Mestre Jogo de Dentro
05 Jul 2005

Mestre Jogo de Dentro

Jorge Egidio dos Santos, Mestre Jogo de Dentro, nasceu em Alagoinhas dia 06 de abril de 1965. Ingressou na Capoeira Angola em

05 Jul 2005
Jorge Egidio dos Santos, Mestre Jogo de Dentro, nasceu em Alagoinhas dia 06 de abril de 1965. Ingressou na Capoeira Angola em 1982, no Forte Santo Antônio (Salvador – BA) na Academia do M. João Pequeno de Pastinha. Depois de um ano foi batizado pelo M. João Grande, de quem recebeu o apelido de Jogo de Dentro. Em 1986 recebeu sua primeira graduação de professor de Capoeira Angola. Compreendeu sua responsabilidade e passou a dar aulas para o M. João Pequeno às 2a, 4a, 6a e domingos antes de ir para o seu emprego no supermercado, onde trabalhou por cinco anos. Em 1989, deixou o emprego para viver para a Capoeira Angola. Continuou trabalhando com seu mestre em sua academia, tentando organizar o trabalho. Enfrentou muitas dificuldades com os alunos, criando conflitos em função da organização que queria fazer, com o intuito de não deixar que o trabalho de M. João Pequeno acabasse devido à falta de consciência dos alunos.
 
Em 1990, durante um evento realizado no dia 23 de setembro, o mestre resolveu gradua-lo como Contra-Mestre pelo trabalho que vinha desenvolvendo em sua academia. No final deste mesmo ano, M. João Grande viajou para os Estados Unidos e deixou um trabalho iniciado no Teatro Miguel Santana, no Pelourinho. Sentindo a dificuldade dos alunos se propôs a ajudá-los a dar continuar ao trabalho iniciado pelo M. João Grande. Para ele foi muito difícil, pois os alunos já estavam acostumados com seu mestre e passaram a questionar o novo método de trabalho. Contudo não se deixou abater, continuou o trabalho como seu mestre havia lhe ensinado. Alguns alunos permaneceram, outros saíram.    
O nome do grupo era “Herança de Pastinha”, mas quando iniciou trocou para “Filhos de João Pequeno e João Grande”, porque era aluno de João Pequeno e os alunos eram de João Grande. Mais tarde houve uma nova troca de nome, com o grupo passando a se chamar “Semente do Jogo de Angola”, devido aos conflitos e agressões ocorridos dentro da academia de M. João Pequeno.
 
O grupo é formado por pessoas que acreditam no trabalho, conscientes do que querem com a Capoeira Angola e se espalhou pelo mundo.
 
Foi formado Mestre de Capoeira Angola, pelo M. João Pequeno em 27 de fevereiro de 1994. A Capoeira Angola é a sua melhor companheira. Passa sempre para os seus: “Sejam humildes, tenham a Capoeira Angola como finalidade de vida, resgate de nossas raízes e não deixem transformá-la em luta competitiva. Vamos segurar este trabalho. Pois eu vou segurá-lo até o fim da minha vida, a filosofia da Capoeira Angola”.

Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

1 × 2 =