Sinopse
03 Ago 2005

Sinopse

Calcula-se que a capoeira, um esporte/arte/luta/jogo, criado no Brasil por brasileiros afrodescendentes, seja hoje praticado por cerca de 8 milhões de homens

03 Ago 2005
Calcula-se que a capoeira, um esporte/arte/luta/jogo, criado no Brasil por brasileiros afrodescendentes, seja hoje praticado por cerca de 8 milhões de homens e mulheres  de todas as idades, credos e descendências em mais de 150 países em aulas ministradas por milhares de mestres brasileiros, a maioria vinda das camadas mais humildes da nossa sociedade. A capoeira é, ainda, um dos principais fatores de expansão da língua portugesa em todo o mundo, pois suas aulas são ministradas em português, suas músicas não são traduzidas e a sua história conta fatos relacionados à vida e aos costumes do nosso povo. Seu crescimento vem sendo considerável nas Américas, em toda a Europa, na Ásia e na Oceania.
Tudo isso vislumbrado, ainda na década 30, por um homem que se impôs ao seu meio e ao seu tempo como um dos maiores educadores populares desse país. É dele toda a didática e toda a metodologia de ensino da capoeira que é hoje praticada por 80% dos capoeiristas.
 
MESTRE BIMBA – A Capoeira Iluminada, conta, através de depoimentos de seus antigos alunos e de imagens inéditas em cinema, a história deste brasileiro, Manuel dos Reis Machado, o Mestre Bimba (1899 – 1974) um iletrado que recebeu, post mortem, o título de Doutor Honoris Causa de uma das mais importantes Universidades do Brasil. Um grande jogador de capoeira mas antes de tudo um educador. Um homem, de origem humilde, que dedicou a sua vida a dar dignidade e luz à capoeira.
E se hoje, ela está presente em todo o mundo foi graças à capacidade e à visão de Mestre Bimba. Para muitos historiadores foi um dos negros mais importantes do século XX, nas Américas. Seu nome é a primeira referência que um aluno de capoeira recebe em qualquer país que esteja. A ele são dedicadas milhares e milhares de músicas cantadas em todas as rodas de capoeira nos cinco continentes.
 
MESTRE BIMBA – A Capoeira Iluminada, inspirado no livro MESTRE BIMBA – Corpo de Mandinga, de Muniz Sodré, conta essa linda e comovente trajetória de vida e mostra a arte e o encantamento da capoeira que Bimba iluminou e que hoje faz com que o nosso país seja admirado em todo o mundo.

Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

15 − five =