TVE: Quilombo e Mandinda em Manhatan
18 Nov 2005

TVE: Quilombo e Mandinda em Manhatan

Aêee galera, dia 20 tem duas coisas interessantes na TVE, uma o filme Quilombo, e outra o documentario Mandinga em Manhatan.Logo abaixo

18 Nov 2005

Aêee galera, dia 20 tem duas coisas interessantes na TVE, uma o filme Quilombo, e outra o documentario Mandinga em Manhatan.
Logo abaixo tem falando mais sobre cada um.
 
    Rita Mônica
    Secretaria
    ritmodias@hotmail.com
    85 3101-9627 85 8896-7046


A TVE Brasil homenageia o Dia Nacional da Consciência Negra exibindo, neste domingo, 20 de novembro, à 00h , o inédito Quilombo . Premiado no XXIV Festival de Cinema de Cartagena de 1984, no Festival de Cannes em 1984, e no Festival de Miami em 1984, o filme de Cacá Diegues foi inspirado nos livros Ganga Zumba , de João Felício dos Santos e Palmares , de Décio de Freitas.

Foi também em 20 de novembro em 1695, que Zumbi, um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares, foi assassinado, se transformando em um grande ícone da resistência negra ao escravismo e da luta pela liberdade.
 

Em torno de 1650, um grupo de escravos se rebela num engenho de Pernambuco e ruma ao Quilombo dos Palmares, onde uma nação de ex-escravos fugidos resiste ao cerco colonial. Entre eles, está Ganga Zumba, príncipe africano e futuro líder de Palmares. Mais tarde, seu herdeiro e afilhado, Zumbi, contestará as idéias conciliatórias de Ganga Zumba, enfrentando o maior exército já visto na história colonial brasileira.

De Cacá Diegues. Aventura. 1984. Cor. 119min. Com Zezé Motta, Grande Otelo, Antônio Pitanga, Toni Tornado, Jonas Bloch, Vera Fischer, Daniel Filho e Milton Gonçalves.

Após a exibição, Vera Barroso recebe para o debate o ator Antonio Pitanga ; o assessor de imprensa Paulo Henrique Souto , que é ator e assistente de produção do filme; o jornalista e escritor João Carlos Rodrigues ; e o jornalista e crítico de cinema do site críticos.com.br, Daniel Schenker.

Direção de Wagner Correa de Araújo .
Apoio cultural  Petrobras Distribuidora.
Reapresentação aos sábados, 1h.


DOC TV – Olhares imaginando um Brasil – 23h
Mandiga em Manhatan – BA

Mandinga em Manhatan registra a expansão da capoeira pelo mundo e o seu refluxo para a Bahia, tendo como personagens principais os maiores mestres em atividade. O documentário é dividido em três momentos: a história da capoeira, com relatos dos mestres antigos, entre eles João Grande e João Pequeno, este ainda residente no Brasil; o fluxo ou ida dos capoeiristas para o exterior; e o refluxo ou retorno dessa divulgação em termos de imagem positiva para o Brasil.

Com locações na Bahia, no Rio de Janeiro, em São Paulo, Los Angeles, na Universidade de Notre Dame, na França, e Michigan, Chicago e Nova York, o documentário traz depoimentos de diversos antropólogos e pesquisadores, além de mestres de capoeira responsáveis por divulgar mundialmente a capoeira, que hoje está em mais de 160 países de todos os continentes.

Direção de Lázaro Faria .
Co-produção Lucia Correia Lima / X Filmes / TVE Bahia / Fundação Padre Anchieta – TV Cultura.
Realização TVE Brasil.
Reapresentação as quartas, 1h30; sábados, 21h.

http://www.tvebrasil.com.br/comunica/47/#legoculta


Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

six + eight =