Jogo Aberto: Conversas sobre a Capoeira Angola de Recife e Olinda
26 Out 2016

Jogo Aberto: Conversas sobre a Capoeira Angola de Recife e Olinda

 Vídeo-registro sobre a Capoeira Angola será lançado em novembro Temas de relevância histórica, social e cultural permeiam a produção audiovisual A Capoeira

26 Out 2016

 Vídeo-registro sobre a Capoeira Angola será lançado em novembro

Temas de relevância histórica, social e cultural permeiam a produção audiovisual

A Capoeira Angola no Estado e a relação entre a Capoeira e a Mulher, o Corpo, a Dança e Autonomia, enquanto princípio educacional, são temas relevantes para a história cultural de Pernambuco e ganharam registro audiovisual em “Jogo aberto: Conversas sobre a Capoeira Angola do Recife e de Olinda.”, um projeto realizado pela professora mestre Gabriela Santana em colaboração com 12 mestres (as) e professores (as) de Capoeira do Recife e Olinda. “Jogo Aberto..” será lançado oficialmente nos dias 12 e 26 de novembro, respectivamente, às 10h e às 19h, no Museu do Homem do Nordeste e no Centro Cultural Grupo Bongar e no Terreiro Xambá.

O pontapé inicial para o desenvolvimento do projeto foi em 2013, por meio de aulas e rodas realizadas no Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, através do projeto de extensão Capoeira no Cac – que desenvolve uma série de atividades como seminários, oficinas e bate-papos entre alunos do curso de dança e alguns mestres (as). A ideia de retomar os assuntos debatidos ao longo dos últimos anos e poder compartilhá-lo, deu início ao filme atual. “Entre depoimentos, fatos históricos e ideias sobre o passado e o futuro lançados em uma conversa realizada em duas rodas de conversa, o filme apresenta breves imagens dos convidados em seus espaços de ensino, além do momento de jogos, tocadas e cantorias do universo capoeirístico, reunindo gerações da capoeira angola local”, conta Gabriela.

Mil cópias do vídeo serão distribuídas com objetivo educacional em escolas de capoeira de Pernambuco, cinematecas, cursos superiores de dança e instituições no norte, nordeste, sul e sudeste do país. O valor de “Jogo Aberto” está essencialmente no conteúdo marcante para a Capoeira Pernambucana, já que são poucas as pesquisas acerca do tema, e sobretudo, acerca da linhagem da capoeira Angola. O vídeo foi pré-lançado em fevereiro de 2015 e recentemente contemplado pelo Funcultura, para finalização/reedição. O lançamento nos dias 12 e 26, será aberto ao público e contará com a presença dos Mestres de Capoeira de Recife e Olinda, além de um coffee break e uma roda de celebração.

Serviço

Lançamento “Jogo aberto: Conversas sobre a Capoeira Angola do Recife e de Olinda.”

Sábado, 12 de novembro, às 10h

Museu do Homem do Nordeste

Av. Dezessete de Agosto, 2187 – Casa Forte

Sábado, 26 de novembro, às 19h

Centro Cultural Grupo Bongar Nação Xambá.

Entrada Gratuita

O DVD será distribuído com fins educativos para escolas de capoeira de Pernambuco e outros Estados, cinametacas, cursos superiores de dança e qualquer instituição que se interesse em ter este registro para repassar o conhecimento.

 
 
Abraços e obrigada!
A foto é de Caique Eça**

Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

14 + twenty =