Mestre Jelon ganha mais importante prêmio das artes tradicionais dos EUA
17 Set 2008

Mestre Jelon ganha mais importante prêmio das artes tradicionais dos EUA

Um brasileiro está entre os agraciados com o mais importante prêmio nacional dos Estados Unidos nas artes tradicionais. Mestre Jelon Vieira, 55,

17 Set 2008

Um brasileiro está entre os agraciados com o mais importante prêmio nacional dos Estados Unidos nas artes tradicionais. Mestre Jelon Vieira, 55, vai receber o National Treasure, concedido pelo National Endowment for the Arts (NEA, em inglês), em cerimônia na Casa Branca em Washington D.C., pela divulgação da capoeira no país.

A escolha é feita pelo público, com freqüência composto por membros das comunidades dos premiados. Em seguida, um grupo de especialistas em artes tradicionais e folclore avalia o trabalho dos indicados, baseado na contribuição e compromisso deles em ensinar e praticar a arte. O painel de especialistas indicou 235 pessoas este ano, das quais 11 foram escolhidas para receber o prêmio.

O alto nível revela a excelência artística dos escolhidos e a contribuição para a herança cultural da nação. Nativos do Brasil, Peru, Etiópia, Coréia e Estados Unidos confirmam, através do prêmio, a importância das artes nesta verdadeira mistura cultural de etnias.

Mestre Jelon recebe merecidamente o prêmio pela preocupação em divulgar a capoeira nos Estados Unidos. Desde a chegada dele no país, na década de 70, vem ensinando e realizando apresentações. Em 1977, fundou a companhia profissional de dança contemporânea DanceBrazil, sediada em Nova Iorque e com apresentações já realizadas na Europa. Promoveu ainda mais a capoeira através da Capoeira Foundation, criada por ele em 1980, dando ênfase à dança e à música. O Centro Cultural Brasileiro em Nova Iorque reconheceu Mestre Jelon como o Pioneiro da Capoeira nos Estados Unidos, no ano de 2000.

Levando a arte país afora

Os outros imigrantes agraciados com o prêmio são o artista Jeronimo E. Lozano (Peru), pela fabricação de altares portáteis, a dançarina e música coreana Sue Yeon Park, e Moges Seyoum, cantor de músicas litúrgicas da Etiópia, e Walter Murray Chiesa, especialista em artesanato de Porto Rico.
Uma série de eventos no mês de setembro marca a premiação, incluído um banquete na Biblioteca do Congresso Americano, uma apresentação no Capitólio e um concerto no Music Center de Strathmore em Bethesda, Maryland, na sexta-feira (19).

O prêmio é patrocinado pela Fundação de Restaurantes Darden, em conjunto com a família Red Lobster, Olive Garden, LongHorn Steakhouse, The Capital Grille, Bahama Breeze e os 52 restaurantes Seasons.
A NEA foi estabelecida pelo Congresso em 1965 como uma agência independente do governo federal. É dedicada a apoiar e levar as artes para todos os 50 estados americanos, inclusive para as bases militares, áreas rurais e urbanas.

Da redação: http://www.comunidadenews.com

Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

5 × one =