um × dois =