Blog

Eventos – Agenda

Vendo Artigos de: Eventos – Agenda (categoria)

Primeiro Ciclo de Palestras e Conversas do Nosso Encontro

Primeiro Ciclo de Palestras e Conversas do Nosso Encontro 2021 – Evento online

Em era de pandemia e de uma nova realidade, um dos principais e mais antigos eventos de capoeira de Portugal se apresenta sobre um novo formato para manter viva a esperança e a chama que sempre representou o Encontro Internacional de Évora.

Nosso Encontro

São mais de 20 anos de uma idéia que surgiu do Mestre Beija-Flor e tornada realidade através da competência e esforço do nosso querido Mestre Umoi, no qual mestres, contramestres, professores, alunos ou simplesmente “capoeiras” de vários países, se reúnem num local belíssimo, para se confraternizarem, trocarem idéias e experiências, jogar muita capoeira – de todos os estilos e matrizes – fazer samba e enfim, recarregar suas baterias para continuar na luta cotidiana pela preservação e valorização da capoeira, na qual todos ali estão firmemente envolvidos.

Rascunho automático  Portal Capoeira

Link para o Evento:

https://us02web.zoom.us/j/84407155037?pwd=VzZTV3Y5YzE1dzY2UTE4WVlFWEM2QT09

“Enquanto houver capoeira, meu nome será lembrado”

“Enquanto houver capoeira, meu nome será lembrado” Mestre João Pequeno de Pastinha.

Hoje dia 09 de dezembro completam-se 9 anos da passagem do nosso querido mestre João Pequeno de Pastinha, que nos deixou prestes a completar 94 anos no ano de 2011.

Esse grande homem deixou sua marca não somente na história da capoeira, mas também para toda cultura afro-brasileira em geral.

João Pereira dos Santos é uma referência de homem negro que soube valorizar e elevar a cultura de seu povo para patamares de reconhecimento e valorização no Brasil e no mundo, foi uma importante referência para um processo de educação inclusiva que respeita a diversidade e a individualidade dos educandos, foi um exemplo de generosidade, de sabedoria, de humildade, assim como todo grande mestre.

Nós do CECA – Centro Esportivo de Capoeira Angola Mestre João Pequeno de Pastinha assumimos o desafio de dar continuidade ao seu legado e à sua obra mantendo ativo o seu espaço localizado no Forte da Capoeira no Centro Histórico de Salvador, com aulas e rodas de capoeira coordenadas pelos seus discípulos, onde funciona também o Memorial Mestre João Pequeno de Pastinha, aberto à visitação pública, com informações, fotografias e objetos que dizem respeito à sua trajetória.

Mestre João Pequeno se foi, mas sua memória continua viva, cada vez que um toque de berimbau inicia uma ladainha numa roda de capoeira em qualquer parte do mundo, continua tatuada no corpo de cada capoeirista que respeita e valoriza sua ancestralidade e suas tradições.

“Enquanto houver capoeira, meu nome será lembrado”

dizia mestre João Pequeno.

Axé !

Fonte: Nani de João Pequeno

Capoeiragem Musical: Live contará com os mestres Reinaldinho e Tonho Matéria

Capoeiragem Musical: Live contará com os mestres Reinaldinho e Tonho Matéria

Artistas se unem em prol da capoeira e dos mestres antigos em evento que acontecerá no próximo dia 8 de novembro

Pela primeira vez, uma iniciativa promove encontro de dois ícones da música baiana, que também são capoeiristas. Reinaldinho e Tonho Matéria se apresentam em prol da capoeira e dos mestres antigos.

A live Capoeiragem Musical: abrace um mestre antigo, acontecerá dia 08 de novembro (domingo), às 14h, no canal do Youtube do ex vocalista do Terra Samba.

Esta é uma iniciativa da Linha Capoeiragem da Sport Brazil, que tem como parceiros os mestres Balão e Reinaldinho. A ideia surgiu este ano, durante a pandemia, em conversas e reuniões. Uma forma de uma marca esportiva trabalhar uma causa social e colaborar com aqueles que foram os principais responsáveis pelo crescimento da capoeira em âmbito internacional.
Os dois mestres pensaram juntos a live e para o projeto convidaram o também mestre de Capoeira Tonho Matéria que além de cantor, compositor e publicitário, é fundador da Associação Cultural de Capoeira Mangangá e do Bloco da Capoeira. O show contará com o apoio e participação de alguns grupos de capoeira locais, CTE Capoeiragem, Porto da Barra, Topázio e Engenho.

Capoeiragem Musical: abrace um mestre antigo vai mostrar o lado social, artístico e cultural da capoeira, um pouco da sua história, influências e músicas, por duas horas.

A capoeira está em mais de 170 países, uma das principais ferramentas educacionais do mundo, reconhecida como patrimônio imaterial da Humanidade, pelo IPHAN, em 2008 e pela UNESCO, em 2014. Muitos vídeos feitos por mestres de Capoeira do mundo todo e artistas já estão circulando nas redes sociais.

Muitas pessoas não sabem, mas esses artistas de sucesso internacional iniciaram a vida com a capoeira, Reinaldinho teve seu primeiro contato nas rodas de rua do Engenho Velho de Brotas, se aprimorando depois nas areias do Solar do Unhão, até conhecer seu primeiro mestre de Capoeira, Piauí. Tonho Matéria, filho de vendedora de acarajé e vendedor de laranjas, fabricador de ladrilhos, desde cedo estabeleceu um vínculo com a arte, quando começou a frequentar as aulas de capoeira, nas manifestações populares da Bahia, organizadas pelo saudoso mestre Caiçara, no Mercado Modelo, em Salvador.

Capoeiragem Musical: Live contará com os mestres Reinaldinho e Tonho Matéria Capoeira Eventos - Agenda Portal Capoeira

 

Está cada vez mais próximo o lindo show…Não fique de fora da “live” CAPOEIRAGEM MUSICAL – ABRACE UM MESTRE ANTIGO.

Vai passar amanhã, domingo (8), às 14h (horário do Brasil), no canal do YouTube de Reinaldinho…

Acesse o link que está indo na mensagem seguinte. Se inscreva no canal e já deixe seu comentário lá!

Vai rolar muita música boa (MPB, Axé Music, Samba antigo da Bahia) que a Capoeira influenciou nas composições, além de ser um evento de valorização, imaterial e material, da Velha Guarda da Capoeira, os mestres antigos.

Teremos várias surpresas…Chame seus familiares e amigos para curtimos juntos esse lindo show!
Um abraço

 

Serviço:
Live Capoeiragem Musical, abrace um mestre antigo
Quando: 08/11
Horário: 14h
Local: Canal do Youtube/Reinaldinho
Contados: Flavia Veiga (71) 982435434

Portugal – Matosinhos: Centro de Artes Marciais e Desportos de Combate

Portugal – Matosinhos: Centro de Artes Marciais e Desportos de Combate

Inaugurou no passado dia 30 de Setembro, o Centro de Artes Marciais e Desportos de Combate de Matosinhos.

Neste Centro, único no país, está com grande destaque a nossa Arte Capoeira, que ganhou condições sem precendentes para a prática e desenvolvimento da modalidade, são 1500 metros quadrados dedicados às Artes Marciais, onde 900 metros quadrados são de área útil de treino, dos quais 450 metros quadrados são da Responsabilidade da Associação Cultural Desportiva e Recreativa Jogo de Negro, terá ainda uma sala de formação, com capacidade para cerca de 50 pessoas, um escritório do Departamento de Provas e Competição da Federação Portuguesa de Capoeira, um escritório da Associação Cultural Desportiva e Recreativa Jogo de Negro, e ainda Associação de Boxe do Porto, Associação Arena de Matosinhos, e Clube Shotokan de Matosinhos, que são as entidades presentes neste enorme projeto.

As instalações estão ainda dotadas, de balneários masculino e feminino, balneários para treinadores, área de isolamento Covid 19, casas de banho na área de formação, um ringue com medidas oficiais olímpicas, 900 metros quadrados de tatame, cerca de 50 sacos de Pancada, entre outras valências relacionadas com as Artes Marciais e Desportos de Combate.

WhatsApp Image 2020-10-01 at 12.23.22

Estão criadas agora as condições para elevar ainda mais a modalidade e qualificar os técnicos. Este espaço estará ao serviço da modalidade, e a Associação Cultural Desportiva e Recreativa Jogo de Negro, de tudo fará para que a envolvência de todas as escolas seja o maior possível.

VIVA A CAPOEIRA.

Gugu Quilombola: Evento Digital A.QUILOMBO.LAR

Gugu Quilombola: Evento Digital A.QUILOMBO.LAR

WhatsApp Image 2020-10-01 at 08.39.47

 

Meu irmão e grande parceiro na capoeiragem Gugu Quilombola, está organizando um evento online visando melhorar as condições no seu espaço no Brasil que por conta da Pandemia tem passado momentos difíceis… vamos juntos partilhar esta idéia e ajudar a fortalecer o espirito da comunidade que trabalha sem descanso em prol da nossa capoeiragem… leia mais sobre o evento e assista ao video!

 

A.QUILOMBO.LAR

Tendo em vista as dificuldades presentes e passadas, me propus a organizar uma rede, espaços coletivos de pessoas que visa o autocuidar, compartilhar, sociabilizar e estabelecer diálogos construtivos dentro das tecnologias antigas e atuais !

Nos dias 17 e 18 de Outubro, faremos um encontro online com aulas de Dança-afro e Capoeira com o objetivo de arrecadar uma grana para o nosso Espaço que parou na pandemia e precisa continuar pagando aluguel e contas …

 

 

Espero que possa participar e fortalecer a causa !
Estou a disposição para qualquer outra informação!

Abração!
Gugu Quilombola!
+4917637256959

Evento Digital A. Capoeira Portal Capoeira

MESTRE com “M” Maiúsculo!

MESTRE com “M” Maiúsculo!

Pela primeira vez, Mestre Nô estará ao vivo no Facebook Live, dando uma entrevista sobre sua vida e obra!

Esta live será seguida de uma aula de berimbau!

Venha conhecer um dos maiores mestres da história, responsável por grande parte da expansão da Capoeira no Sul, no Nordeste e nos Estados Unidos!

IMPORTANTE: Faço um pedido pessoal para que todos os mestres, mestras, alunos, amantes, líderes e simpatizantes que virem este post o compartilhem!

 

As contribuições voluntárias serão feitas no Paypal do mestre: [email protected]

Vamos fortalecer os mestres em vida! Depois de morto, não adianta fazer ladainha homenageando.

 

Axé.
Ferradura

 

São Paulo: Homenagem e Cidadania

São Paulo: Homenagem e Cidadania

Nosso grande amigo, Gugu Quilombola, propõe, em meio esta atribulada e complicada situação, uma importante ação solidária de entreajuda e apoio aqueles que mais estão sentindo os efeitos da pandemia que aflige e reflete em nossa comunidade capoeirística, impossibilitando uma grande parte de profissionais da cultura e capoeiragem de conseguirem, neste momento tão delicado, sobreviver…

Utilizando as ferramentas digitais, Gugu Quilombola, reuniu uma grande turma de amigos e camaradas para somar e difundir o conhecimento da nossa arte capoeira… Gugu estará realizando um evento online para homenagear dois grandes Mestres da Capoeira de São Paulo: Mestres Cavaco e Paulão.

O Objetivo desta empreitada digital é conseguir valorizar o saber, a mestria, a carga e toda a colaboração que estes dois, ao longo de suas caminhadas, ofereceram a toda a nossa comunidade…

Gugu também pretende, com esta ação, dinamizar o espaço/projeto da Bela Vista em São Paulo que neste momento se encontra completamente parado.

 

A pandemia silenciou a nossa casa cultural e Quilombo, um espaço sempre cheio de pessoas alegres e ativas , interações culturais e muito axé! As contas de água e luz continuam chegando , somando com Aluguéis e a impossibilidade de trabalho, aproximando o risco de fechamento da casa !

A contribuição arrecadada será investida em nossa casa e na homenagem aos Mestres Paulão e Cavaco, personalidades das quais não tenho palavras suficientes e significativas que permitam agradecer com justiça e devido merecimento tamanha gratidão aos exímios feitos para a minha geração e capoeiragem !

Gugu Quilombola

 

Nós, do Portal Capoeira, somos solidários a todo tipo de ação que visa de forma democrática e saudável colaborar com nossa cultura, nossa gente, nossa arte… e estaremos sempre ao lado, ajudando e divulgando todo e qualquer tipo de parceria positiva!!!

Parabéns meu mano pela corajosa atitude e por estar sempre a frente… com seu pensamento rápido e suas convicções… dando sempre espaço aqueles que são verdadeiros merecedores… é um prazer e um orgulho poder te chamar de irmão!

 

Luciano Milani

 

Ação e homenagem em prol dos nossos Mestres e espaços da Capoeira e Cultura!

Família da Capoeiragem !

Venho convida-los para mais uma ação e homenagem em prol dos nossos Mestres e espaços da Capoeira e Cultura !

Nos dias 23 e 24 de Maio, estaremos realizando um evento online para retribuir e homenagear nossos Mestres Cavaco e Paulão como também também auxiliar na resistência do meu espaço/Projeto no bairro da Bela Vista em São Paulo !

Aulas com capoeiristas de diferentes escolas, linhagens e segmentos da arte, condicionamento físico, mobilidade , instrumentação, musicalidade ,bananeira e Handstand, bate papo com Mestres e muito mais !

A pandemia silenciou a nossa casa cultural e Quilombo, um espaço sempre cheio de pessoas alegres e ativas , interações culturais e muito axé! As contas de água e luz continuam chegando , somando com Aluguéis e a impossibilidade de trabalho, aproximando o risco de fechamento da casa !

A contribuição arrecadada será investida em nossa casa e na homenagem aos Mestres Paulão e Cavaco, personalidades das quais não tenho palavras suficientes e significativas que permitam agradecer com justiça e devido merecimento tamanha gratidão aos exímios feitos para a minha geração e capoeiragem !

Para mais informações, estou a disposição !

Abração!
Gugu Quilombola!
+4917637256959

Grupo de whattsapp para as aulas do evento!
⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️⬇️

https://chat.whatsapp.com/E5yxlnOCjpo8T6RDor6g2G

Evento: águas de março & coletivo Mulheres da Garoa

Entre os dia 05 e 08 de março, acontecerá mais uma edição do evento águas de março realizado pela Escola Cultural Zungu Capoeira, porém este ano com a parceria e organização do coletivo Mulheres da Garoa!

Segue informações

Dia 05 – quinta feira
20h – Roda livre de Capoeira na sede da E.C.Z.C. (Rua Coronel Diogo, 837 – Jardim da Glória)
Entrada Gratuita

Dia 06 – sexta feira
20h – Terceira edição do Vadeia Sampa Mulheres da Garoa – lançamento oficial do primeiro CD do coletivo (Barracão do Vadeia: Rua Pascoal da Costa, 04 – Freguesia do ó)
Entrada Gratuita para assistir
* Para jogar, tocar e participar da roda é obrigatório o uso da pulseira de acesso
R$ 30 CD ou Camiseta (pulseira de acesso)
R$ 10 contribuição (pulseira de acesso)

Dia 07 – sábado
14h: Abertura do espaço
15h: Capoeira Recreativa com CM Boca – Jaguariúna
16h: Exibição do Documentário Mulheres da Pá virada com três mestras protagonistas no filme e bate papo aberto.
18h: Roda livre de Capoeira e graduação E.C.Z.C.
20h: OBAILE com a Banda OBANAJÉ e Jongo NZUNGU
(CCB – Centro cultural Butantã – Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 1880)
Entrada: R$ 10

Dia 08 – domingo
09h: Abertura do espaço
10h: Treino de Capoeira Angola CM Brisa do Mar – BA
11h30: Roda de Capoeira Angola
13h: Intervalo para almoço
14h: Treino de Capoeira com CM Tartaruga – BA
15h: Treino de Capoeira com CM Vermelha – SP
16h: Treino de Capoeira com CM Lilu – BA
17h: Roda livre de Capoeira
(Barracão do Vadeia: Rua Pascoal da Costa, 04 – Freguesia do ó)
Entrada: R$ 30 (Isento com carteirinha do coletivo – favor apresentar na inscrição)

99b9c947-512c-46b0-a0b0-97d3d38307ee

Participação especial de fora de São Paulo: CM Lilu da Bahia, CM Brisa do Mar da Bahia, CM Tartaruga da Bahia, Bonekinha Arte e Raça do Paraná e Dende arte e raça do Paraná.

 

 

7d091a06-1aa5-45bf-92ab-89884f837002Veja Também:

Dia 29/02 sábado agora pré lançamentos
Sarau musical cultural
A partir das 15:00

teatrobaile desde 2003

SEDE CTI – Rua Oti, 212 – Vila Ré – São Paulo-SP – CEP 03657050

Venda do CD R$ 30
Entrada gratuita

Diversidade de ritmos é a marca do Carnaval Paulistano: Axé, Punk e Capoeira

Diversidade de ritmos é a marca do Carnaval Paulistano: Axé, Punk e Capoeira

Carnaval: Com Marisa Orth e Mel Lisboa, Os Capoeira desfila em SP

Os blocos de rua estão cada vez mais presentes na cidade de São Paulo, abrindo alas para a diversidade de ritmos e gêneros musicais. Neste ano, há opções para quem curte punk, jazz, MPB, brega, axé, samba, pagode  anos 90 e ritmos nordestinos.

O bloco Os Capoeira desfilou no sábado (22) em São Paulo com uma homenagem aos povos indígenas do Brasil. O cortejo contou com a presença das atrizes Marisa Orth (porta estandarte) e Mel Lisboa (bateria), além da participação especial da cantora angolana Jéssica Areias.

Liderado pelo percussionista e capoeirista Mestre Dalua, Felipe Roseno, Contramestre Leandrinho e Cauê Silva, traz ritmos, cantos e movimentos ligados à capoeira, como o maculelê, o frevo e o samba de roda.

Diversidade de ritmos é a marca do Carnaval Paulistano: Axé, Punk e Capoeira Capoeira Portal Capoeira

Bloco Os Capoeira: Mais que um bloco, somos um movimento de cultura, educação e resgate de uma parte fundamental da história do Brasil. Somos a raiz do Carnaval!

Fundamentado nas tradições Afro-Brasileiras, tendo a capoeira como a base principal, o coletivo de percussionistas e capoeiristas inauguram o movimento chamado de, Os Capoeira.

O trabalho inclui, oficina de percussão e rodas de capoeira que começam acontecer todas as segundas feiras no Jongo Reverendo, a partir de 05 de setembro, e se prepara para ser bloco de carnaval em 2017.

Até lá, em 25 de julho e 29 de agosto, todos podem conhecer o trabalho e experimentar com as aulas abertas, sempre a partir as 20hs.

Idealizado e formado pelos capoeiristas e percussionistas, Mestre Dalua, Felipe Roseno , Contra-Mestre Leandrinho, e professor Cauê Silva, o grupo traz a proposta de trabalhar os ritmos, cantigas e movimentos de todas as culturas ligadas a capoeira, tais como o maculelê, frevo, ijexá, samba de roda, cabula, congo de ouro, barravento, além da capoeira em todas as suas potencialidades.

Com o auxilio de Emilio Martins, Paulinho, Samba Sam, Chrystian Galante, Milene Malvadeza, Mestre Maurão e alunos do grupo de capoeira Mandinga, o coletivo Os Capoeira, traz a proposta de não ser apenas mais um bloco, mas sim um movimento de cultura, educação e resgate de uma parte fundamental da história do Brasil.

Saber mais: https://www.facebook.com/Os-Capoeira-387454428096365/

Intensivo e Formatura QLC 2020 São Paulo- Brasil

Intensivo e Formatura QLC 2020 São Paulo- Brasil

Neste ano de 2020 está sendo uma ano muito especial na minha vida Capoeiristica , estarei realizando junto aos meus alunos ,a nossa primeira formatura, são 18 anos de trabalho pela nossa arte!

Fico feliz em poder retribuir um pouco do que a Capoeira tem me presentado e hoje me sinto um pequeno colaborador e multiplicador de alegria e conhecimento!

Será um evento de 7 dias, iniciaremos com o Intensivo de segunda a sexta feira sendo a Programação recheada de muitas aulas e treinos, visitação aos co-irmãos da Capoeiragem, Homenagens as mulheres da nossa arte, apresentações culturais e diversão!!!

No sábado, dia 8 Será o grande dia , os formandos e alunos estão preparando uma bonita festa para este dia tão especial, após a cerimônia estaremos confraternizando em nossa casa!

No domingo iremos visitar a tradicional roda da República e na sequência para a roda da Varanda na Casa de Cultura Os Capoeiras!Espero revê-los em breve nesta festa maravilhosa!

Ficarei honrado com a presença dos que me apoiam, incentivam e me fortalecem nesta jornada…

Gugu Quilombola

 


 

Intensivo e Formatura QLC 2020 São Paulo- Brasil

Na semana de 3 a 9 de Fevereiro acontecerá a primeira Formatura da Filial Quilombolas de Luz Bela Vista, o Intensivo Quilombola, visitas nas academias da Capoeiragem Paulistana, Rodas de conversa (Papoeira), Workshops de Capoeira e Danças Brasileiras.

No Intensivo Quilombola- Brasil serão 5 dias de estudos e treinamentos voltados para o jogo de capoeira e suas artes co-irmãs sendo elas o Maculelê, Samba de Roda, Jongo, Dança-Afro Brasileira e Forró.

O Intensivo acontecerá do dia 3 ao 7 de Fevereiro na Quilombolas de Luz- Bela Vista situada na rua Luiz Pórrio, 463 no bairro do Bexiga, Bela Vista, Zona Central de Sao Paulo.

Um evento dirigido pelo Contramestre Gugu Quilombola e Alunos, terá a participação de artistas e capoeiristas renomados Mundialmente !

Link do Evento: https://www.facebook.com/events/s/formatura-e-intensivo-qlc-2020/585158952281091/

 

 

Intensivo e Formatura QLC 2020 – São Paulo- Brasil – 3 a 9 de Fevereiro

PROGRAMAÇÃO

🗓Dia 3(Segunda-feira)
‼Aulas e treinos
⏰16h,18h, 19h e 20h30
📍Quilombolas de Luz
Rua Luiz Porrio, 463
Cep:01326-030 Bela Vista

🗓Dia 4(Terça-feira)
‼Aulas e treinos
⏰9h30,18h e 19h
📍Quilombolas de Luz
Rua Luiz Porrio, 463
Cep:01326-030 Bela Vista

‼Roda e visita à Casa Mestre Ananias!
⏰21h
📍Rua Conselheiro Ramalho, 939
Bela Vista
Cep:01325-001

🗓Dia 5(Quarta-feira)
‼Aulas e treinos
⏰16h,18h e 19h (Capoeira)
20h30 Aula de Swing Baiano
📍Quilombolas de Luz
Rua Luiz Porrio, 463
Cep:01326-030 Bela Vista

🗓Dia 6(Quinta-feira)
‼Aulas e treinos
⏰9h30,18h e 19h
📍Quilombolas de Luz
Rua Luiz Porrio, 463
Cep:01326-030 Bela Vista

‼Canto e Vadiação
⏰21h
📍Teatro Cia. Da Revista
Alameda Nothmann, 1135 – Santa Cecilia
Cep:01216-001

🗓Dia 7(Sexta-feira)
‼Aulas e treinos
⏰17h e 18h (Capoeira)
19h30 (Forró)
📍Quilombolas de Luz
Rua Luiz Porrio, 463
Cep:01326-030 Bela Vista

‼Homenagem às Mulheres, Vadiação e Samba de Roda !
⏰21h
📍Teatro Cia. Da Revista
Alameda Nothmann, 1135 – Santa Cecilia
Cep:01216-001

Programação sujeita a alterações!

Para maiores informações Me escreve no zap ou entra no grupo do evento por este link abaixo !
https://chat.whatsapp.com/B5UkW7cLNZA7m8mHmDfOtt

 

Intensivo e Formatura QLC 2020 São Paulo- Brasil Capoeira Portal Capoeira 1

Para mais informações entre em contato:

email : [email protected]
whattsapp: +4917637256959

com Gugu Quilombola

https://guguquilombola.org