Viva ZUMBI 2009
05 Nov 2009

Viva ZUMBI 2009

A CAPOEIRA ABASSÁ DENDÊ MARUÔ é um Centro Integrado de Capoeira dos Estados Brasileiros fundado em São Paulo/SP por Mestre Tucano Preto.

05 Nov 2009

A CAPOEIRA ABASSÁ DENDÊ MARUÔ é um Centro Integrado de Capoeira dos Estados Brasileiros fundado em São Paulo/SP por Mestre Tucano Preto. Nossos objetivos estão focados na valorização da cultura brasileira, tendo como suma importância o trabalho da capoeira nas universidades, escolas, clubes, creches, associações, federações, fundações, objetivando a cultura e o desporto nacional de maneira disciplinar e de hierarquia na socialização do ser humano. Entre outras, integrar os povos no mundo. Nossa filosofia se apresenta no “fazer o bem sem olhar quem”.

 

OBJETIVO

O principal objetivo do Festival VIVA ZUMBI 2009 é a conscientização e reflexão de toda a comunidade, bem como os capoeristas sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e contribuir para o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.

A escolha dessa data não foi por acaso: em 20 de novembro de 1695, Zumbi – líder do Quilombo dos Palmares – foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares.

Então, comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888.

JUSTIFICATIVA

A lei Nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra.

A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.

A criação deste simpósio é importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.

Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados heróis nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.

 

Programação

Sexta feira dia 20/11

https://mail.google.com/a/portalcapoeira.com/?name=d33be9805ff33117.jpg&attid=0.1&disp=vahi&view=att&th=124c41ef35769557

19: 00 aulão de abertura.

Sábado dia 21/11

08; 00 Chegada e credenciamento dos participantes.

09; 00 Capoeira regional com Mestre Tucano Preto.

10:00 Curso com Mestre Mudinho/RJ.

11; 00 Festival de Cantigas de Capoeira.

12; 30 Intervalos para almoço.

14; 00 Oficina de atabaques Profº  Ludiamongo/SP.

15; 30 Oficina de Banguela Profº Gibi/SP.

17; 00 Oficina de Samba de Roda Profª. Kianda/SP.

18; 30 Intervalos “Mesa de Frutas”.

19; 00 Oficina de Jongo com Profº Mariel Marisco/RJ.

21; 00 Noite dos tambores e batizado

22; 00 Confraternização

Domingo dia 22/11

08: 00 Caminhada Ecológica

10:00  Aulão de Capoeira a Beira Mar

Cidades e Estados participantes:

São Paulo
Araçatuba
Auriflama
Barretos
Campinas
Diadema
Guarujá
Itanhaém
Jundiaí
Limeira
Lins
Osasco
Penápolis
Peruíbe
Pindamonhangaba
Registro
Santos
São José dos Campos
São José do Rio Preto
Sumaré
Taubaté
Amapá
Brasília
Ceará
Espírito Santo
Goiás
Minas Gerais
Rio de Janeiro

CAPOEIRA ABASSÁ DENDÊ MARUÔ

www.tucanopreto.blogspot.com

 

Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

5 × 4 =