Rio de Janeiro: Berimbau com sotaque
29 Jul 2010

Rio de Janeiro: Berimbau com sotaque

A roda de capoeira já estava armada na área externa da Academia Bamp, no Recreio, quando a equipe do GLOBO-Barra chegou. O

29 Jul 2010

A roda de capoeira já estava armada na área externa da Academia Bamp, no Recreio, quando a equipe do GLOBO-Barra chegou. O professor Marcelo Santos, mais conhecido como Pulmão, logo nos perguntou: “Dos que estão com os instrumentos na mão, quem é o sérvio?”. Na quinta tentativa, desistimos. Aqueles gringos só tinham a Sérvia, no passaporte. O ritmo e o gingado são brasileiros. Sem sombra de dúvidas.

Mas essa brasilidade toda não começou naquele jogo, entre martelo,meia-lua e voo do morcego. O trabalho de Pulmão na Sérvia já dura seis anos. Lá, ele tem mais de 150 alunos que não só aprendem a jogar capoeira, como também fazem aulas de português. Em novembro do ano passado, o mestre promoveu a Semana Cultural Brasileira na Sérvia e levou 40 brazucas para lá. O evento contou com jogos de capoeira; apresentações de forró, frevo, maculelê e samba; e degustação de comidas típicas. A história deu tão certo que agora ele recebe 12 sérvios para conhecer o que o Brasil tem. Para ler mais sobre a experiência dessa turma aqui no Rio, acesse o GLOBO Digital – só para assinantes. Abaixo, assista a roda de capoeira que eles jogaram no Recreio.

Fonte: http://oglobo.globo.com/

Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

three × two =