27 Set 2008

Mundo: Capoeiristas baianos representam Brasil na sede da Unesco

Capoeiristas baianos se apresentarão hoje (26/09) com artistas japoneses na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e

27 Set 2008

Capoeiristas baianos se apresentarão hoje (26/09) com artistas japoneses na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Paris, na França. O evento, intitulado Olhares cruzados sobre as artes marciais e a capoeira, faz parte do projeto da Unesco de contribuição para a paz, o desenvolvimento humano e a segurança no mundo.

O espetáculo consiste em um diálogo entre os praticantes de Ogetsu-ryu, dança e arte marcial japonesa, e a capoeira. A apresentação tem como proposta possibilitar o encontro de manifestações culturais semelhantes, mas de origem geográficas e históricas distintas, promovendo um diálogo intercultural.

O grupo baiano que participa do evento é formado por três mestres e quatro professores que se destacam nos segmentos de capoeira angola, regional e contemporânea. A capoeira brasileira tem sido divulgada fora do país com a edição 14 da coleção Textos do Brasil, distribuída gratuitamente no exterior. A obra, publicada pelo Ministério das Relações Exteriores, contou com o apoio da Secult e foi apresentada em Manágua (Nicarágua), em 31 de agosto, e Washington (Estados Unidos), em 13 de setembro. Em 27 de outubro, será divulgada em Luanda (Angola).

Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

13 − 7 =