23 Nov 2005

Federação Internacional lança cursos on-line de Capoeira

A todos os interessados e filiados Solicitamos encaminharem este release para os principais órgãos de imprensa escrita, falada e televisada, de vossos estados. Atenciosamente Prof.

23 Nov 2005
A todos os interessados e filiados
 
Solicitamos encaminharem este release para os principais órgãos de imprensa escrita, falada e televisada, de vossos estados.
 
Atenciosamente
 
Prof. Sergio Vieira
FICA
 

Federação Internacional lança cursos on-line de Capoeira
 
Convênio com Instituto Monitor possibilita iniciativa inédita
 
que visa a certificação oficial dos praticantes da modalidade
 
 Em 21 de novembro, a capoeira entrou no mundo virtual. A Federação Internacional de Capoeira (FICA) e o Instituto Monitor (escola de ensino a distância) lançarão os primeiros cursos oficiais on line da modalidade no mundo. A iniciativa visa criar uma padronização de procedimentos técnicos, culturais, desportivos, administrativos e educacionais relacionados à capoeira.
 
Outro objetivo da FICA é certificar oficialmente técnicos, treinadores desportivos, árbitros, auxiliares de arbitragem, atletas, ritmistas e gestores de entidades e de academias. Isto se dará em parceria com as Federações Estaduais devidamente filiadas à FICA.
 
Segundo o presidente da Federação Internacional de Capoeira e chanceler da Universidade Livre de Capoeira e Artes Marciais – UNICLAM, Prof. Dr. Sergio Luiz de Souza Vieira, o curso é inédito no Brasil e no mundo. "Existem vídeos, workshops, revistas, mas nenhum deles é oficial. Isso gerou uma despadronização dos conceitos. O que queremos é criar um padrão e, com isso, certificar o praticante desta arte marcial como Técnico Desportivo Internacional de Capoeira", explica.
 
A partir desta semana, interessados já poderão fazer os módulos Fundamentos Sócio-Antropológicos do Jogo da Capoeira e de Fundamentos Filosóficos do Jogo da Capoeira. As inscrições devem ser feitas no site
www.capoeira-fica.com. Para obter uma certificação internacional, o candidato deverá possuir um conjunto de certificações específicas, comprovar que se encontra na graduação de formado por alguma academia ou grupo, e ter, no mínimo, cinco anos de prática de capoeira.
 
O vice-presidente administrativo da FICA, Prof. Ms. Luiz Gomes Silveira da Cruz e Reitor da UNICLAM, acredita que a facilidade de fazer o curso a distância aumentará o numero de técnicos e árbitros em todo o mundo, o que poderá viabilizar a realização de campeonatos internacionais. Com essa sistematização do ensino, a federação pretende buscar o reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional (COI). "Queremos estar nos Jogos Olímpicos de 2012", afirma Luiz Gomes.
 
Os módulos do curso foram elaborados pela Federação Internacional de Capoeira sendo que a viabilização do projeto é do Instituto Monitor, escola pioneira em educação a distância no Brasil. "Os cursos contarão com todo o nosso know-how em e-learning, com ferramentas interativas modernas, de forma a facilitar o aprendizado do aluno", explica o diretor de Relações com o Mercado do Instituto Monitor, Eduardo Alves. Em 2006, estarão disponíveis mais de 30 cursos de capoeira no site da FICA.
 
Segundo a Federação Internacional de Capoeira, em municípios com mais de 50 mil habitantes, a capoeira despontou como a segunda modalidade esportiva e a quarta atividade física mais praticada no país.
 
Convênio
 
A parceria entre o Instituto Monitor e a Federação Internacional de Capoeira também permitirá que associados da FICA tenham 15% de desconto em todos os cursos oferecidos pela escola. "São cursos de formação profissional, habilitação, qualificação e aperfeiçoamento nas mais diversas áreas", diz Eduardo.
 
Com mais de 65 anos de experiência e cerca de 5 milhões de alunos formados, o Instituto Monitor possui sede em São Paulo e Curitiba, além de ser reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo.
 
Rebeca Oliveira – Mtb 27.983
 
Assessoria de Imprensa
 
21/11/05

Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

3 × three =