Mestre Ananias e “O Legado da Roda na Praça da República”
17 Dez 2016

Mestre Ananias e “O Legado da Roda na Praça da República”

Mestre Ananias e “O Legado da Roda na Praça da República” “…Aqui é Bahia rapaz”… O ano de 2016 é um marco

17 Dez 2016

Mestre Ananias e “O Legado da Roda na Praça da República”

“…Aqui é Bahia rapaz”…

O ano de 2016 é um marco na Capoeira Paulistana, Mestre Ananias deixa esse plano em um momento político assustador. É muito simbólico pensar na sua história de resistência e o momento opressor em que vivemos. A saudade, que parece não ter fim, é a chama que mantém vivo seu significado e a sua Roda na Praça da República todo domingo.

Pouco tempo antes de fazer a passagem, questionado sobre como seria após a sua morte o Mestre responde em tom de braveza: (- Oh rapaiz, que conversa é essa, eu só vou morrer quando a capoeira acabar.) Não fazia sentido algum.

Agora faz! Somos todos Mestre Ananias.

Ananias Ferreira é uma figura emblemática da cultura afro-brasileira, que ao longo de uma vida extensa ─ com tenacidade e carisma ─ mantém viva a mais pura ancestralidade no moderno coração da maior cidade do Brasil.

 

 

Na Praça:

Esse ano estamos homenageando o Mestre Chita que completa 43 anos de capoeira somente na Praça. Nascido em Itabuna / BA em 31 de julho de 1952 e hoje com 64 anos, iniciou a capoeira com Mestre Miguel Machado. Junto ao Mestre Ananias e Mestre Joel, é o capoeirista que mais se fez presente desde o início da roda em 1953. Uma expressão singular na capoeiragem paulistana, traz o Samba na veia e a arte das Ruas nas mãos. Um Axé que, talvez, as próximas gerações não possam experimentar.

Roda de capoeira, fundada pelo mestre Ananias em 1953, volta ao seu horário matutino, 11 hs da manhã todos os domingos.

Mestre Ananias e "O Legado da Roda na Praça da República" Geral Portal Capoeira 1

Mais Informações:

https://www.facebook.com/capoeiradarepublica/

http://mestreananias.blogspot.com.br/

 

Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

4 × four =