Blog

Mestre Jeronimo – Warriors Dancing Berimbau e Capoeira

Mestre Jeronimo JC – Warriors Dancing Berimbau e Capoeira

Faixas disponíveis para download:
5- São Bento Grande
6- Santa Maria
7- São Bento Pequeno

Mestre Jeronimo
www.myspace.com/mestrejeronimo
e.mail – mestrejeronimo@gmail.com

Agradecimento Especial ao Mestre Jeronimo
por nos ter permitido publicar a sua obra e pela parceria nesta nossa jornada.

Agradeço de coração o fantástico CD e o Livro que nos foi oferecido em sua hospedagem em nossa casa.

CD “Berimbau de Ouro” – Banda – Terreiro de Capoeira

Faixas disponíveis para download: Caiçara e Hora de Lutar

O CD “Berimbau de Ouro” contém 10 faixas inspiradas em ritmos e tendências afro-brasileiros e latino-americanos: “Sabu Meu Mestre” “Axé Capoeira” e “Suassuna” são composições do Cascavel; “Hora de Lutar” é uma parceria de Cascavel e José de Souza Melo, o “Ás de Ouro”, também “filho” do Mestre Sabu. “Caiçara” é uma composição do Mestre Cascavel sobre temas tradicionais da capoeira. “A morte do Capoeira” – melodia do folclore da capoeira recolhida no recôncavo baiano pela professora Emilia Biancardi Ferreira na década de 60 – já teve versões de sucesso gravadas pelo Mestre Suassuna e pelo Mestre Onias.

A “Iuna” e o “São Bento do Mestre Bimba” são “toques” tradicionais (padrões ritmo-melodicos, cada um deles associado a um tipo de jogo com características próprias).
O “São Bento do Mestre Bimba” é um toque criado pelo mestre Bimba especialmente para um tipo de jogo rápido e ofensivo – que se tornou também a principal característica do estilo de capoeira criado por esse mestre que dirigiu uma escola de capoeira que se tornou conhecida em todo o mundo.
A “Cavalaria” é um toque de “aviso”. No passado os cultos e as danças dos terreiros de candomblé eram proibidos e sofriam perseguições policiais rigorosas. Na Bahia, até a década de 30, os esquadrões de cavalaria eram a força policial encarregada da repressão às manifestações da cultura negra – e a capoeira oferecia a reação possível. Este toque – também chamado de
“Aviso” – entrou para a história da Capoeira com o nome de Cavalaria. O “Samba de Angola” é o ritmo que simboliza a descontração dos câmaras do Terreiro nas rodas de samba.

O Cd Berimbau de Ouro pode ser adquirido  (R$11+correios)
pelo e-mail: terreirodecapoeira@hotmail.com

Obrigado pela atenção!
Professor Guerreiro

Agradecimentos a Banda e em especial ao Professor Guerreiro por ter disponibilizado  sua obra.

Capoeira água de menino – Mestre Kenura

Mestre Kenura  – Capoeira água de menino

A”Capoeira água de menino” é um estilo criado e desenvolvido pelo Mestre Kenura que aplica, também, angola e regional, além de trabalhar com manifestações folclóricas inerentes à mesma cultura, como samba de roda, maculelê, frevo, entre outras.

Neste seu segundo disco, Kenura apresenta além de composições próprias, toques e ladainhas da capoeira regional e da capoeira angola, sambas de roda, apresentando a capoeira como forma de expressão, ressaltando seu aspectos folclóricos, dança e movimentos. O disco gravado pelo grupo de capoeira Água de Menino, contou ainda com as participações especiais de Dinho Nascimento e Gereba.

Agradecimentos Especiais:
Mestre Kenura e Por do Som, por nos ter permitido publicar a sua obra.

Capoeira Nação Vol 2 – Em Comemoração aos 12 Anos

Agradecimentos: Capoeira Nação por nos ter gentilmente cedido as Faixas:
  • Lá Vem a Cavalaria
  • Quando a Maré Vazar
  • Vai lá Menino
Agradecimento Especial ao “Grande”, Reinaldo Santana (Mestre Bigodinho) e ao Camarada e parceiro Anderson Fetter (Coelho).