Zumbi dos Palmares terá memorial na Serra da Barriga
03 Fev 2005

Zumbi dos Palmares terá memorial na Serra da Barriga

Zumbi dos Palmares terá memorial na Serra da Barriga   Um memorial para Zumbi dos Palmares deverá ser criado na Serra da

03 Fev 2005
Zumbi dos Palmares terá memorial na Serra da Barriga
 
Um memorial para Zumbi dos Palmares deverá ser criado na Serra da Barriga, em Alagoas, última fortaleza do Quilombo dos Palmares. Ainda em fase inicial, o projeto é uma iniciativa da Fundação Palmares, em parceria com o governo do estado de Alagoas. O governador Ronaldo Lessa está em Brasília em busca de apoio para o projeto. Ele se encontrou, ontem, com os ministros da Cultura, Gilberto Gil, e da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (SEPIR), Matilde Ribeiro.
“Ele (Zumbi), na verdade, é herói do país, não é só de Alagoas”, afirmou Lessa, ao sair de reunião com o ministro da Cultura. Segundo ele, Gil se mostrou bastante receptivo à idéia, inclusive cobrou a definição de uma data para o início da implementação do projeto. O governador disse que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) também manifestou interesse na proposta, por meio de seu presidente Henrique Iglesias, durante visita a Alagoas.
De acordo com o secretário executivo de Defesa e Proteção das Minorias do estado, Zezito de Araújo, a proposta está orçada em R$ 400 mil, mas o projeto final poderá custar R$ 5 milhões. O secretário explicou que estão planejados três módulos de ação. Primeiramente deve ser construído um “monolítico”, isto é, uma escultura de Zumbi, provavelmente no mais alto platô da serra. Para o segundo módulo foi idealizado um museu, que Zezito Araújo chamou de “memorial", cujo objetivo, segundo ele, é o de transcender o aspecto meramente cultural da população negra, dando valor ao seu conhecimento e à sua história. A última etapa seria a construção de um anfiteatro.
A ministra Matilde Ribeiro esteve na Serra da Barriga, juntamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante as comemorações do Dia da Consciência Negra, em novembro, e teve a oportunidade de conhecer a maquete do memorial. Ela informou que, na ocasião, firmou o compromisso de ajudar na concretização da idéia. “É importantíssimo que nós tenhamos qualidade de vida das pessoas, mas também a sua história escrita em livros e escrita em prédios e em construções”, defendeu.
 
Com Agência Brasil
 
{mos_sb_discuss:11}
 
Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

eight + sixteen =