Capoeira é atração na Praça Victor Civita
20 Mar 2015

Capoeira é atração na Praça Victor Civita

O grupo Senzala de Capoeira fará apresentação gratuita sob comando do Mestre Flavio No sábado, 21 de março, às 15 horas, o

20 Mar 2015

O grupo Senzala de Capoeira fará apresentação gratuita sob comando do Mestre Flavio

No sábado, 21 de março, às 15 horas, o grupo Senzala de Capoeira faz apresentação na Praça Victor Civita, localizada em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. Formado na década de 60, no Rio de Janeiro, o grupo se aprimorou por meio do contato com outros capoeiristas durante anos. O Senzala foi campeão do torneio “Berimbau de Ouro” durante três anos consecutivos.

Ainda na década de 60, os integrantes do grupo passaram a ensinar capoeira em Universidades, clubes e academias. Hoje o grupo é uma referência internacional e forma professores de capoeira conscientes de seu papel na sociedade.

 

SOBRE A PRAÇA VICTOR CIVITA

Projeto pioneiro na América Latina, inaugurada em 2008, a Praça Victor Civita é resultado da iniciativa do Grupo Abril em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, o Itaú, a Even Construtora e a Petrobrás. A partir de um espaço com aproximadamente 14 mil metros quadrados e área verde com cerca de 80 árvores, a Praça oferece à população um espaço que propõe uma reflexão acerca da preservação ambiental. Também abriga o Prédio do Incinerador, instalado no antigo incinerador de Pinheiros, e desenvolve atividades de educação socioambiental, com cursos, palestras e visitas escolares, além de localização privilegiada e de fácil acesso através de transporte público ou carro. A Praça Victor Civita dispõe de um palco para espetáculos com arquibancada coberta para 290 pessoas, onde ocorrem apresentações musicais, passando pelo rock, samba e música clássica, também espetáculos circenses, aulas de arte, yoga e pilates, além de atividades no centro de convivência para a terceira idade (CIIPE). O projeto foi implementado a partir da iniciativa de reviver uma região degradada pelo acúmulo de detritos ao longo dos anos, uma vez que, entre os anos de 1949 e 1989, o espaço funcionou como centro de processamento de resíduos urbanos. Dentro das normas técnicas de acessibilidade, a área conta com uma exposição permanente sobre as formas, materiais e tecnologias empregadas no tipo de reabilitação ambiental do terreno. Além disso, a Praça Victor Civita conta com soluções arquitetônicas de reuso de água, economia energética e projeto paisagístico educativo. A Praça Victor Civita é aberta diariamente, das 6h30 às 19h, e toda a sua programação é gratuita. Para visita de grupos escolares é necessário agendamento. A Praça divulga suas atividades através do site http://pracavictorcivita.org.br e também  nas redes sociais twitter (@pracavc) e facebook (fb.com/pracavictorcivita). No site, o público pode se cadastrar para receber a newsletter da programação.

 

SOBRE MESTRE FLAVIO

Flavio Luiz da Silva, Mestre Flavio Caranguejo, filho de pais capoeiristas, nasceu na cidade de São Paulo. Iniciou seu aprendizado na capoeira quando ainda era criança, no início dos anos 80, na Fonte do Gravatá, com o Mestre Kenura. No começo da década de 90, conheceu o Mestre Peixinho, ocasião em que passou a fazer parte do Grupo Senzala de Capoeira, realizando trabalhos em todas as classes sociais com atuação em clubes, escolas, academias, associações de bairro e universidades. Representou o Brasil em diversos países (USA, Canadá, Argentina, Chile, Israel, Palestina, Índia, Rússia, Finlândia, França, Sérvia, Dinamarca, dentre outros) ministrando aulas e fazendo apresentações e shows de capoeira e cultura popular brasileira. Em 2011 recebeu o título de Mestre corda vermelha formado pelo Mestre Peixinho do Centro Cultural Senzala de Capoeira. Idealizador e organizador do evento “Capoeiragem”, que acontece anualmente na cidade de São Paulo, sempre na segunda semana de dezembro. Atualmente coordena o Centro Cultural Senzala de Capoeira no Estado de São Paulo e em outros estados do Brasil, além de alguns países do exterior. É presidente fundador da Associação Casa Grande e Senzala, uma organização civil sem fins lucrativos, criada no ano de 2012 com o objetivo de viabilizar a capoeira como instrumento de educação e cidadania, além de promover e difundir a cultura popular brasileira através da capoeira e suas diversas manifestações culturais.

 

 

SERVIÇO
Data:
 21 de março. Sábado, das 15 às 17h.
Local: Praça Victor Civita | Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros
Ingresso: Entrada Gratuita
Classificação: livre
Informações para o público: (11) 3031-3689 ou 
www.pracavictorcivita.org.br

Associação Casa Grande e Senzala*
Rua dos Pinheiros, 1207 – sala 1
Pinheiros – São Paulo – SP

*Local onde acontecem as aulas de capoeira e cultura popular do Grupo Senzala

*A apresentação acontece no palco da Praça com arquibancada coberta para 290 pessoas. Não é necessário retirar ingressos com antecedência.

Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

4 × 4 =