CCCB – Charangueiro Cantador
Contramestre Careca – CCCB – CHARANGUEIRO CANTADOR
Tem como meta manter sempre viva a Charanga da Regional (um berimbau e dois pandeiros), e seus cânticos metafóricos e/ou de sotaque. As Quadras e os Corridos na forma mais tradicional, além disso, preservar os ritmos da Regional expressando o valor e importância que tem o berimbau na composição da charanga, valorização do pandeiro (bode) e da assistência (palmas) na sustentação do ritmo, resgatar o côro feminino (Tijubinas) que sempre se fizeram presentes nas manifestações populares, e através das Quadras e Corridos demonstrar a riqueza ritmica e melódica dos cantadores.
Proposta:
-
Gravação anual de um CD.
-
Oferecer a comunidade da capoeira (praticantes, profissionais e simpatizes) um trabalho cultural privando pela qualidade dos cânticos assim como da parte ritmica.
-
Preservação da cantoria metafórica e de sotaque (Quadras e Corridos).
-
Distribuição a nivel nacional e internacional.
-
Firmar a importância da charanga da Capoeira Regional (um berimbau e dois pandeiros).
-
Resgatar o côro feminino (Tijubinas).
-
Preservar os ritmos da Capoeira Regional, assim como o ritual cantado.
{soundcloud}https://soundcloud.com/portalcapoeira/sao-bento-grande-quadra-e-corridos{/soundcloud}
Centro Cultural Capoeira Baiana
No dia 6 de julho de 2006, nasce o C.C.C.B. fundado por Gilmar Caldas Suarez, conhecido no mundo da capoeiragem por “Careca”.
Centro: Assim como os antigos capoeiras tinham seu ponto de encontro local onde se desenvolve atividades com objetivos determinados. O Centro é nossa escola, o ponto de encontro para difundirmos e divulgarmos a Capoeira Regional Baiana.
Cultural: Representa o conjunto de conhecimentos que adquirimos, seja na “Cultura Popular Brasileira” ou na “Cultura Fisica Regional Baiana”.
Capoeira: Nossa arte maior, a base fundamental da nossa escola.
Baiana: Representa a terra da capoeira, fonte do nosso conhecimento, nossa origem.