Livro:Mestre João Pequeno Uma Vida de Capoeira
11 Fev 2005

Livro:Mestre João Pequeno Uma Vida de Capoeira

Este livro é uma produção independente financiada por mim. A produção gráfica e arte é de José Américo de Lima. Quero agradecer,

11 Fev 2005

Este livro é uma produção independente financiada por mim. A produção gráfica e arte é de José Américo de Lima. Quero agradecer, Mônica (Onça Branca) e Edvaldo Borges Cruz (mestre Lua de Bobó), pelo apoio e incentivo recebido para editar este livro. Quero, também agradecer alguns alunos da UNESP – Universidade Estadual Paulista – Rio Claro pela leitura, sugestões e críticas. O livro nada mais é, que os manuscritos que uma aluna de João Pequeno fez, ouvindo o mestre. Meu trabalho foi organizá-lo.
A vontade do mestre João Pequeno é grande em ter publicado um livro de sua vida. De minha parte, quero dizer que já passei pelas mãos de outros mestres de Capoeira Regional e Angola, tendo escolhido o mestre João Pequeno para ser meu mestre.
Estou muito feliz e é com uma grande satisfação que estou realizando essa iniciativa de publicar este livro. Minha vontade é que este livro seja uma colaboração para o mestre João Pequeno, ou seja , que o resultado de sua venda seja revertido a ele mesmo. A forma que encontrei foi esta, de uma produção independente, para que a distribuição, vendas e filmes do livro sejam restritas ao mestre, desta forma ele decide e autoriza mais tiragens do livro. e poderá haver um controle mais rigoroso das vendas. Resolvi com essa atitude o problema de “intermediários” à revelia do mestre, na produção e venda de seus livros. No entanto. espero que o leitor, consciente, que tiver acesso a um dos exemplares deste livro do Mestre João Pequeno não o copie e sim compre direto com o mestre. ou na sua ausência através de sua esposa, Dona Mãezinha.
Mestre João Pequeno nasceu em 27 de dezembro de 1917. em Araci na Bahia. Uma cidade ao norte de Feira de Santana, foi batizado em Serrinha cidade vizinha . Seus pais Maximiniano Pereira dos Santos e Maria Clemença de Jesus, tiveram nove filhos: Martins, Luiz, Cecília, Jacó, Cleto, Maria José, Antónia, Graciliano e Nissim. todos com sobrenome Pereira dos Santos. Jacó e Nissim, já faleceram.
Seu pai era vaqueiro e trabalhava na fazencìa "Vargem do Canto" de propriedade do Sr. Vicente Nino, na região de Queimadas. Seu avô possuía propriedade em Armei. Seus primeiros quinze anos de vida, foi entre a região de Queimadas e o povoado de Barroca, onde seu padrinho Angelo Valverde, possuía propriedades.
Foi em 1932, quando João Pequeno, estava com quinze anos, que esse panorama começa a mudar, seu pai foi para Alagoinhas em 1933, a família encontrou-se toda lá. Seria bem mais proveitoso. para o leitor, conhecer vida do mestre, contada por ele mesmo, desta forma optei em conservar a forma que o manuscrito foi redigido.

São Paulo, Julho 2000
Luiz Augusto Normanha Lima
Professor da Universidade Estadual Paulista – Rio Claro


O endereço do mestre João Pequeno
para pedidos de livros é:

Eixo 34 quadra 3 casa nº 36 – E
Fazenda Couto 3 – CEP: 40760-001
Salvador – Bahia

Escreva e peça o seu exemplar.
O preço você combina com o mestre e deposita em sua conta bancária.
Após o deposito você recebe o livro em sua casa.

* Banco do Brasil – c/c nº 10155571-7

{mos_sb_discuss:12}
Leave a comment
Mais Artigos
comentários
  1. Beatriz Abril 22nd, 2017 4:39PM

    Olá! Como faço para comprar o livro?

Comentário

um + dezoito =