Livro: Cadu e as histórias de Bantu
07 Jan 2016

Livro: Cadu e as histórias de Bantu

Sobre o livro: A autora Alexandra Barcellos nesta obra Cadu e as histórias de Bantu apresenta ao público juvenil as raízes afro-brasileiras,

07 Jan 2016

Sobre o livro: A autora Alexandra Barcellos nesta obra Cadu e as histórias de Bantu apresenta ao público juvenil as raízes afro-brasileiras, pouco exploradas na literatura específica para esta faixa etária, situando a narrativa no vilarejo mítico e sugestivo de africanidade Bantu, aonde o protagonista Cadu dotado pelas asas da imaginação, vivencia peripécias repletas de aprendizagem por entre o ondular de coqueiros e a presença do mar.

“Textos como o de Alexandra Barcellos, que abordam as nossas raízes afro-brasileiras, são sempre bem-vindos. Em Cadu e as histórias de Bantu, a autora nos carrega, nas asas da imaginação, a um vilarejo mítico, pleno de africanidade.

Personagens de nome marcantes, como Nilo e Luanda; o ondular dos coqueiros; a presença do mar que nos une ao continente africano; a labuta dos pescadores; o som dos instrumentos musicais; o sabor das comidas… tudo nos remete à África tão distante e ao mesmo tempo tão perto de nós. Axé!” (Rogério Andrade Barbosa é professor, escritor, contador de histórias e ex-voluntário das Nações Unidas na Guiné-Bissau)

“Através dos olhos do curioso Cadu, a escritora Alexandra Barcellos nos envolve nas histórias de Bantu, um vilarejo que nasceu como refúgio de escravizados africanos e de afrodescendentes. Essas histórias celebram a natureza e a luta pela igualdade e pela integridade humana, sempre nos apontando para a existência de diferentes formas de viver.

Livros como este, que valorizam as vozes das minorias, são imprescindíveis na educação e na formação de nossos jovens, pois nos brindam com um imaginário mais plural e nos convidam a ter mais solidariedade com a história e o presente. O leitor encontra um Brasil múltiplo nesta visão de poeta.” (Lauren Fraiz é historiadora)

Sobre a autora: “A Alexandra é daquelas pessoas que conquistam nossos minutos com sua companhia e simpatia. Amiga poeta e cheia de talento. Dona de um olhar apurado sobre a natureza, sendo capaz de transmitir esses sentimentos em sua obra. Em sua relação com o que existe no universo, encontra beleza nas pedras que transforma em mandalas e nas árvores que viram personagens atentos à sua história. É um encanto em vida podermos contar com tamanha sensibilidade e vontade de escrever. É um privilégio mandar letras para o papel em um mundo em que Alexandras existem.” (Felipe Belão é autor dos livros No lugar do meu pai, eu; Monólogos de menino; e Vitrine de sonhos. É professor universitário (PUC-PR e FAE), publicitário, blogueiro, especialista em Engenharia Econômica e Mercado Financeiro e Mestre em Administração Estratégica)

Livro: Cadu e as histórias de Bantu

alexandrapoeta@gmail.com

http://editorakazua.com.br/

Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

um × 1 =