Portal Capoeira A importância da Literatura de Cordel nas cantigas da Capoeiragem… Capoeira Musicalidade
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A importância da Literatura de Cordel nas cantigas da Capoeiragem…

A importância da Literatura de Cordel nas cantigas da Capoeiragem…

Um dos exemplos clássicos de uma das mais cantadas e conhecidas ladainhas da nossa capoeiragem…

Riachão tava cantando…
Na cidade do açude…
Quando apareceu um negro…
Como a espécie do urubu…
Tinha camisa de sola…
A calça de couro crú…

Estas e outras cantigas que estão intrinsecamente ligadas a cerne da nossa capoeiragem estão direta e indiretamente conectadas ao imaginário de versos e prozas de uma cultura rica e repleta de elementos populares…

Uma grande parte do cancionário da nossa arte luta foi construído através desta rica e multiplural intersecção entre diversos círculos da cultura popular… Encontramos infindáveis referências e ligações no Candomblé, Samba, nas Chulas, nas cantigas de criança e Cirandas… e desta forma observar e perceber a estreita harmonia entre outras manifestações folclóricas e até religiosas… e nossa capoeira dentro deste tão rico e multifacetado universo da musicalidade…

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Podemos ainda fazer uma analogia a toda a ritualística e o processo de construção da “Roda de capoeira” e suas profundas ligações à musicalidade, religiosidade e espiritualidade de matriz africana…

É inegável a importância do Cordel e sua nuclear relação com a capoeira dentro deste “emaranhado imaginário” da cultura popular brasileira…

Acredito que só muito recentemente na história da nossa capoeiragem é que se começou a construir o conceito de “criação exclusiva” ou seja composições criadas apenas para a capoeira…

Fica a reflexão para que possamos crescer juntos no processo de aprendizagem e da abertura de pensamento…

Deixo vos o link para o Livro:
História do Valente Vilela, Cordel de João Martins de Athayde

Em anexo ainda deixo um presente muito especial… Uma gravação de 1949 onde Mestre Waldemar canta a Ladainha do VALENTE VILELA (Vilela não mate o homem)

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