Aconteceu: Exposição fotográfica celebra mestres da capoeira de Pernambuco
05 Jan 2015

Aconteceu: Exposição fotográfica celebra mestres da capoeira de Pernambuco

  “Menino quem foi seu mestre?” reúne fotos feitas por Roberta Guimarães, com curadoria de Joana D’Arc Lima A capoeira sob o

05 Jan 2015

 

“Menino quem foi seu mestre?” reúne fotos feitas por Roberta Guimarães, com curadoria de Joana D’Arc Lima

A capoeira sob o olhar dos seus mestres. Hoje, às 18h, no Centro de Capoeira São Salomão, no bairro da Várzea, é inaugurada a exposição fotográfica Menino quem foi seu mestre? – Histórias e imagens de mestres da Capoeira de Pernambuco, com trabalho da fotógrafa Roberta Guimarães e curadoria de Joana D’Arc Lima. A exposição documenta o encontro de oito professores da arte/luta afro-brasileira com 80 alunos do projeto Caxinguelês Jovem.

“A ideia era colocar os mestres em contato com a criançada. A cada sábado, os meninos viam um mestre diferente”, explica Roberta. No encontros, durante um ano, os alunos puderam aprender sobre a história e a ginga da capoeira com os mestres Pirajá, Mulatinho, Lospra, Meia-Noite, Nen Cangalha, Sapo, Mago e Renato, nomes de referência no Estado. 

Segundo Roberta Guimarães, seu olhar ficou focado justamente nos detalhes desta relação de troca no aprendizado. “Fui puxando cada característica dos mestres. Seus diferenciais”, pontua a fotógrafa, que conta ainda com textos de Izabel Cordeiro, responsável por “costurar” a narrativa de imagens.

A exposição é composta por oito retratos dos mestres, mais fotos das aulas e imagens dos pés e mãos dos professores – estas últimas impressas em tecido. “A exposição calhou de vir a acontecer exatamente após a capoeira ser reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco”, lembra Roberta. 

Além da exposição Menino quem foi seu mestre?, que acontece hoje, amanhã às 19h será formada a roda de confraternização que reunirá os mestres perfilados. Em seguida, o público também assiste à Sambada do Lampião, em parceria com o grupo de côco Bate o Ganzá. No domingo, a partir das 16h, acontece a festa de encerramento do Projeto Caxinguelês Jovem, com ritual de batizado dos aprendizes.

Criado há 17 anos, o Centro de Capoeira São Salomão é uma referência na formação em Pernambuco. No projeto Caxinguelê Jovem são atendidas pessoas de 14 a 25 anos. Ricardo Dias, o mestre Mago, organizador da exposição e responsável pelo projeto, lembra que são inúmeras as histórias de jovens que tiveram suas vidas transformadas, graças à capoeira. Na mostra fotográfica, afirma Mago, “ideia é valorizar os atores sociais responsáveis por essas transformações: que são os mestre. E colocá-los em contato com a nova geração”, diz. 

Fonte: http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/artes-plasticas/noticia/2014/12/18/exposicao-fotografica-celebra-mestres-da-capoeira-de-pernambuco-160965.php

Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

3 + 14 =