Taubaté – Encontro visa fortalecer a arte capoeira
03 Ago 2007

Taubaté – Encontro visa fortalecer a arte capoeira

A Academia N’Golo Brasil realiza, neste final de semana, o 2º ENCAT (Encontro de Capoeira em Taubaté). O objetivo é difundir e

03 Ago 2007
A Academia N’Golo Brasil realiza, neste final de semana, o 2º ENCAT (Encontro de Capoeira em Taubaté). O objetivo é difundir e fortalecer a cultura e a tradição relacionada à arte criada por escravos africanos, trabalhadores das fazendas do País na época do Império. O evento também contará com batizado e troca de graduação entre os participantes da modalidade.
 
 
Para o encontro, foram convidadas academias de Taubaté e região, Minas Gerais, Rio de Janeiro e da capital paulista. Entre as presenças confirmadas estão o mestrando Gilmar (Minas Gerais), professor Sabiá (Pindamonhangaba) e mestre Chaminé (Rio de Janeiro), nomes de destaque na preservação das raízes afro-brasileiras, além dos atletas Regiane de Cássia, Fábio Laurentino e Berenalva da Silva, campeões dos Jogos Regionais de Ubatuba, representando Taubaté.
 
 
O instrutor Fábio Laurentino da Silva, mais conhecido como ‘Mação’, acredita que o 2º ENCAT contribuirá também para fortalecer o setor turístico da cidade. "O encontro servirá também para fomentar o turismo local, uma vez que está atraindo participantes de várias partes do País. Eles vêm participar e acabam freqüentando o comércio e as atrações turísticas de Taubaté", destaca Mação.
 
 
Ele acredita que a reunião de capoeiristas deve superar a participação da primeira edição. Em 2005, estiveram presentes mais de 300 adeptos da prática esportiva.
 
 
Durante o ENCAT haverá também oficinas de capoeira angola, jogo de navalha e benguela (ritmo de capoeira contemporâneo). Outra atração será a homenagem ao Olodum, a ser realizada pela Banda de Percussão Odoyá, nos intervalos. O instrutor Mação conta que devem ser apresentadas as músicas mais antigas do grupo baiano. "São musicas que abordam assuntos como racismo e a educação no País", fala.
 
O 2º ENCAT acontece no dia 3, das 20 às 22 h, dia 4 das 14 às 18 h e, dia 5, das 9 às 13 h, na sede social do Esporte Clube Taubaté, localizada na Avenida Benjamin Constant, nº10, no Jardim das Nações, ao lado do estádio ‘Joaquinzão’. A entrada é franca. Os organizadores pedem a quem puder, colaborar com 01 kg de alimento não-perecível (exceto sal), que será destinado às entidades assistenciais do município.

 

 
Mais informações podem ser obtidas através dos telefones: (12) 9114-0793, professor Lazarini, (12) 9103-1042, instrutor Fábio Mação e (12) 9134-6784, com graduada Regiane de Cássia (Soneca)

Diário de Taubaté – http://www.diariotaubate.com.br

 
 
Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

7 + 14 =