Mestre Suassuna
23 Dez 2004

Mestre Suassuna

Mestre Suassuna Reinaldo Ramos Suassuna, nascido em Ilhéus e criado em Itabuna, começou a praticar Capoeira em Meados do Anos 50 devido

23 Dez 2004
Mestre Suassuna
Reinaldo Ramos Suassuna, nascido em Ilhéus e criado em Itabuna, começou a praticar Capoeira em Meados do Anos 50 devido a orientação médica para praticar esportes e tratar assim de um problema de deficiência nas pernas. Teve seu início capoeirístico em Itabuna, tendo como seu 1º Mestre o Mestre Maneca aluno de M. Bimba e Zoião. Anos depois em 1972, Mestre Bimba visitou Mestre Suassuna em São Paulo e reconheceu o seu trabalho através de um Certificado.
Um dos mais importantes mestres que a Capoeira já conheceu. Líder inconteste da capoeiragem em São Paulo e na região de Itabuna, de onde veio. Realizou o que para muitos era um sonho e uma meta, principalmente para Mestre Bimba e seus discípulos: instalar definitiva e solidamente a Capoeira no coração de São Paulo, a maior metrópole do país. Foi por eles reconhecido, nas palavras de mestre Decânio, como “o apóstolo de Mestre Bimba em São Paulo”, liderando o grupo de pioneiros que aqui se encontravam. Daqui, a capoeira ganhou o mundo, e consolidou sua internacionalização. Fundador, em 1967, do Grupo de Capoeira Cordão de Ouro, um dos mais expressivos grupos da Capoeira brasileira e mundial, mestre Suassuna é o principal responsável pela preservação do que há de melhor na movimentação e na arte da Capoeira. Continua até hoje formando os seus "bambas" e orientando a todos que o procuram.

Entre os muitos capoeiristas que Mestre Suassuna conheceu, dois foram de extrema importância para o desenvolvimento de seu trabalho, João Batestaca,   ou Mestre João Grande, discípulo de Mestre Pastinha e Mestre Canjiquinha.   Mestre João Grande influenciou o famoso Miudinho que é uma angola sarada que joga em cima, joga embaixo e joga dentro. Mestre Canjiquinha, artista que também era, influenciou toda a carreira artística de Mestre Suassuna.
Mestre Suassuna reinventou as seqüências da Capoeira e tem um vasto trabalho artístico e musical.
Tão importante no nosso tempo quanto foram Mestre Bimba e Mestre Pastinha no século XX, Mestre Suassuna é ícone na Capoeira e tem reconhecimento internacional com discípulos atuando em vários países do mundo.

Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

Deixar um Comentário