Portal Capoeira Atlas Geográfico da Capoeira Notícias - Atualidades

Atlas Geográfico da Capoeira

Atlas Geográfico da Capoeira
 
Neste artigo apresentamos uma proposta alternativa de um Atlas para a Capoeira, cuja ênfase é a localização Geográfica de seus praticantes.
 
Miltinho Astronauta
Jornal do Capoeira  / Junho-05

 

 
Há bom tempo estamos batendo na mesma tecla: é impossível fazer qualquer planejamento sem Diagnóstico. Isto vale para a sociedade como um todo, vale também para a Capoeira. Tal preceito faz parte da Teoria Geral de Administração.
Com a Capoeira não é diferente. Na há como estabelecer uma política adequada em prol de nossa arte se antes não se fizer um levantamento detalhado de a quantas anda a Capoeira. Levantamento que pode – e deve – ser feito Cidade por Cidade, Estado por Estado, no Brasil como um todo, e por que não dizer País por País.
            Gastam-se rios de dinheiros em questionáveis programas de inclusão social (sic), mas sem realmente saber quem está sendo incluído no final das (gordas) contas. E o pior de tudo, por conta desta tal "inclusão", as vezes está se criando jovens castros de luta por reais direitos de igualdade e de fraternidade. Estão criando, a bem da verdade, jovens "socialmente comportados", para que estes não venham a bater de frente com o próprio Governo.
            Os mega-grupos, às vezes, por conhecerem o "caminho da pedras", acabam sendo apadrinhado por mega-projetos, com mega-mensalões, faz-se alguns projetos-vitrine, e o jovem marginalizado continua seguindo sem Educação, sem perspectiva de Trabalho digno, sem Saúde e sem uma Casa para morar.
 
            Resumindo: Diagnóstico na Capoeira!

ATLAS DA CAPOEIRA
 
            O Atlas do Esporte no Brasil (mil páginas!) foi lançado em Novembro de 2004, no SESC do Rio. A partir de então passou a ser lançado também nas principais capitais do Brasil. Tal obra é mais um resultado do heróico Mestre-Dr. Lamartine Pereira da Costa. Tal estudo conta com duas entradas sobre a Capoeira. A própria série "Capoeira em São Luiz do Maranhão", de autoria do Prof. Leopoldo Vaz (UEMA) e que tem sido republicada no Jornal do Capoeira, faz parte do Atlas acima mencionado.
            Aí vem a questão: por que os Governos, especialmente o Federal e os Estaduais, não aproveitam a experiência para por para marchar o Atlas da Capoeiragem no Brasil? Cada Estado faria sua parte, a exemplo do trabalho já em andamento no Maranhão, e dos também iniciado na Paraíba (Bené!), Rio Grande do Sul (Tairone Gigante!), Rio de Janeiro (André Lacé, Paulão do Rio & Bogado!) e em São Paulo (Carlos Cavalheiro, Raphael Moreno e outros que estão se achegando).
            É claro, do Atlas dos Esportes ao Atlas da Capoeira há necessidade de fazerem-se algumas "adaptações". Mas nada que uma boa equipe de Base, bem distribuída pelos estados, bem gerenciada do ponto de vista estratégico, e com apoio explícito dos diversos Ministérios afim – Cultura, Educação, Esporte, Relações Exteriores e Igualdades Raciais – o trabalho sairá de qualidade.

 
CAPOEIRA & ATLAS GEOGRÁFICO
 
            Enquanto o Atlas da Capoeira no Brasil não sai do sonho, de Portugal, mais precisamente da costa oeste, cidade de Mogadouro, o Prof. Luciano Milani, um "expert" em informática, em parceria com a Equipe Capoeirista.com.br (Fernandes Wellington & Cia), está fazendo sua parte.
            No mês de maio de 2005, o Capoeirista.com.br – o Orkut da Capoeira! – disponibilizou mais um conjunto funções adicionais para permitir que cada usuário (o cadastro é gratuito), a opção de incluir a coordenada geográfica.
            A partir de então, o ponto adicionado aparece em um mapa mundi planificado, indicando a localização (e outras informações) do Capoeira-usuário.
            O Serviço já está dando resultado, mas o sucesso pleno do Atlas Geográfico da Capoeira depende também de nossa parte.
           
            Então, cadastremo-nos! Eu já faço parte do Atlas Geográfico da Capoeira, e na posição da cidade de São José dos Campos aparece pelo menos um representante.
 
Web site: www.capoeirista.com.br/content/view/55/63/
Autor: Milton Cezar Ribeiro
 

Artigos Relatados

0 0 votos
Avaliar Artigo/Matéria
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários