Portal Capoeira CD "Berimbau de Ouro" - Banda - Terreiro de Capoeira
Download
Download is available until [expire_date]
  • Version
  • Download 6921
  • File Size 0.00 KB
  • File Count 1
  • Create Date 26 de Novembro, 2016
  • Last Updated 29 de Novembro, 2016

CD "Berimbau de Ouro" - Banda - Terreiro de Capoeira

Faixas disponíveis para download: Caiçara e Hora de Lutar

O CD "Berimbau de Ouro" contém 10 faixas inspiradas em ritmos e tendências afro-brasileiros e latino-americanos: "Sabu Meu Mestre" "Axé Capoeira" e "Suassuna" são composições do Cascavel; "Hora de Lutar" é uma parceria de Cascavel e José de Souza Melo, o “Ás de Ouro”, também “filho” do Mestre Sabu. "Caiçara" é uma composição do Mestre Cascavel sobre temas tradicionais da capoeira. "A morte do Capoeira" - melodia do folclore da capoeira recolhida no recôncavo baiano pela professora Emilia Biancardi Ferreira na década de 60 - já teve versões de sucesso gravadas pelo Mestre Suassuna e pelo Mestre Onias.

A "Iuna" e o "São Bento do Mestre Bimba" são “toques” tradicionais (padrões ritmo-melodicos, cada um deles associado a um tipo de jogo com características próprias).
O "São Bento do Mestre Bimba" é um toque criado pelo mestre Bimba especialmente para um tipo de jogo rápido e ofensivo – que se tornou também a principal característica do estilo de capoeira criado por esse mestre que dirigiu uma escola de capoeira que se tornou conhecida em todo o mundo.
A "Cavalaria" é um toque de “aviso”. No passado os cultos e as danças dos terreiros de candomblé eram proibidos e sofriam perseguições policiais rigorosas. Na Bahia, até a década de 30, os esquadrões de cavalaria eram a força policial encarregada da repressão às manifestações da cultura negra - e a capoeira oferecia a reação possível. Este toque - também chamado de
"Aviso" - entrou para a história da Capoeira com o nome de Cavalaria. O "Samba de Angola" é o ritmo que simboliza a descontração dos câmaras do Terreiro nas rodas de samba.

O Cd Berimbau de Ouro pode ser adquirido  (R$11+correios)
pelo e-mail: [email protected]

Obrigado pela atenção!
Professor Guerreiro

Agradecimentos a Banda e em especial ao Professor Guerreiro por ter disponibilizado  sua obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *