Auetu! A Capoeira Angola No Fio Da Navalha
06 Mar 2018

Auetu! A Capoeira Angola No Fio Da Navalha

Auetu! A Capoeira Angola No Fio Da Navalha “o documentário apresenta entrevistas com inúmeros mestres, amigos e camaradas apreciadores da luta que

06 Mar 2018

Auetu! A Capoeira Angola No Fio Da Navalha

“o documentário apresenta entrevistas com inúmeros mestres, amigos e camaradas apreciadores da luta que virou arte”.

A Capoeira Angola é uma grande árvore nascida no Brasil, com longas raízes que se alimentam na África, continente que viu seus filhos serem capturados e comercializados pelos brancos do Velho Mundo. Nas voltas que o mundo deu, essa triste história gerou frutos de resistência e alegria até onde a diáspora alcançou. A Capoeira Angola foi a tática que os negros escravizados criaram para lutar pela liberdade no Brasil. Sábios, souberam fazer do corpo, arma; da vivência, filosofia; do pouco, muito, como diz a ladainha.

Auetu! A Capoeira Angola No Fio Da Navalha Capoeira Portal Capoeira 1

“Auetu! A Capoeira Angola No Fio Da Navalha” trata, ao resgatar as origens desta arte até os dias de hoje, na Região da Grande São Paulo.

O pano de fundo é a Casa de Capoeira Angola No Fio Da Navalha, localizada na cidade de Santo André, entretanto, como o próprio grupo afirma, são apenas um pequeno galho dessa majestosa árvore. E como não se pode compreender um galho sem olhar para seu tronco, o documentário conta essa história pelas vozes de grandes Mestres, e também de alunos, discípulos e camaradas.

Auetu! Significa “e quem assim seja” em Kibundu, dialeto Bantu. E é com a intenção de olhar para o presente sem esquecer do passado que o filme procura celebrar esta rica herança deixada pelos nossos antepassados.

 

 

Ficha técnica

  • Direção: André Silvério [ Iso ]
  • Argumento e Ass. de Direção: Alan Oju
  • Produção: Zé Pedro
  • Produção Executiva: André Silvério
  • Fotografia: André Silvério [Isografia]
  • Som direto e mixagem: Raoni Gruber
  • Ilustrações e Capa: Victor Fão
  • Edição, Animação e Finalização: André Silvério

 

Santo André, Brasil, 2014

Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

catorze − um =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.