Blog

Mestre Bimba A Capoeira Iluminada

Vendo Artigos de: Mestre Bimba A Capoeira Iluminada (categoria)

Mestre Bimba & Origem da Capoeira Regional – Compilação de Videos

Compilação de depoimentos de vários mestres, pesquisadores e historiadores sobre a vida de Manuel dos Reis Machado, o MESTRE BIMBA e o processo de criação da Luta Regional Baiana.

Em homenagem aos amigos Luiz Fernando Goulart e Mestre Decânio+

MESTRE BIMBA – A Capoeira Iluminada

A vida de Manuel dos Reis Machado, o MESTRE BIMBA (1899-1974), que iluminou a prática da capoeira, tornando-se o seu mais conhecido e admirado nome em todo mundo. Uma história com muita capoeira, contada por alguns dos seus mais importantes alunos, seus familiares e pelos que se dedicaram a estudar sua genial personalidade.

Frede Abreu, historiador: sobre o “Marketing” pessoal de Bimba :

“Mestre Bimba surpreende a sociedade, com um outro tipo de comportamento. O que era a expectativa da sociedade em torno de um capoeirista, ele contraria. Ele aparece como um homem direito, como um homem sério.”

Decanio, aluno de Bimba: Sobre a atividade de estivador de Bimba :

“Ele era ajudante de carregador. O trabalho dele principal qual era? carregar a faca dos estivadores. Como? Ele subia o elevador do taboão. Onde tinha um posto policial, que, correr os estivadores, que eram conhecidos como valentões, como brigões, pra pegar as facas. Comprava um pão de um quilo, isso ele me contou foi assim cortava no meio, enfiava fazia um buraco e botava o cabo, enfiava do outro lado e emendava o pão. Passado o posto policial, ele entregava os pães a cada estivador e ia embora”

Luiz Fernando Goulart, diretor do filme MESTRE BIMBA, A CAPOEIRA ILUMINADA:

“O mundo da capoeira me era totalmente desconhecido até dois anos atrás quando fui convidado para dirigir MESTRE BIMBA – A Capoeira Iluminada.

Luiz Fernando Goulart

Mesmo me reconhecendo como um apaixonado pela cultura brasileira, confesso que a capoeira não me encantava até então. Pouca coisa sabia dela. Quando ouvi o nome Mestre Bimba apenas relacionei-o à capoeira, mas nem sei porque. Pedi dois dias para pensar e decidir se largaria os projetos aos quais me dedicava. Acho que a internet me salvou. Ao escrever num site de buscas o nome capoeira me vieram 1 milhão e 400 mil citações em praticamente todas as línguas. Bem, não consegui dormir esta noite e na primeira hora telefonei correndo para aceitar o convite. O universo da capoeira me pegara, ainda que de longe.

Daí pra frente o meu envolvimento com o projeto foi total. Era como se eu estivesse vivendo realmente uma grande paixão, querendo descontar o tempo que eu perdera desconhecendo uma das maiores forças culturais e políticas que o nosso país possui. Passei a me corresponder, nas línguas possíveis, com capoeiristas de todo o mundo, assessorando o roteiro que estava sendo feito pelo Luiz Carlos Maciel e não vendo a hora de mergulhar no universo do Mestre Bimba. Decidi utilizar o meu grande desconhecimento da capoeira e da figura do Mestre Bimba como base para a narrativa do filme. Cheguei na Bahia, corri todas as rodas possíveis mas evitei falar de Bimba. Eu queria conhecê-lo quase que junto com o espectador. Eu tinha apenas a impressão que me encantaria por sua figura e sua história mas quis procurar mostrar, antes de tudo, a emoção e a magia que me tomavam naqueles momentos pré filmagens em Salvador. Começamos as filmagens pelos depoimentos dos alunos de Bimba. Depoimentos previstos inicialmente para meia hora, duravam 5 a 6 horas. Sempre que alguém se lembrava do Bimba que conheceu se emocionava e nos envolvia a todos, da equipe.

Fui também me envolvendo com aquela história maravilhosa de um homem cujo grande ideal foi tirar a capoeira, um jogo proibido pelo código penal vigente em sua época, de baixo do pé do porco, como gostava de dizer. Um homem analfabeto mas que foi reconhecido “post mortem” como Doutor Honoris Causa de uma importante Universidade, por unânimidade, em reconhecimento ao seu trabalho de educador. Um homem que foi capaz de ver, ainda nos anos 30, a capoeira sendo jogada no mundo todo, como a única arte marcial que se joga acompanhada por música e uma das poucas onde o objetivo não é machucar ou agredir o adversário. A única pratica esportiva nascida em nosso país e que, presente no mundo todo, jamais deixou de ser brasileira e de falar português. Uma das maiores fontes de viabilização de cidadania para brasileiros desassistidos e jovens em situação de risco social. Vi muita história bonita sendo contada. Muitos olhos que brilhavam à simples referência do nome Bimba. Muita mente brilhante e realizada que nos disse, com lágrimas nos olhos, que tudo que conseguira na vida fora graças ao seu mestre.

Tudo isso foi Bimba que propiciou, ao dar a sua luz à capoeira e ver nela o instrumento de educação que hoje, o mundo todo reconhece. E é isso que eu procurei passar para os que assistirem ao filme, a mesma emoção que eu vivi descobrindo Bimba e a capoeira.”

 

Ver mais: https://portalcapoeira.com/mestre-bimba-a-capoeira-iluminada/

 

Depoimento de Mestre Decanio sobre a origem da capoeira

 

Angelo Augusto Decanio Filho – Doutor Decanio – https://capoeiradabahia.portalcapoeira.com

Paris: Lançamento Europeu do DVD “Mestre Bimba a Capoeira Iluminada”

O LANÇAMENTO EUROPEU DO DVD DE "MESTRE BIMBA, A CAPOEIRA ILUMINADA" NO FESTIVAL DE CINEMA BRASILEIRO DE PARIS .

Foram 3 sessões lotadas, no CINEMA LATINO de PARIS. De diversas cidades francesas chegaram capoeiras para ver o filme. Além disso, o público presente à décima edição do festival, brasileiros e simpatizantes franceses da cultura brasileira, já havia assistido a documentários como "OPERAÇÃO CONDOR", "SIMONAL, NINGUÉM IMAGINA O QUE EU PASSEI" "GINGA"e tantos outros. Para mim, era um momento que sempre esperei, de colocar um filme sobre capoeira em uma sessão oficial de um festival internacional, mostrando-o principalmente a pessoas que pouco sabem da nossa capoeira. Um sentimento de passar para os outros a mesma emoção que tive, há apenas 5 anos, ao entrar em contato com essa maravilhosa arte brasileira mas que se torna universal. Foi um grande prazer apresentar meu filme a esse público e um prazer maior ainda quando me perguntavam onde poderiam ver mais e aprender capoeira em Paris. É, eu pensava, mais um que o virus da capoeira pegou. Do palco, onde apresentava o filme, pude ver alguns amigos que fiz na estrada da capoeira, entre eles estava a IGUANA, uma capoeirista francesa, que veio de GRENOBLE especialmente para a sessão do filme e já tinha feito o mesmo se deslocando até o Rio de Janeiro, em um gesto que muito me comoveu e aumentou a minha crença em uma capoeira espalhada pelo mundo todo, sem qualquer distinção de credo, cor, origem étnica ou qualquer outra forma de diferenciação da raça humana. Uma PANGEA CAPOEIRA, onde o único elo de ligação se faz através dos sentimentos que são comuns a toda a humanidade.

Bem, pensava isso enquanto procurava usar o meu fraco francês para me fazer entender. Após a sessão, tivemos um pequeno coquetel, com caipirinhas e pão de queijo e fomos. Foi boa a festa, principalmente porque serviu também para que fosse anunciado o lançamento do DVD do filme em toda a Europa, a começar pela França, ainda nesse mês de junho. Tive reuniões com o pessoal da DG DIFUSION, que se responsabilizará pelo lançamento na França, em versão francesa e da Exportacion-DISCMEDI, de Barcelona, que comandará a operação Europa, para a colocação do DVD nos países europeus. Uma operação especial está sendo tramada para ocuparmos espaços no verão da Grécia, com exibições do filme ao ar livre, seguidas de muita capoeira, nas ilhas gregas. Outras ações estão sendo pensadas, o que me deixa bastante animado quanto à meta de fazer pelo menos 1 milhão de pessoas descobrirem a capoeira através do filme, em todo o mundo. Se a operação verão europeu der certo, partiremos para outros continentes.

Em Paris houve ainda uma sessão para estudantes do primeiro grau que, entre todos os filmes do Festival, escolheram o MESTRE BIMBA, A CAPOEIRA ILUMINADA para ver. Foi mais uma sessão lotada, com um público entre 10 e 12 anos, dos quais a maioria não conhecia mas já ouvira algum amigo falar. Uns poucos praticam ou já praticaram a capoeira, segundo uma pesquisa que me mandaram. Foi outro momento inesquecível para mim, ver o interesse deles, principalmente dos que estavam ali descobrindo essa magia sensacional da arte da nossa gente. Um grupo de portugueses, onde apenas uma menina fazia capoeira, também estava entre os mais animados. Foram quase meia hora de fotos com eles. Tenho certeza que muitos, depois do filme, irão procurar aulas de capoeira. Se isso acontecer, tudo terá valido a pena.

Luiz Fernando Goulart

DVD Mestre Bimba a Capoeira Iluminada

MESTRE BIMBA – A Capoeira Iluminada

A vida de Manuel dos Reis Machado, o MESTRE BIMBA (1899-1974), que iluminou a prática da capoeira, tornando-se o seu mais conhecido e admirado nome em todo mundo.

Uma história com muita capoeira, contada por alguns dos seus mais importantes alunos, seus familiares e pelos que se dedicaram a estudar sua genial personalidade.

DVD Mestre Bimba a Capoeira Iluminada

The life of Manuel dos Reis Machado, known as MESTRE BIMBA (1899-1974). The master that enlightened the art of capoeira, becoming the most known and admired name of it’s practice around the world.

History and stories of capoeira, told by his most important disciples, his family and by the ones who devoted studying his genius personality.

(DVD + Poster)

Legendas: Portuguese, English and French.

 

EXTRAS

01 Uma Visita ao Mestre Decanio
02 Uma auyla completa de Bimba, por seu filho Mestre Nenel
03 Como se faz um berimbau, por Mestre Nenel
04 Novos "causos" da Academia de Bimba
05 Rodas depois das filmagens

Créditos

Roteiro: Luiz Carlos Maciel
Fotografia: Rivaldo "doddy" Agostinho
Pesquisa: Antônio Venancio
Montagem: Daniel Nobre
Sonorização e Mixagem: Fernando Ariani
Direção de Produção: Didado Azambuja
Direção: Luiz Fernando Goulart

UMA REALIZAÇÃO BISCOITO FINO
Direção Geral: Kati Almeida Braga
Direção Artística: Olivia Hime
Gerente de Produto: Martinho Filho
Assitente de Produção: Luciene Caruso

Diretor do Mestre Bimba fala sobre o Filme no Canal Brasil e na TVE

Em entrevista gravada nos estúdios do programa REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO o diretor do filme MESTRE BIMBA, A CAPOEIRA ILUMINADA, Luiz Fernando Goulart, falou durante quase meia hora, sobre o filme e sobre a importância da capoeira hoje no Brasil e no mundo.

Editado com imagens do filme, o programa irá ao ar nos seguintes canais, dias e horários:

 
CANAL BRASIL (NET) – (inédito) 15/08 (4ª feira) às 18h30 / reprise 5ª às 11h30.
 
TVE BRASIL – (inédito) 20/08 (2ª feira) às 21h30 / reprise aos sábados (25/08) às 18h30
 

Não percam e divulguem.

Precisamos aproveitar mais esta chance da capoeira começar a marcar presença constante na mídia brasileira.

Read More

“MESTRE BIMBA, A CAPOEIRA ILUMINADA” Em Agosto nos Cinemas do Brasil

Em primeira mão, o Release #1 do lançamento do filme: Mestre Bimba a Capoeira Iluminada nos cinemas do Brasil.

O tão esperado documentário que conta a vida do MESTRE BIMBA, criador da Capoeira Regional, com cenas inéditas do grande mestre e depoimentos de muitos dos que foram seus alunos e de seus familiares, estará entrando em cartaz nas principais cidades brasileiras na segunda semana de AGOSTO com grande lançamento nas diversas mídias. O trailer do filme já está sendo exibido.

Clique para ampliar

A partir de 10 de AGOSTO de 2007

RIO DE JANEIRO – ESPAÇO DE CINEMA – Voluntários da Pátria, 35 Botafogo
Tel.: (21) 2226-1986
SÃO PAULO – UNIBANCO ARTEPLEX – Rua Frei Caneca, 569 – 3º Piso.
Tel.: (11) 3472-2365
SANTOS (SP) – ESPAÇO UNIBANCO MIRAMAR – Av. Marechal Floriano Peixoto, 44 – Gonzaga.
Tel.: (13) 3284-4044
BRASÍLIA – CINE ACADEMIA – Academia de Tênis – SCES Trecho 04 Conj. S Lote 1 B.
Tel.: (61) 316-6373

A partir de 17 de AGOSTO de 2007

SALVADOR – SALA DE ARTE UFBA – Av. Heitor Miguel Calmon, s/n. Vale do Canela – PAC (Pavilhão de Aulas do Canela). Tel: (71) 3237-9681

A partir de 24 de AGOSTO de 2007

RECIFE – SALA DA FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO – Rua Henrique Dias, 609, Derby.
Tels.: 3073-6688, 3073-6680, 3073-6712 e 3073-6651
FORTALEZA (a confirmar) – FUNDAÇÃO DRAGÃO DO MAR – Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema. Tels.: (85) 3219-0002 e 3219-2641

A partir de 14 de SETEMBRO de 2007

PORTO ALEGRE – SANTANDER CULTURAL – Rua Sete de Setembro, 1028 Subsolo – Praça da Alfândega. Tel.: (51) 3287-5718
FLORIANÓPOLIS – CIC – Rua Eduardo Gonçalves D’Avila, nº 303 – Santa Mônica.
Tel.: (48) 3953-2000
CURITIBA – UNIBANCO ARTEPLEX – Shopping Crystal Plaza – Rua Comendador Araújo, 731 – Batel – [email protected]

A partir de 21 de SETEMBRO de 2007

GOIÂNIA – SHOPPING BOUGAINVILLE – Rua: 9, 1850 – Setor Marista
BELO HORIZONTE – USINA – Rua Aimorés, 2424 – Lourdes.
Tel.: (31) 3337-5566

Telefone para o cinema da sua cidade confirmando a estréia e os
horários do filme. Isso é importante para fazermos do filme um
grande sucesso, que depende apenas de nós.
Assim, conseguiremos exibi-lo em todo o Brasil – uma oportunidade
de ouro para a capoeira explodir e se tornar mania nacional.

Nos sites www.portalcapoeira.com e www.mestrebimbaofilme.com.br
você encontra notícias atualizadas do lançamento,
além de um vasto material de promoção do filme para
baixar e multiplicar, aplicando o nome do seu grupo,
mestre ou patrocinador.

DIVULGUE O FILME, DE TODAS AS FORMAS POSSÍVEIS: NAS AULAS,
COM OS ALUNOS E PAIS DE ALUNOS, NAS RODAS, COMBINANDO IDAS
EM GRUPO AOS CINEMAS, NOS EVENTOS COM OS AMIGOS E
NA INTERNET, ONDE E COM QUEM VOCÊ PUDER.



Para maiores informações acesse o site:

www.mestrebimbaofilme.com.br

Será um momento mágico para quem ama a capoeira e uma oportunidade única para quem ainda não a conhece, descobri-la. Divulgue essa notícia. Vamos lotar as salas de cinema e mostrar, mais uma vez, a força da nossa capoeira. Você poderá acompanhar todo o lançamento do filme em cinemas aqui no PORTAL CAPOEIRA. O DVD do filme, com nove faixas bônus totalmente inéditas na capoeira, estará sendo lançado internacionalmente até o fim do ano. Se você estiver próximo de alguma cidade que vai exibir o filme, compareça, leve o seu grupo, convide amigos e familiares seus e de seus alunos. Essa mobilização é que permitirá o sucesso do filme e fará com que a capoeira ganhe novos adeptos, novos espaços na mídia e cresça mais ainda.

A respeito do lançamento, recebemos um e-mail do realizador do filme, LUIZ FERNANDO GOULART, onde ele diz:

… O filme entrará em cartaz no dia 10 de agosto, podendo atrasar uma semana,
nas cidades de Rio, São Paulo e Brasília. As outras cidades irão entrando
logo apos, nas semanas seguintes. É uma estratégia de alto risco mas
resolvi jogar um “tudo ou nada”. Se os capoeiristas encherem as salas de
cinema e tornarem o filme um sucesso na primeira semana, novas salas
entrarão na rede e novos horizontes se abrirão para a capoeira, que será
descoberta, finalmente, pela mídia e por novos entusiastas.

O resultado será certamente academias abrindo novos horários e turmas, novos
filmes de capoeira sendo feitos e maior valor de mercado para a capoeira,
além de abertura para ela em novelas e demais meios de comunicação. Eu sei
que é um grande sonho mas não o acho impossível de ser realizado. Para isso,
o filme é o primeiro passo. Lutei até o fim para isso e a minha maior
motivação será a de saber que se a capoeira chegou onde chegou um dos
tijolinhos do seu grande sucesso foi colocado por mim.
Mas, para que tudo isso aconteça, será necessário que todas as pessoas que
possam divulgar o filme, comparecer às sessões do filme, incentivar outras
pessoas a faze-lo, o façam. É uma luta de toda a capoeira, na qual estou
apostando todas as minhas fichas.

Conto com o seu apoio, um dos primeiros que me incentivaram a entender que
essa luta valeria a pena. Por favor, divulgue o que for possível, cada novo
tijolinho significará mais solidez para a capoeira e essa hora é única e
mágica.

Que Bimba, Pastinha e tantos outros heróis dessa linda contribuição da
afro-descendência à nossa gente e ao nosso Pais estejam conosco e iluminem
os nossos caminhos para que possamos ver os cinemas lotados e muita festa
pela capoeira, primeiro no Brasil e depois, no mundo…

Luiz Fernando Goulart

Clique na imagem para ver o cartaz no seu tamanho real

MESTRE BIMBA E A CAPOEIRA NO PAN 2007

Foi mais uma linda festa da capoeira.

Tudo foi organizado pela PETROBRAS como parte do lançamento nacional em cinemas do filme MESTRE BIMBA, A CAPOEIRA ILUMINADA, no dia 19 de Julho no Palco PETROBRAS da VILA DO PAN.

A capoeira teve público recorde na VILA, com atletas de todos os países participantes querendo entrar na roda e jogar. Alguns técnicos e dirigentes de delegações tentaram até impedir, evitando contusões de última hora, mas o som dos berimbaus tocou mais forte no coração de todos.
 
Muitos confessaram que ansiavam por esse momento de contato com a capoeira no próprio país onde ela nasceu. Outros se mostraram fãs e praticantes de capoeira em seus países de origem. Mas o mais bonito foi ver o grande número de atletas completamente encantados com o que viam e descobriam naquele momento. Vários me deram seus e-mails para que eu indicasse academias nas cidades onde moram.

No palco, junto aos capoeiras do Mestre Camisa, estavam integrantes da família do Mestre Bimba, vindos da Bahia e de Goiânia para a grande noite. O público chegou ao delírio quando um integrante da seleção chilena de handebol subiu no palco e pediu em casamento sua namorada, da equipe feminina brasileira, também do handebol. E tudo isso ao som do berimbau, do samba de roda, do maculelê e de muita celebração ao filme e à capoeira, que já começa a ocupar seu merecido espaço na mídia.
MESTRE BIMBA E A CAPOEIRA NO PAN 2007
A animação de todos parecia não ter limtes e a festa só acabou porque as regras na VILA DO PAN são bastante rígidas. Mas a PETROBRAS já está pensando em fazer uma outra, no PARA PAN. Tudo isso em preparação para o grande lançamento nacional de "MESTRE BIMBA, A CAPOEIRA ILUMINADA", que entrará nos cinemas brasileiros a partir do dia 10 de Agosto no Rio, São Paulo, Santos e Brasília e depois, em outras 16 cidades.
MESTRE BIMBA E A CAPOEIRA NO PAN 2007

MESTRE BIMBA E A CAPOEIRA NO PAN 2007
FOTOS: LFG

Mestre Bimba a Capoeira Iluminada em Israel

6o. FESTIVAL DE CINEMA BRASILEIRO 2006 EM ISRAEL 
Caros Mestres e Capoeiristas

O filme MESTRE BIMBA, A CAPOEIRA ILUMINADA, foi selecionado para representar o gênero documentário entre o melhor da produção cinematográfica brasileira atual no 6o. FESTIVAL DE CINEMA BRASILEIRO 2006 DE ISRAEL, a se realizar na primeira quinzena de Agosto nas cidades de Tel Aviv, Haifa e Jerusalém.

O Festival, que contará com a presença do Ministro Gilberto Gil e diversas personalidades brasileiras e israelenses será uma ótima e única oportunidade em Israel para mostrarmos a força da capoeira e darmos a ela uma grande visibilidade nas mídias nacional e internacional.

Convocamos todos os capoeiristas que nesse período possam estar em Israel para que compareçam às sessões do filme e organizem, junto a seus grupos, rodas de capoeira pela PAZ ENTRE OS POVOS nos locais de exibição do filme. Será um excelente momento para levarmos ao mundo a mensagem dos Grandes Mestres do passado, representados no filme pelo inesquecível MESTRE BIMBA.

O filme será exibido nos dias :
07 – Agosto – Segunda Feira às 21:30 – CINEMATECA DE HAIFA
11 – Agosto – Sexta Feira às 12:00 – CINEMATECA DE TEL AVIV
12 – Agosto – Sábado às 13:00 – CINEMATECA DE TEL AVIV
20 – Agosto – Domingo às 21:30 – CINEMATECA DE JERUSALÉM

No site do festival  <http://www.festivalemisrael.com/> vocês poderão encontrar todas as informações necessárias, inclusive para a compra antecipada de ingressos, que já estão sendo procurados, através do site www.ticketnet.co.il <http://www.ticketnet.co.il/> . Não deixem de comparecer a essa grande festa da capoeira e assistir à vida do Grande Mestre contada por seus alunos mais antigos e familiares, com imagens e rodas comandadas pelo próprio Bimba jamais mostradas no cinema.

Um forte abraço em meu nome, no de toda a equipe do filme e até lá,

Luiz Fernando Goulart

Visite o site do filme MESTRE BIMBA, A CAPOEIRA ILUMINADA :
www.mestrebimbaofilme.com.br

Mestre Bimba a Capoeira Iluminada
Trechos do discurso “Brasil, Paz no Mundo” proferido em Genebra, na ONU em 19 DE AGOSTO DE 2004,
pelo Ministro da Cultura do Brasil Gilberto Gil :
O nosso país celebra a arte do encontro, da resistência cultural e da fraternidade. É por isso que trago hoje à ONU capoeiristas de todo o mundo para homenagear a Sérgio Vieira e seus companheiros e companheiras. Afinal, ninguém luta só, ninguém dança só. Capoeira é atitude brasileira que reconhece uma história escrita pelo corpo, pelo ritmo e pela imensa natureza libertária do homem frente à intolerância.
(…)
Anunciamos aqui, neste palco da Organização das Nações Unidas, as base de um futuro Programa Brasileiro e Mundial da Capoeira. Agora, quem dá a “volta por cima” é o Estado brasileiro, que vem ao mundo reconhecer a capoeira como uma das mais nobres manifestações culturais. O Ministério da Cultura do governo do presidente Lula passa a reconhecer essa prática como um ícone da representatividade do Brasil perante os demais povos.

Luiz Fernando Goulart e Equipe: Feliz Nata e Próspero Ano Novo…

Em meu nome e no de toda a equipe que realizou o filme
MESTRE BIMBA A CAPOEIRA ILUMINADA,
lhe desejamos, à sua família e a todo o seu grupo um
FELIZ NATAL,
com muita
PAZ e HARMONIA e um ANO NOVO de grandes realizações.
Que as luzes de
BIMBA e PASTINHA estejam presentes em todas as aulas e eventos do seu grupo em 2006.

São os votos de
Luiz Fernando Goulart e equipe

Exibição Mestre Bimba A Capoeira Iluminada em Brasília

Auditório do Centro Audiovisual do Ministério da Cultura
 
Dias:
 
17 de novembro às 18 :00 hrs : para autoridades e capoeiristas
 
19 de novembro às 10 :00 hrs : projetos sociais

 
Apoio :
Ministério da Cultura
Lumen Produções e Publytape Comunicação

MESTRE BIMBA, A CAPOEIRA ILUMINADA SUCESSO NA 29a. MOSTRA INT. DE CINEMA DE SP

# RELEASE No. 5

MESTRE BIMBA, A CAPOEIRA ILUMINADA
SUCESSO NA 29a. MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO
Ainda na campanha de seu pré lançamento comercial, depois da JORNADA DE CINEMA DA BAHIA e do FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DO RIO, MESTRE BIMBA, A CAPOEIRA ILUMINADA participou da 29a. MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO onde, entre quase quinhentos filmes de todo o mundo que lá se apresentaram, obteve a segunda maior média de aprovação da platéia, com nota 4,65 sobre 5, perdendo por apenas 1/10 para o primeiro colocado. Repetindo os sucessos anteriors, em Salvador e no Rio, conseguimos ainda um dos maiores públicos do Festival, com as duas últimas sessões totalmente lotadas. Mais de 400 pessoas não conseguiram comprar ingressos, que desde cedo estavam esgotados, antecipando o que será o lançamento comercial do filme em todo o Brasil, em 2006.